8 apps de edição de áudio para ter um estúdio de som no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Um app editor de áudio e música permite cortar, juntar e gravar os arquivos diretamente do celular. Alguns oferecem ainda recursos para mixar, tirar ruídos, inserir filtros e até mesmo fazer podcasts inteiros.

Para ajudar, o AppGeek reuniu os 8 melhores apps de edição de áudio para Android e iPhone. Escolha o seu preferido!

WavePad Music and Audio Editor

App de edição de música profissional para Android e iPhone WavePad

O WavePad Music and Audio Editor é um editor de áudio que reúne funcionalidades profissionais, que vão além de cortar e juntar arquivos. Remover ruídos, tocar em modo reverso, incluir fade in e fade out e equalizar são alguns dos recursos disponíveis.

O usuário consegue ainda gravar áudios diretamente do aplicativo e inserir efeitos sonoros. A solução suporta arquivos nos formatos MP3 e WAV, com taxas de amostragem de 6 a 192 kHz, estéreo ou mono.

  • WavePad Music and Audio Editor (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Super Sound

Editor de áudio Super Sound

O Super Sound se destaca por sua interface simples e em português, o que o torna fácil de usar. A aba Editar reúne os principais recursos em destaque. Basta optar se deseja editar, mesclar, aparar, comprimir ou equalizar o áudio.

O programa permite ainda remover vocais, converter o formato do arquivo, mudar velocidade e alterar a voz. Há também um gravador integrado, com o qual pode captar sons sem precisar baixar outro app.

  • Super Sound (grátis, mas oferece compras no app): Android

Lexis Audio Editor

Lexis Audio Editor é um editor de áudio completo para Android e iPhone

O Lexis Audio Editor é um editor robusto, que pode ser menos intuitivo para quem não tem experiência com programas do gênero. Além de cortar e colar faixas, o programa oferece opções de fade in e fade out, compressão, equalização e reverberação.

Há também recursos para redução de ruído e alterar tom, tempo e velocidade. Compatível com arquivos nos formatos MP3, WAV, FLAC, M4A, AAC e WMA, o app conta ainda com um gravador de som integrado.

O fabricante destaca ser fundamental ter, ao menos, 500 MB de memória disponível para editar um som estéreo de 10 minutos.

  • Lexis Audio Editor (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Editor de áudio - cortar música, fazer toques

Editor de Áudio voltado para a criação de ringtones e alarmes

Esse editor de áudio é ideal para quem deseja cortar músicas e transformá-las em toque do celular, do despertador ou como som de notificação de mensagem. Disponível em português, tem uma interface fácil de usar, mesmo para quem não tem experiência em edição.

É possível remover facilmente o início e o fim da canção ou parte do meio. O app permite alternar entre a memória e o cartão SD com apenas um toque. Se quiser, pode capturar sons sem sair do aplicativo, através do gravador integrado.

O programa suporta arquivos nos formatos MP3, WAV, AAC, AMR e FLAC.

  • Editor de áudio - cortar música, fazer toques (grátis): Android

Music Maker JAM

Music Maker JAM permite criar músicas do zero

O Music Maker JAM é voltado para quem desejar criar suas próprias músicas do zero, diretamente do celular. O app conta com batidas de mais de 100 estilos musicais, como dubstep, house, pop e rock e oferece a opção de incluir vários instrumentos.

São 8 canais de mixagem disponíveis, com a possibilidade de regular velocidade e harmonia. O usuário pode ainda gravar a sua própria voz e ajustá-la como preferir. Mesmo que não seja um especialista, um tutorial detalhado explicar como usar o aplicativo passo a passo.

Se quiser conhecer mais produtores e músicos, pode participar da comunidade musical do serviço. Nela, consegue compartilhar suas criações e pedir a opinião da galera.

  • Music Maker JAM (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Spreaker Podcast Studio

App Spreaker Podcast Studio permite gravar podcasts no Android e iPhone

O Spreaker Podcast Studio oferece ferramentas para criar seu próprio podcast. Além de gravar o áudio com qualidade, é possível inserir efeitos sonoros, como aplausos, torcida, música de mistério, entre outros. Quer usar uma trilha sonora? É só selecionar um arquivo da galeria do celular.

No que diz respeito à edição, o app permite ajustar o volume da voz e dos efeitos, assim como cortar o início e o fim do programa. O resultado pode ser compartilhado facilmente no Facebook e no Twitter.

Há ainda a opção de transmissão ao vivo (a versão gratuita oferece apenas 15 minutos), enquanto conversa em um chat com seus ouvintes.

  • Spreaker Podcast Studio (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

AudioLab

App de edição de áudio AudiLab

O AudioLab é um editor completo e fácil de usar. Além de cortar áudio, é possível a remover a voz de qualquer música, inserir períodos de silêncio bem como incluir efeitos de fade in e fade out.

O app permite ainda misturar até três áudios e inserir filtros como echo, woosh, reverberação, compressão, áudio 3D, etc. Outros recursos disponíveis são: gravador de voz, conversor, reversor, transformar texto em áudio e divisor de canais.

O app é compatível com os formatos MP3, WAV, AAC, MP4, FLAC, OGG e OPUS.

  • AudioLab (grátis, mas oferece compras no app): Android

Editor de Áudio InShot

Editor de Áudio Inshot é fácil de usar

O Editor de Áudio InShot não oferece recursos complexos, mas é o mais intuitivo da lista. O usuário consegue cortar, juntar e misturar áudios em poucos toques. Ideal para quem deseja usar o som como alarme, toque ou notificação.

Também é possível converter o formato do arquivo, alterar a taxa de bits e aumentar ou diminuir o volume do conteúdo. Há ainda uma galeria de sons para usar no seu smartphone.

  • Editor de Áudio InShot (grátis, mas oferece compras no app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.