Top 12 aplicativos de GPS para iPhone para não se perder mais


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os aplicativos de GPS se tornaram essenciais tanto para quem dirige quanto para quem deseja dar uma volta de bicicleta ou explorar uma cidade a pé. Muitos desses programas, que mostram as melhores rotas, também viraram boas fontes de informação.

Em vários deles, é possível saber mais sobre o tráfego, acidentes, locais turísticos, entre outros dados. O AppGeek reuniu os 12 melhores apps de GPS para iPhone. Confira!

1. Google Maps

Imagens de divulgação do Google Maps na App Store

O Google Maps é um dos aplicativos de localização mais completos que existe. O serviço permite checar a distância e o melhor caminho entre dois pontos ou mais, além de obter dados sobre o trânsito e paisagem.

Para tornar a criação de rotas mais fácil, o app permite salvar locais que vai com frequência, como a sua casa e o trabalho. O Maps mostra também serviços que estão na sua proximidade, como bancos, mercados, shopping, postos de gasolina, hotéis, entre outros.

Vale destacar que as rotas não se limitam apenas a veículos. O app oferece os melhores trajetos para pedestres, ciclistas e utilizadores de transporte público. Vai ficar sem internet? Baixe o mapa previamente e use-o posteriormente offline.

  • Google Maps (grátis): iOS

2. Waze

Imagens de divulgação do Waze na App Store

Um dos pioneiros quando se trata de apps de GPS, o Waze é também uma opção repleta de recursos. As funções vão além de simples orientações no mapa. O serviço funciona de forma colaborativa, no qual os próprios usuários compartilham informações sobre trânsito, acidentes, acessos fechados.

Os dados são atualizados em tempo real. Se houver algum entrave em seu caminho original, o app muda a rota automaticamente para aquela mais rápida. Mas a economia não é apenas de tempo: é possível checar quais postos de gasolina oferecem combustível mais barato em seu itinerário.

Outro diferencial está na possibilidade de alterar a voz do guia. A plataforma oferece opções divertidas, com celebridades e até mesmo de personagens de desenho animado dando as direções ao longo do trajeto.

  • Waze (grátis): iOS

3. Moovit

Imagens de divulgação do app Moovit na App Store

O Moovit foi planejado para facilitar a mobilidade urbana. Por isso, reúne informações de diferentes modalidades de transporte público. Basta indicar o ponto de início e de fim do trajeto e deixar o serviço mostrar as melhores rotas e combinações de meios de transporte para chegar ao destino.

É possível acompanhar todo o caminho no mapa em tempo real e receber alertas, caso surjam imprevistos como tráfego e acidentes. Se encontrar algo de errado, também pode colaborar avisando à comunidade do app.

O aplicativo reúne ainda informações sobre linhas de ônibus, metrôs, trens, barcas, VLT e outros. É informado o tempo para a chegada do próximo carro ao local onde o usuário se encontra. Quem vai de bike pode conferir as melhores rotas para andar de bicicleta, caso sua cidade seja contemplada com o serviço.

  • Moovit (grátis): iOS

4. Cittamobi

imagens de divulgação do app Cittamobi

O Cittamobi é voltado para usuários de transporte público de diversas cidades do país. O app indica o tempo de chegada da linha que espera em tempo real e mostra os pontos e estações mais perto de sua localização.

Quer uma ajudinha para ir a algum lugar? O serviço sugere as melhores rotas e as linhas de trem, metrô e ônibus que deve pegar. Se, por acaso, passar por uma situação adversa dentro do veículo, como assalto, assédio ou acidente, acione o Botão de Incidente Grave.

É possível ainda realizar a recarga de seu bilhete eletrônico de transporte sem sair do app, caso esteja disponível em sua cidade.

  • Cittamobi (grátis): iOS

5. Wikiloc

imagens de divulgação do app Wikiloc na App Store

Wikiloc é um app pensado para trilheiros de diferentes categorias desportivas. O serviço visa atender a amantes de caminhadas, ciclistas, corredores e mais de 70 tipos de atividades. Os usuários podem conhecer e explorar novos caminhos, sendo guiados por mapas com direcionamentos.

Caso se afaste do percurso principal, é emitido um alarme para alertá-lo. Para não ter risco de se perder, caso fique sem internet, é possível baixar mapas para usá-los mesmo quando está offline. O aplicativo permite ainda gravar suas próprias trilhas, adicionando pontos de passagem e fotos.

Assinantes do plano pago têm ainda a opção de compartilhar sua atividade com amigos e familiares, para que acompanhem seu progresso em tempo real. Há ainda a possibilidade de enviar rotas diretamente para um GPS Garmín compatível ou com um Apple Watch.

  • Wikiloc (grátis, com opções de planos pagos). iOS

6. Bikemap: Mapa de Ciclismo, GPS

Imagens de divulgação do app Bikemap na App Store

Como o próprio nome sugere, o Bikemap é um aplicativo voltado para ciclistas. O usuário insere o local de início e de final da viagem e o app indica o melhor caminho para ir pedalando.

