Confira como juntar duas fotos em uma mesmo sem saber edição


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Para juntar duas fotos (ou mais) em uma no celular ou no PC, não é necessário qualquer conhecimento de edição de imagens. Estão disponíveis, gratuitamente, uma série de aplicativos e serviços online que permitem fazer essas colagens facilmente.

Basta escolher as fotos e, então, decidir se quer posicioná-las lado a lado, em cima uma da outra ou como achar melhor.

O AppGeek explica como unir duas fotos com app para celular, com serviço online e com o Google Fotos. Confira!

Como juntar duas fotos no celular

Apesar de haver uma série de sites para fazer montagem online, eles não são otimizados para celular. Além da usabilidade dificultada, o download dos arquivos, na maioria das vezes, dá erro. Portanto, para juntar duas fotos no celular, é realmente necessário usar um aplicativo de edição de imagens.

Para o passo a passo a seguir, decidimos utilizar o app PhotoGrid, por ser intuitivo e fácil de usar. O programa, disponível para Android e iPhone, é um dos 6 presentes em nossa lista de aplicativos para fazer colagens de fotos cheias de estilo.

1. Faça o download do app PhotoGrid em seu Android ou iPhone;

2. Abra o aplicativo e aceite a política de uso tocando no botão Continuar;

3. Caso surja uma publicidade para plano pago, procure pelo X no canto superior da tela;

4. Na tela inicial do PhotoGrid, vá em Grade. Se for solicitado, permita que o app acesse seus arquivos de mídia;

Juntar duas fotos no celular

5. Agora, escolha as fotos que deseja incluir na montagem. Basta tocar sobre aquelas que desejar selecionar;

6. Na parte de cima, serão exibidos os layouts disponíveis de acordo com a quantidade de fotos selecionadas. Toque em Próximo para ver todas as opções;

7. Você será levado ao editor de imagens do app. Em Layout, selecione o formato da grelha que deseja usar em sua montagem tocando sobre ela;

juntar duas fotos

  • Atenção: as grades que apresentam uma coroa não estão disponíveis gratuitamente, mas somente para assinantes do plano pago.

8. Ao lado do item Layout há outras ferramentas de edição. Algumas delas são:

  • Borda: permite aumentar ou diminuir a largura das bordas externas e internas e tornar os cantos das fotos arredondados;
  • Fundo: altera a cor ou estampa do fundo da montagem;
  • Texto: insere textos na imagem;
  • Filtros: disponibiliza dezenas de filtros para aplicar na colagem;
  • Ajustar: permite alterar aspectos como brilho, contraste, saturação, matiz e nitidez.

9. Ao concluir todas as edições, vá em Próximo;

10. Agora, você decide o que fará com a foto. Toque em Feito para salvá-la na galeria ou então vá no ícone do programa no qual deseja compartilhar a imagem, como WhatsApp ou Instagram.

Como juntar duas fotos online

Há uma série de editores de foto online que oferecem a ferramenta de colagem fácil. Lembramos que esses sites são apropriados para o uso em telas grandes, como computadores e tablets.

Se quiser unir as fotos pelo celular, recomendamos que faça através de apps apropriados.

No tutorial a seguir optamos por usar o Fotor.

1. Acesse o Fotor e clique em Faça uma colagem;

2. Em seguida, vá em Colagem Clássica;

3. Serão exibidas as opções de grades disponíveis. Clique sobre aquela que deseja usar, de acordo com a quantidade de fotos;

como juntar duas fotos

4. Agora, vá em + Importar para abrir as fotos que utilizará na montagem. Repita o processo quantas vezes for necessário;

5. As imagens selecionadas serão exibidas em uma coluna na lateral direita. Clique sobre a foto e arraste para o quadrado ou retângulo no qual deseja inseri-las;

6. Com as fotos já inseridas na grelha, clique sobre ela para selecionar. Logo acima, aparecem as opções de edição Efeitos, Rodar e Zoom;

como unir duas fotos

7. No menu lateral esquerdo, é possível ajustar a moldura, ao mudar a largura e a cor. Também há a opção para arredondar as bordas das fotos;

8. Ao terminar a edição, vá em Salvar para guardar a foto em seu computador:

9. Nomeie o arquivo, escolha o formato (JPG, PNG ou PDF) e selecione a qualidade (normal ou muito alta). Finalize o processo em Download.

Como juntar duas fotos no Google Fotos

O Google Fotos é o app de armazenamento de fotos e vídeos oficial do Android. O aplicativo, entretanto, também está disponível para download no iPhone.

Portanto, se já é usuário do programa do Google, saiba que não precisa baixar qualquer outro para juntar duas ou mais fotos. O próprio app oferece a função, que funciona apenas para fotos feitas com a câmera do celular.

Ou seja, não é possível usar arquivos baixados ou recebidos de apps como Instagram, WhatsApp, entre outros. Confira como é simples:

1. Abra o app do Google Fotos e toque em Para você;

juntar duas fotos

2. No topo da tela, estão os recursos disponíveis. Vá em Colagem;

3. Agora, selecione as fotos que deseja usar na montagem, tocando sobre elas. É possível escolher até 9;

4. Vá em Criar;

5. Aguarde alguns segundos até que a colagem esteja pronta. O resultado fica disponível na pasta Álbuns do aplicativo.

Infelizmente, não se pode escolher o layout da montagem, nem o enquadramento das imagens escolhidas. Mas é possível fazer edições como em outras fotos do app, como incluir filtros, fazer desenhos à mão livre, cortar, etc.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.