Aprenda a colocar o link do WhatsApp no Instagram facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar o link do número do WhatsApp no perfil do Instagram é possível graças à função “Conversa em um clique” oferecida pelo mensageiro. O serviço gera uma URL que direciona quem clicou para a janela de bate-papo do usuário.

O recurso funciona tanto no app para celular, quanto na versão web. Entretanto, antes de inserir o endereço na bio, vale lembrar que a exposição de dados pessoais na internet não é recomendada por questões de segurança.

Por isso, a dica abaixo é indicada apenas para quem utiliza perfis comerciais nas duas aplicações.

Como criar link do WhatsApp

O primeiro passo para realizar o procedimento é gerar o link correspondente ao número de telefone usado no WhatsApp.

1. Copie o link https://wa.me/;

2. Complete o endereço, após a última barra (/), inserindo o número do telefone com o código do país e da cidade. Não é preciso usar zeros antes do DDD nem caracteres não numéricos, como traços, parênteses, mais, etc.;

  • Por exemplo, se o telefone é do Rio de Janeiro, devo completar o endereço da seguinte forma: https://wa.me/552112345678. Nesse caso, 55 é o código telefônico do Brasil, 21 o DDD do RJ e 1234-5678, o número de telefone.

3. Para conferir se a URL gerada está correta, copie e cole na barra de endereços do navegador de sua preferência. Em caso afirmativo, será exibida a seguinte tela:

Link do WhatsApp

4. Quando a pessoa clicar em Message, a janela de diálogo com o número informado será aberta.

Como personalizar o link do WhatsApp

A URL gerada pelo mensageiro pode não ser fácil de ser guardada na memória. Por isso, alguns profissionais preferem personalizá-la, a fim de torná-la mais amigável a quem a vê. Confira a seguir como é simples realizar o processo:

1. Acesse o site bit.do;

2. Cole o link do WhatsApp na caixa Link to shorten;

3. Em seguida, na opção Customize your short link (Customize seu link curto, em tradução livre), digite como gostaria que fosse o final de sua URL. No exemplo, escolhemos meunumero;

Personalizando link do WhatsApp

4. Confirme se o endereço desejado está disponível ao clicar em Shorten;

5. Após alguns segundos, a URL curta será gerada. No nosso caso, será bit.do/meunumero.

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram

Depois de ter gerado o link do WhatsApp, agora basta ter o Instagram instalado em seu smartphone Android ou iOS para finalizar o processo.

1. Abra o Instagram;

2. Toque sobre o ícone com a sua foto de perfil, localizado no canto inferior direito do app;

3. Vá em Editar perfil;

Inserir link do WhatsApp no Instagram

4. No campo Site, digite ou cole a URL correspondente ao seu número do WhatsApp;

5. Confirme no ícone de check (), situado na parte superior direita da tela;

Link do WhatsApp no Instagram

6. O link ficará disponível em sua bio. Qualquer um que clicar sobre ele, será direcionado para a sua janela de bate-papo do WhatsApp.

Onde mais posso compartilhar o link do WhastApp?

É possível compartilhar o link criado com seu número do WhatsApp em qualquer lugar. A URL funciona como outra qualquer e, portanto, pode ser incluída em seu site, página do Facebook, anúncios online, entre outras opções.

A URL também pode ser enviada através de outros mensageiros, como o Facebook Messenger, Skype e o Telegram.

Quem utiliza o Instagram de forma comercial, sabe como é importante manter o número de seguidores. Por isso, não perca a lista com nove apps de unfollow para monitorar seguidores Instagram e no Twitter.

E se está pensando em utilizar o mensageiro para alavancar os negócios, o AppGeek explica como ter uma conta comercial no WhatsApp Business!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.