Aprenda a colocar o link do WhatsApp no Instagram facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Colocar o link do número do WhatsApp no perfil do Instagram é possível graças à função “Conversa em um clique” oferecida pelo mensageiro. O serviço gera uma URL que direciona quem clicou para a janela de bate-papo do usuário.

O recurso funciona tanto no app para celular, quanto na versão web. Entretanto, antes de inserir o endereço na bio, vale lembrar que a exposição de dados pessoais na internet não é recomendada por questões de segurança.

Por isso, a dica abaixo é indicada apenas para quem utiliza perfis comerciais nas duas aplicações.

WhatsApp ou Telegram? Descubra qual app é o melhor e mais seguro

Como criar link do WhatsApp

O primeiro passo para realizar o procedimento é gerar o link correspondente ao número de telefone usado no WhatsApp.

1. Copie o link https://wa.me/;

2. Complete o endereço, após a última barra (/), inserindo o número do telefone com o código do país e da cidade. Não é preciso usar zeros antes do DDD nem caracteres não numéricos, como traços, parênteses, mais, etc.;

  • Por exemplo, se o telefone é do Rio de Janeiro, devo completar o endereço da seguinte forma: https://wa.me/552112345678. Nesse caso, 55 é o código telefônico do Brasil, 21 o DDD do RJ e 1234-5678, o número de telefone.

3. Para conferir se a URL gerada está correta, copie e cole na barra de endereços do navegador de sua preferência. Em caso afirmativo, será exibida a seguinte tela:

Link do WhatsApp

4. Quando a pessoa clicar em Message, a janela de diálogo com o número informado será aberta.

Como personalizar o link do WhatsApp

A URL gerada pelo mensageiro pode não ser fácil de ser guardada na memória. Por isso, alguns profissionais preferem personalizá-la, a fim de torná-la mais amigável a quem a vê. Confira a seguir como é simples realizar o processo:

1. Acesse o site bit.do;

2. Cole o link do WhatsApp na caixa Link to shorten;

3. Em seguida, na opção Customize your short link (Customize seu link curto, em tradução livre), digite como gostaria que fosse o final de sua URL. No exemplo, escolhemos meunumero;

Personalizando link do WhatsApp

4. Confirme se o endereço desejado está disponível ao clicar em Shorten;

5. Após alguns segundos, a URL curta será gerada. No nosso caso, será bit.do/meunumero.

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram

Depois de ter gerado o link do WhatsApp, agora basta ter o Instagram instalado em seu smartphone Android ou iOS para finalizar o processo.

1. Abra o Instagram;

2. Toque sobre o ícone com a sua foto de perfil, localizado no canto inferior direito do app;

3. Vá em Editar perfil;

Inserir link do WhatsApp no Instagram

4. No campo Site, digite ou cole a URL correspondente ao seu número do WhatsApp;

5. Confirme no ícone de check (), situado na parte superior direita da tela;

Link do WhatsApp no Instagram

6. O link ficará disponível em sua bio. Qualquer um que clicar sobre ele, será direcionado para a sua janela de bate-papo do WhatsApp.

Onde mais posso compartilhar o link do WhastApp?

É possível compartilhar o link criado com seu número do WhatsApp em qualquer lugar. A URL funciona como outra qualquer e, portanto, pode ser incluída em seu site, página do Facebook, anúncios online, entre outras opções.

A URL também pode ser enviada através de outros mensageiros, como o Facebook Messenger, Skype e o Telegram.

Quem utiliza o Instagram de forma comercial, sabe como é importante manter o número de seguidores. Por isso, não perca a lista com nove apps de unfollow para monitorar seguidores Instagram e no Twitter.

E se está pensando em utilizar o mensageiro para alavancar os negócios, o AppGeek explica como ter uma conta comercial no WhatsApp Business!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.