Também é possível se aventurar e descobrir novas rotas, filtrando por distância, altitude, tipo de solo, bike ideal ou popularidade. O serviço mostra ainda pontos de interesse no meio do trajeto, como lojas de aluguel, mecânicos, entre outros.

  • Bikemap: Mapa de Ciclismo, GPS (grátis, com opções de planos pagos): iOS

7. GPS Brasil: Navegador Offline

Imagens de divulgação do app GPS Brasil na App Store

O GPS Brasil tem como diferencial a opção de navegar offline, sem gastar o pacote de dados do usuário. Mas, quem quiser usá-lo com internet, pode aproveitar recursos como alertas de radares e informações sobre o trânsito em tempo real.

O aplicativo conta ainda com velocímetro na tela de navegação e recurso de mudança automática para a melhor rota. Se combinou de encontrar com alguém, o app permite compartilhar a previsão do horário de chegada.

O serviço também pode ser uma boa pedida para pedestres. Com integração com o Foursquare, o programa exibe comércio, restaurantes e atrações turísticas nas proximidades, além de rotas a pé.

  • GPS Brasil: Navegador Offline (grátis, com compras no app): iOS

8. Apple Maps

Imagens de dilvulgação do Apple Maps na App Store

O Apple Maps, como o nome indica, é o serviço de GPS da fabricante do iPhone. Apesar de ter tido um lançamento conturbado em 2012, o app evoluiu e merece entrar na lista dos melhores do gênero.

No que diz respeito às funcionalidades básicas, o aplicativo oferece navegação guiada por voz, ponto a ponto, para automóveis ou pedestres. O usuário também tem acesso a informações sobre o trânsito, acidentes e fechamento de rotas em tempo real.

Algumas cidades brasileiras contam com integração com serviços de transporte público, no qual é possível conferir as linhas, seus itinerários e horários.

  • Apple Maps (grátis): iOS

9. Sygic Navegação por GPS

Imagem de divulgação do app Sygic navegação por GPS na App Store

O Sygic Navegação por GPS se destaca pelos mapas em 3D, que garantem a navegação por GPS com visão real. Outro recurso que merece atenção é a possibilidade de usar o app offline. Basta acessar a internet uma vez para baixar todos os mapas no seu aparelho.

A partir daí, pesquisas e o planejamento de rotas podem ser feitos mesmo sem conexão. A versão gratuita oferece ainda a lista dos postos de gasolina com os preços mais baixos. Também informa quando há radares de limite de velocidade nas proximidades (ambos somente se estiver usando a internet).

Quem quiser aderir a um dos planos premium também terá acesso a recursos como informações de trânsito em tempo real e guia de voz. É possível testar o pacote pago por sete dias e, se não quiser assiná-lo, poderá continuar usando as funcionalidades básicas.

  • Sygic Navegação por GPS (grátis, com planos pagos): iOS

10. HERE WeGo

Imagens de divulgação do app Here WeGo na App Store

O Here WeGo se propõe a ser um app de recomendações para todas as formas de locomoção. Os motoristas de carro podem aproveitar a navegação por mapas com orientações por voz curva a curva. Há também informações em tempo real sobre o trânsito da cidade.

Para quem utiliza transporte público, é possível saber os valores das tarifas e, dependendo da localidade, até mesmo chamar um táxi pelo próprio app. Vai viajar por um local onde o sinal de internet é ruim? Baixe o mapa previamente e poderá visualizar todos os dados sobre a rota quando estiver offline.

  • Here WeGo (grátis): iOS

11. Family Locator

imagem de divulgação do site do app Family Locator

O Family Locator é um app de localização de familiares. O programa permite que os pais acompanhem o deslocamento dos filhos em tempo real, de modo que possam sempre saber se estão seguros e protegidos. Se quiser, é possível enviar mensagens para os membros da família dentro do próprio aplicativo.

Os pais podem delimitar no mapa locais que consideram como seguros ou não. Caso a criança acesse um lugar indesejado, os responsáveis recebem um alerta na hora. Também são enviados avisos quando os pequenos chegam à escola, a um parque ou lugares que costumam ir sempre.

Pais de crianças que estão aprendendo a se deslocar sozinhas pela cidade se sentirão um pouco mais aliviados com o botão de emergência. Se o seu filho se perder, basta acionar a ferramenta que o app envia a localização exata imediatamente.

  • Family Locator (download grátis, com planos pagos): iOS

12. Altímetro de Viagem e Elevação

Imagens de divukgação do app Altímetro de viagem e elevação na App Store

O Altímetro de Viagem e Elevação é um app voltado para quem gosta de fazer caminhadas, trilhas e escaladas especificamente em montanhas. Através de uma interface fácil de usar, permite checar altura, altitude, latitude e longitude.

De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo é capaz de tornar a ferramenta de localização do aparelho mais precisa e ainda oferece lanterna embutida. As medições podem ser feitas em pés ou metros.

  • Altímetro de Viagem e Elevação (grátis): iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.