Como recuperar fotos apagadas no Google Fotos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Recuperar fotos e vídeos apagados do Google Fotos é possível de forma rápida, tanto do celular quanto do PC. Se o recurso de sincronização e backup estiver ativado, os arquivos ficam armazenados na lixeira por 60 dias. Depois disso, são excluídos permanentemente.

O AppGeek mostra como recuperar os itens da lixeira e dá dicas de onde podem estar escondidos em seu celular. Se não encontrar, listamos apps que prometem recuperar fotografias antigas removidas por engano. Confira!

Como recuperar fotos e vídeos apagados do Google Fotos

No celular

Para realizar o processo, é necessário ter o app do Google Fotos instalado no celular Android ou iPhone.

1. Abra o Google Fotos e vá na aba Biblioteca;

Restaurar Google Fotos

2. Então, toque sobre a pasta Lixeira;

3. Dê um toque prolongado sobre a foto ou vídeo que deseja restaurar. Depois, é possível selecionar mais de um arquivo, basta tocar sobre eles;

4. Agora, vá em Restaurar.

A imagem recuperada estará na pasta onde estava antes de ter sido excluída.

No PC

1. Acesse a página do Google Fotos e clique em Acessar Google Fotos. Faça o login com os dados de acesso de sua conta do Google;

2. Agora, vá no ícone formado por três linhas, situado no canto superior esquerdo da tela. No menu que abrir, clique em Lixeira;

Recuperar fotos e vídeos Google Fotos

3. Passe o mouse sobre a foto ou vídeo que deseja restaurar. Note que surgirá um ícone de um círculo com um check () dentro. Clique sobre ele. Se quiser, clique sobre outros arquivos para restaurá-los simultaneamente;

recuperar fotos e vídeos Google Fotos

4. Finalize o processo em Restaurar, que aparecerá no canto superior direito da tela.

A foto foi apagada da lixeira

Não encontra a foto ou vídeo desejado na lixeira? É possível que você não tenha ativado o backup e sincronização dos arquivos no Google Fotos.

Caso tenha ativado, a imagem pode ter sido excluída há mais de 60 dias da pasta em que estava. Outra opção é que você tenha apagado o item e, depois, esvaziado a lixeira ou o tenha deletado permanentemente da pasta.

O Google sugere outras possibilidades para encontrar a sua foto:

  • A foto ou vídeo pode estar em uma pasta diferente da que procura. O arquivo pode, por exemplo, estar na pasta de um app, como WhatsApp, Facebook ou Instagram. As pastas estão disponíveis na aba Biblioteca do Google Fotos.
  • Será que a foto não foi arquivada? Procure na pasta Arquivo do Google Fotos, que também está na aba Biblioteca do app.
  • Foto desapareceu de repente? Pode estar com a data errada. Isso é comum em arquivos digitalizados ou transferidos de um aparelho com data e hora diferentes do seu. Para encontrá-los, pesquise por termos-chave como localização ou nome de quem está na imagem, caso tenha use os marcadores do Google Fotos.

Apps terceiros podem ajudar

recuperar fotos

Se realmente não encontra a foto ou vídeo e acredita que ela tenha sido excluído de vez, é possível recorrer a apps de recuperação de arquivos. Abaixo, listamos as principais opções disponíveis na Play Store.

No artigo sobre como recuperar fotos excluídas no Android rapidamente, o AppGeek ensina como realizar o processo usando o aplicativo DigDeep Image Recovery. A restauração pode ser feita em poucos toques na tela.

Libere espaço no celular sem perder as fotos

Não quer mais arriscar perder suas fotos e vídeos armazenado no celular? Uma boa alternativa é ativar o backup e sincronização automática desses arquivos no Google Fotos. Além de permitir acessá-los de qualquer aparelho através do app ou do site, também garante que fiquem armazenados por 60 dias na lixeira depois que forem deletados.

Outro backup também permite liberar espaço no dispositivo quando o armazenamento de seu smartphone estiver chegando ao limite. O app dá a opção de excluir os arquivos que já estão salvos no serviço.

recuperar fotos google fotos

Se aceitar, as fotos e vídeo com mais de 30 dias serão excluídos de seu celular, liberando diversos gigabytes no aparelho. O Google assegura que estarão armazenados em backup na galeria do Google Fotos.

Após liberar o espaço, poderá acessar seus arquivos removidos do celular no app do Google Fotos, bem como no site do serviço.

Recuperar fotos e vídeos Google Fotos

A sua conta do Google tem 15 GB disponíveis para uso gratuito, divididos como quiser entre Google Fotos, Gmail e Drive.

Mas como ativo o backup do Google Fotos?

O processo é bastante simples, mas deve ser feito quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Assim, evita o consumo excessivo de seu pacote de dados móveis.

recuperar fotos Google Fotos

Então, abra o Google Fotos e toque sobre sua imagem de perfil no topo da tela. Depois, vá em: Configurações do Google FotosBackup e sincronização → ative a chave ao lado de Backup e sincronização.

Na mesma seção, logo abaixo, está a opção Tamanho do Upload. Se optar por Alta qualidade em vez de Original, tem direito a espaço gratuito para o armazenamento de suas fotos e vídeos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.