Os 6 melhores gravadores de voz gratuitos para iPhone e Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ter um bom gravador de voz no Android ou iOS é muito útil para quem não quer perder qualquer detalhe de uma aula ou uma reunião de trabalho, por exemplo. Muitos deles oferecem recursos que vão além da captura de áudio, como edição do conteúdo e compartilhamento com outros aplicativos.

Por padrão, celulares Android não contam com app de gravação de voz de forma nativa. Isso, no entanto, pode variar de acordo com o fabricante, uma vez que as empresas personalizam o sistema e instalam seus próprios programas.

Já os iPhones têm um app nativo com essa função, o Gravador. Para usá-lo, basta abrir o programa e tocar no ícone de um círculo vermelho para iniciar a captura. Para parar, é só apertar novamente o círculo. O conteúdo é automaticamente salvo no aparelho e nos demais que estiverem conectados em sua conta do iCloud.

Atenção: a captura e reprodução de conteúdos de áudio sem a autorização de uma das partes envolvidas pode configurar crime.

Caso seu smartphone não conte com o recurso ou queira testar outras opções, confira nossa lista dos melhores gravadores de voz gratuitos para Android e iOS.

1. Easy Voice Recorder

Como o próprio nome sugere, o Easy Voice Recorder é bastante fácil de usar. A tela inicial do app já é a de gravação e a interface limpa deixa bem claro o que deve ser feito. Se quiser, antes de fazer a captura, pode alterar o nome de arquivo sugerido.

Depois, basta apertar o botão sinalizado por um microfone para começar. Para conferir o resultado, compartilhá-lo ou mesmo definir como toque do celular, acesse a aba ouvir, também na tela inicial do programa.

Como o próprio nome sugere, o Easy Voice Recorder é bastante fácil de usar. A tela inicial do app já é a de gravação e a interface limpa deixa bem claro o que deve ser feito. Se quiser, antes de fazer a captura, pode alterar o nome de arquivo sugerido. Depois, basta apertar o botão sinalizado por um microfone para começar. Para conferir o resultado, compartilhá-lo ou mesmo definir como toque do celular, acesse a aba ouvir, também na tela inicial do programa. Nas configurações do aplicativo, é possível definir o tipo de uso para ajuste do microfone, entre notas de voz, reuniões e palestras, música e som puro. O usuário também é capaz de alterar o formato do arquivo entre WAV (melhor qualidade), MP4 (tamanho e qualidade equilibrados) e AMR (menor tamanho e qualidade). Para quem tem interesse em realizar as gravações de forma oculta, deve acessar o item Interface, nas Configurações, e ativar a chave relacionada à opção Ocultar notificações da tela de bloqueio. Sendo assim, após bloquear a tela do aparelho, nada indicará que o áudio está sendo capturado, nem mesmo o ícone do programa. O Easy Voice Recorder está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Nas configurações do aplicativo, é possível definir o tipo de uso para ajuste do microfone, entre notas de voz, reuniões e palestras, música e som puro. O usuário também é capaz de alterar o formato do arquivo entre WAV (melhor qualidade), MP4 (tamanho e qualidade equilibrados) e AMR (menor tamanho e qualidade).

Para quem tem interesse em realizar as gravações de forma oculta, deve acessar o item Interface, nas Configurações, e ativar a chave relacionada à opção Ocultar notificações da tela de bloqueio. Sendo assim, após bloquear a tela do aparelho, nada indicará que o áudio está sendo capturado, nem mesmo o ícone do programa.

O Easy Voice Recorder está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

2. Voice Recorder

Mais que um app para capturar o som ambiente, o Voice Recorder funciona também como um editor de áudio. Pode ser usado tanto em gravações feitas na hora quanto arquivos do seu smartphone.

Com uma interface intuitiva, permite realizar as gravações diretamente da tela inicial, através do botão vermelho. Para editar o conteúdo, vá ao ícone de play com um fone de ouvido.

Gravador de Voz

Em seguida, escolha a faixa e, então, acesse o ícone de uma tesoura. Através da ferramenta, é possível cortar, remover e colar partes do áudio, bem como alterar a velocidade de reprodução.

