Como criar link de grupo do WhatsApp e enviar para quem quiser


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O WhatsApp permite criar links de convite de acesso a grupos no Android e no iPhone. Qualquer pessoa com acesso à URL pode entrar no grupo, sem que seja preciso informar o número de celular ou ter autorização do administrador.

O recurso permite ainda que seja gerada um QR code, para ser impresso e compartilhado em ambientes não virtuais. Confira como usar!

1. Abra o WhatsApp e acesse o grupo do qual é administrador. No Android, toque sobre o ícone de 3 pontinhos, no canto superior direito da tela. Já no iPhone, toque sobre o nome do grupo, no topo da tela e pule para o passo 3;

link para whatsapp

2. No menu que abrir, vá em Dados do grupo;

3. Role a tela e toque sobre Convidar via link;

link para WhatsApp

4. Na tela Link de convite, é exibida a URL e as opções do que pode fazer com ela:

  • Enviar link pelo WhatsApp: atalho para compartilhar o link com seus contatos ou grupos através do mensageiro;
  • Copiar link: copia o link para a área de transferência. Para compartilhar, precisará colar a URL;
  • Compartilhar link: atalho de compartilhamento do endereço através de outros apps que não o WhatsApp;
  • Código QR: gera um QR code com o link para o grupo;
  • Redefinir link: permite criar um novo link de acesso ao grupo.

Como entrar em um grupo de WhatsApp pelo link

Se você foi convidado para um grupo a partir de um link, o processo para entrar é muito simples. Primeiramente, toque sobre o link. Se não estiver no WhatsApp, o app será aberto.

link para whatsapp

Em qualquer caso, surgirá na tela a opção Entrar no Grupo. Toque sobre ela e pronto. Você será redirecionado para o grupo em questão e terá acesso a todas as mensagens e arquivos enviados a partir do momento em que entrou.

Ok, mas como crio um grupo no WhatsApp?

link para whatsapp

Se ainda não tem um grupo que administra no WhatsApp e não sabe como criar um, não se preocupe. Qualquer usuário pode iniciar um grupo e o processo é bastante simples.

Na aba Conversas, toque sobre Mais opções, no Android, normalmente indicado pelo ícone de 3 pontinhos no canto superior direito da tela e vá em Novo grupo. Já no iPhone, basta tocar na opção Novo grupo, no topo da tela.

Na tela seguinte, toque sobre os contatos que deseja adicionar. Finalize o processo no ícone de uma seta, situado no canto inferior direito da tela.

Depois, é só personalizar o grupo, criando um nome, adicionando uma foto, se quiser.

Dicas de segurança

Ao gerar um link de um grupo, não se esqueça que qualquer pessoa que tiver acesso conseguirá entrar sem necessidade de autorização. Ou seja, será capaz de visualizar não apenas as mensagens e arquivos trocados, mas também os dados dos participantes.

Por isso, o próprio WhatsApp recomenda que a URL seja compartilhada apenas com pessoas de sua confiança. Além disso, caso esses contatos repassem o link para terceiros, eles também poderão entrar no grupo sem que o administrador precise dar permissão.

Redefina o link

Se, por acaso, o link do seu grupo tiver se espalhado entre pessoas que não gostaria que fizessem parte, uma solução é redefinir o link. A opção fica disponível na mesma tela de compartilhamento da URL (passo 4 do tutorial).

Ao gerar um novo link, o antigo perde a validade na hora. Assim, quem o tem e ainda não acessou o grupo, não conseguirá mais entrar. Somente se conseguir o novo endereço gerado ou se for adicionado por um administrador.

Revogue o acesso

Como administrador de um grupo, você tem o poder de remover qualquer outro usuário (mesmo que esse também seja um administrador). O procedimento pode não ser o mais simpático, mas é uma solução no caso de participantes indesejados ou com a conduta inadequada.

Caso queira remover alguém, basta ir em Mais opções (ícone de 3 pontinhos no topo à direita) e, depois, em Dados do grupo. Role a tela até a seção Participantes e toque sobre aquele que deseja retirar. Toque em Remover (nome do membro) e pronto.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.