8 melhores apps de GPS offline para Android e iPhone em 2021


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ter um GPS offline é importante para não ficar na mão quando estiver sem sinal ou sem pacote de dados. Há diversos apps de navegação que não precisam de internet para traçar a sua rota e ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.

O AppGeek reuniu o top 8 de aplicativos disponíveis para Android e iOS de graça.

1. Sygic GPS Navigation & Offline Maps

Imagem de divulgação do app de GPS offline Sygic GPS Navigation

O Sygic GPS Navigation & Offline Maps é um serviço de navegação desenvolvido para o uso offline, apesar de contar com recursos acessíveis apenas online. O usuário deve baixar o mapa, de acordo com a região do país de sua preferencia.

Após o download, é possível navegar pelos mapas em 3D sem internet. O app também exibe atrações turísticas, restaurantes, postos de gasolina, alojamentos, etc. A versão paga inclui informações sobre o trânsito, navegação por voz, limite de velocidade, entre outras funcionalidades extras.

  • Sygic GPS Navigation & Offline Maps (grátis, com opção de versão paga): Android | iOS

2. Offline GPS

Imagem de divulgação do app Offline GPS

Como o próprio nome indica, o Offline GPS é um app que oferece serviço de navegação por GPS que não precisa de internet para funcionar. O usuário deve definir os locais desejados e baixar os mapas referentes a eles. Os gráficos podem ser visualizados em 2D e 3D, no modo pedestre ou motorista.

São exibidos também lugares interessantes nos arredores, como comércios, transporte, bancos, etc. Há ainda recursos como instruções por voz, câmera veicular e head-up display, que projeta as direções diretamente no para-brisas.

3. GPS Brasil

Imagem de divulgação do app GPS Brasil

O GPS Brasil tem como diferencial já vir com o mapa do país instalado. Portanto, é só baixar o app e explorar as ruas das principais cidades através de mapas em 3D. É possível optar por exibir o velocímetro na tela e fazer pesquisas por voz, ao ativar o modo de condução.

O serviço conta também tem um banco de dados de radares e locais com controle de velocidade, para evitar multas. Integrado com o Foursquare, o aplicativo indica ainda estabelecimentos nas proximidades. Se estiver conectado à internet, o usuário consegue conferir informações sobre o trânsito em tempo real.

  • GPS Brasil (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

4. Maps.Me

Imagem de divulgação do app de GPS offline Maps.Me

O Maps.Me é um app de navegação com uma interface amigável, em português e que não precisa de internet para ser usado. Assim que faz o download, o app identifica sua localização e sugere o mapa da região para baixar.

O serviço gera rotas de um ponto a outro para diferentes meios de transporte, mesmo offline. Se for caminhar ou andar de bicicleta, informa quando há subidas e decidas pelo caminho. O aplicativo indica ainda sobre locais interessantes no entorno, com avaliações e fotos enviadas por outros usuários.

  • Maps.Me (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

5. Google Maps

Imagem de divulgaçao do app Google Maps

O Google Maps talvez dispense apresentações. Mas o que nem todos sabem é que o app também pode ser usado sem internet. Para isso, pesquise pela localidade e, no resultado, arraste a barra inferior de baixo para cima. Então, verá a opção Download.

Na tela seguinte, poderá definir a área do mapa que deseja baixar. Depois, é só tocar em Download novamente. A versão offline permite traçar rotas e conhecer as atrações e estabelecimentos da região.

Nosso guia Como salvar rotas no Google Maps e acessar os mapas offline mostra o passo a passo em detalhes.

6. HERE WeGo

Imagem de divulgação do app de GPS offline HERE WeGo

O HERE WeGo não é um app específico para navegação offline, mas também oferece essa opção. No menu lateral, vá em Baixar Mapas para fazer o download de todo o mapa do Brasil. Não há a possibilidade de baixar por região.

No modo sem internet, o usuário pode traças rotas com diferentes meios de transportes. Assim como conferir onde ficam atrações turísticas e estabelecimentos comerciais ao longo do caminho. É possível usar modos de visualização de mapa, satélite e até mesmo ouvir instruções de áudio.

7. MapFactor Navigator

Imagem de divulgação do app MapFactor Navigator

O MapFactor Navigator tem uma versão paga e outra gratuita dentro do mesmo app. Para usá-lo sem custos, é preciso optar pelo Navigator Free. Depois, o usuário precisa baixar o mapa. Não é possível fazer o download de somente uma região, apenas de todo o país.

Apesar da interface menos amigável, dispõe de informações precisas de localização e recursos extras. O serviço permite visualização em 2D e 3D e tem como diferencial opção de navegação voltada para motoristas de caminhão.

Há ainda indicação de limite de velocidade máxima, exibição de velocímetro e de locais interessantes ao longo da rota ou no destino.

  • MapFactor Navigator (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

8. Polaris GPS

Imagem de divulgação do app Polaris GPS Navigation

O Polaris GPS é uma opção de app de navegação offline para quem faz trilhas e caminhadas. Ideal para explorar locais nos quais não sabe se há sinal de internet. Assim como nos demais aplicativos, primeiramente, é preciso baixar o mapa para ter acesso sem usar os dados.

Além do mapa offline, oferece recursos de bússola magnética, informações sobre localização e sinais de satélites e dados sobre o nascer e por do sol. O usuário também pode salvar trilhas enquanto as faz para acessá-las facilmente depois.

  • Polaris GPS (grátis, mas oferece compras no app): Android

Fique atento ao consumo de bateria

O uso de apps de navegação por GPS tendem a consumir bastante a bateria do smartphone. Portanto, se for precisar usar um programa do tipo durante muito tempo, uma boa solução é investir em carregadores portáteis.

Caso vá utilizá-lo no carro, confira se seu automóvel não conta com entradas USB através das quais consegue, ao menos, manter a carga do aparelho. Se não tiver, pode ser uma boa hora para buscar por um carregador automotivo.

AppGeek recomenda:

Publicado em
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.