Já nas configurações, o usuário consegue selecionar o formato do arquivo para MP3 ou WAV e alterar a sensibilidade do microfone. Também é capaz de escolher a qualidade da gravação (entre MONO - 11 kHZ e MONO - 44 kHz) e optar por ocultar o ícone na barra de estado, para facilitar as gravações ocultas.

O app Voice Recorder está disponível gratuitamente para aparelhos com o sistema Android.

3. Voice Recorder Pro

O Voice Record Pro tem um visual clássico, mas isso não significa que não ofereça funcionalidades modernas. As opções de gravação podem ser definidas antes de começar o processo. Sendo assim, ao tocar no tradicional botão vermelho, o usuário é capaz de escolher a qualidade e o formato do arquivo, entre MP3 e M4A.

Para configurações mais avançadas, vá na aba Advanced. Nela, é possível selecionar o sample e bit rate, se a reprodução será mono ou estéreo, entre outros recursos.

Voice Recorder Pro

Com tudo definido, é só pressionar o botão vermelho mais uma vez. Marcações de tempo podem ser adicionadas enquanto a gravação é feita, para se lembrar de uma parte importante. Há também a opção de incluir notas de texto nos arquivos.

Finalizado o registro, o conteúdo pode ser enviado por e-mail ou para o YouTube, compartilhado com outros apps, bem como armazenado na nuvem através dos serviços Google Drive, Dropbox e OneDrive.

O Voice Record Pro está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

4. iTalk Recorder

Mais um app com um visual bastante intuitivo, que facilita a vida do usuário. Para fazer a gravação, basta pressionar o círculo vermelho, no qual se vê escrito Press to Record. Antes, é possível nomear o arquivo e escolher com qual qualidade deseja que seja feito registro.

iTalk Recorder

De acordo com o fabricante, o aplicativo tem suporte ao compartilhamento de arquivos do iTunes, bem como garante o envio dos áudios por e-mail dentro do próprio app. A lista de conteúdos gravados é disposta sempre em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa.

O iTalk Recorder está disponível gratuitamente para iPhone, iPad e iPod Touch munidos com iOS 7.0 ou superior.

5. Smart Recorder

Esse gravador inteligente é capaz de identificar os momentos de silêncio e pausar a captura automaticamente. Para começar a gravação, basta pressionar o botão vermelho bem ao centro da tela inicial.

Ao finalizar o processo, nomeie o arquivo e, caso queira, compartilhe com outros apps. O conteúdo fica armazenado na pasta Gravações, também disponível na tela inicial do programa.

Smart Recorder

Para ativar a opção de pausar durante o silêncio, é necessário acessar o ícone de ondas sonoras com uma seta e optar por Automático. Já as configurações do app são acessíveis através do ícone de três pontinhos.

É possível configurar para pausar a captura ao receber um telefonema e ativar o modo não perturbe para que o aparelho não emita sons durante o processo. O programa também permite selecionar a qualidade do som entre 8 kHz e 44.1 kHz.

O Smart Recorder está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional Android.

6. Background Voice Recorder

Para quem está em busca de um app no melhor estilo espião, esse é a escolha ideal. Não é necessário sequer abrir o programa para começar a gravar: ao pressionar três vezes seguidas o botão de aumento de volume, é iniciado o registro. Para parar, é só apertar três vezes o botão para diminuir o volume.

Se preferir, também é possível ativar a captura ao sacudir o aparelho, basta fazer a alteração nas configurações. A interface do aplicativo é bastante diferente, com um visual branco e verde que nada lembra outros softwares do gênero.

Background Voice Recorder

Para que a pessoa saiba que a gravação está acontecendo, é ativada uma barra de notificações. Mas, há a opção de alterar tanto o nome quanto o ícone do programa, de modo que ninguém saiba que um registro está sendo feito.

Por padrão, os áudios são gravados como WAV, mas o app permite transformá-los em MP3. O Background Voice Recorder garante ainda a possibilidade de fazer o upload do arquivo para o Google Drive, bem como realizar edições simples. Também está disponível o fácil compartilhamento do conteúdo com outros apps.

O Background Voice Recorder é gratuito e está disponível para o sistema Android.

Caso esteja procurando soluções para registrar o display, confira nossa dica sobre como gravar a tela de celular Android e iPhone em tempo real. Veja também como gravar ligações e chamadas de vídeo no WhatsApp e não perder nenhum detalhe das conversas.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.