Limpar o cache do iPhone pode ajudar a melhorar o desempenho do aparelho, principalmente de modelos mais antigos. O procedimento apaga dados temporários armazenados por aplicativos nativos e terceiros e libera espaço no sistema.
De acordo com a Apple, o próprio iPhone apaga arquivos em cache e temporários automaticamente. Mas isso é feito apenas quando não há mais espaço livre. Portanto, se seu aparelho apresenta lentidão ou pouco espaço e o sistema ainda não agiu, é possível recorrer à exclusão manual. Confira como fazer!
Limpar cache do Safari
É possível excluir arquivos temporários do Safari em apenas 3 passos. Mas fique atento: a limpeza do navegador em aparelhos com iOS 11 ou superior apaga os dados em todos os dispositivos conectados à mesma conta do iCloud. A informação é do site especializado MacRumors.
Além disso, o processo não é capaz de deletar ou alterar informações usadas no recurso de preenchimento automático. Dito isso, siga os passos abaixo.
1. Toque em Ajustes e, em seguida, vá em Safari;
2. Role a tela seguinte até a seção Segurança e Privacidade. Então, toque sobre Limpar Histórico e Dados dos Sites;
3. Confirme sua decisão em Limpar Histórico e Dados.

Limpar cache de apps terceiros
A forma de limpar o cache de apps terceiros, ou seja, aqueles que não vêm instalados no aparelho, varia de programa para programa. Alguns oferecem a opção de apagar documentos e dados através das configurações do sistema.
Outros permitem realizar a ação dentro próprio app, como é o caso do WhatsApp e do Facebook. Há ainda aqueles que não contam mesmo com a opção e a solução é desinstalar ou apagar o aplicativo.
Através das configurações do sistema
Antes de tentar os outros métodos, verifique se o aplicativo oferece a opção de apagar o cache através das configurações no próprio iOS. Caso positivo, o processo é bastante simples.
1. Abra o app Ajustes e, depois, vá em Geral;
2. Toque sobre o aplicativo que deseja limpar o cache. Toque então sobre a opção Redefinir cache na próxima inicialização.
Através das configurações do próprio app
Nos casos a seguir, é necessário abrir o aplicativo o qual deseja limpar o cache e, então, acessar as configurações relativas à opção. O tipo de arquivo que pode ser excluído também varia de um programa para o outro.
Como não é possível reunir todos os softwares existentes da App Store, explicamos como realizar o procedimento em alguns deles. Confira:
- WhatsApp: apagar mensagens.
Abra o WhatsApp → Conversas → Limpar todas as conversas
Esteja ciente de que, ao realizar o processo, irá apagar todas as mensagens de texto, mas manterá arquivos de mídia e mensagens favoritas. Se, por acaso, quiser excluir tudo, opte por Apagar todas as conversas.
- Spotify: limpar versões temporárias e fragmentos de música salvos em cache.
Abra o Spotify → Início (ícone de uma casa) → Ícone de engrenagem → Role a tela e toque sobre Limpar cache → Confirme em Limpar cache.
- Instagram: apagar histórico de pesquisa de perfis e hashtags.
Abra o Instagram e toque sobre o ícone mais à direita do menu inferior, com a imagem de uma silhueta ou sua foto de perfil. Depois, siga o caminho: ícone formado por três linhas → Segurança → Limpar histórico de pesquisa → Limpar tudo → Limpar tudo.
- Chrome: limpar cache e cookies.
Abra o Chrome e toque sobre o ícone de três pontinhos. Então, siga os passo: Histórico → Limpar dados de navegação → Marque as caixas ao lado das opções Dados do site e arquivos 'cookies' e Imagens e arquivos armazenados em cache → Limpar dados de navegação.
Desinstalar ou apagar o app
Caso não encontre opções de apagar dados através das configurações do sistema nem do próprio app, uma solução pode ser desinstalar o apagar o programa.
Ao desinstalar, o usuário exclui o aplicativo, mas mantém os dados e arquivos. Se optar por apagar, não apenas o app é deletado, mas também os dados relacionados a ele.
Portanto, se deseja liberar mais espaço, talvez a melhor alternativa seja mesmo a de apagar. Depois, se quiser, é só reinstalar o app. Assim, o terá novamente no seu smartphone zerado, sem todos os dados guardados anteriormente.
Se, por acaso, não sabe quais programas deletar ou apagar, vá às informações de armazenamento do iPhone. Lá, é possível descobrir quais apps estão ocupando mais espaço.

Como limpar o cache do Chrome no celular e no PC
De acordo com o site especializado MacWorld, se um programa conta com mais de 500 MB apenas em dados e arquivos, pode ser um bom candidato para ser removido do aparelho. Como fazer para descobrir? Basta seguir o caminho: Ajustes → Geral → Armazenamento do iPhone.
Depois, basta tocar sobre o app que deseja conferir as informações. Então, se quiser, vá em Desinstalar app ou Apagar app.
Apps de limpeza de cache
Há alguns programas pagos que prometem fazer a limpeza do cache do iPhone, como o iMyFone, ou PhoneClean. Devido às restrições do iOS, o resultado obtido com eles é praticamente o mesmo daquele alcançado realizando as dicas acima.
Se estiver disposto a investir mais de R$ 100,00 para não perder tempo, ambos requerem conectar o iPhone no computador via cabo USB. Então, é só deixar o software realizar o processo.
Afinal, o que é cache?
Cache é como é chamado um programa ou hardware que tem como função guardar dados temporariamente. Tem como objetivo acelerar o acesso a informações recentes ou utilizadas frequentemente.
Normalmente, é usado por aplicativos, navegadores da web e sistemas operacionais. Entenda melhor sobre o assunto em nosso guia O que é limpar cache: entenda por que e quando fazer.
AppGeek recomenda: