8 apps de edição de áudio para ter um estúdio de som no celular!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você está à procura de apps para edição de áudio no celular, o AppGeek preparou esta lista com os melhores editores da atualidade. Há aplicativos para Android e ainda alguns dos melhores para iPhone.

Seja para editar uma música ou o seu podcast, um bom app de edição pode fazer a diferença e marcar a qualidade do som.

Além disso, podem servir para criar áudios de fundo para suas postagens nas redes sociais, como os Stories do Instagram ou seus vídeos no YouTube.

É importante ter em mente que postagens com ruídos podem desagradar e, por isso, os apps abaixo podem ajudar na criação de conteúdos originais e de alta qualidade.

1. WavePad

Edição de áudio com o editor de som WavePad

Em uma das interfaces mais intuitivas disponíveis, gravar, editar e adicionar efeitos especiais em seus áudios se torna uma tarefa simples. Com o WavePad, dá para gravar voz ou música, depois é possível limpar o áudio de barulho de fundo e alcançar a qualidade desejada no arquivo de som.

No app, você tem as ondas sonoras do áudio e pode fazer edições com poucos cliques, podendo intercalar passagens e outros arquivos dentro de um mesmo conteúdo. Caso não esteja muito habituado com a edição e quer apenas se livrar de ruídos desagradáveis, o WavePad conta com um filtro para deixar o som mais claro.

Depois de pronto, é muito fácil compartilhar tudo com os amigos ou nas redes sociais. O aplicativo tem suporte a diversos formatos de áudio e não deixa a desejar quando o assunto é efeitos sonoros especiais!

Para baixar o WavePad, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Donnin

Edição de áudio com o editor de som Donnin

O Donnin é um dos apps mais famosos para Android quando o assunto é edição de áudio. A interface é bastante intuitiva e a navegação por ondas sonoras é simples e agradável. Todas as funções no aplicativo são facilmente encontradas e em alguns cliques já dá para ter um arquivo de áudio editado e de qualidade.

Além das ferramentas básicas de edição, como recortar, copiar, colar, deletar, etc., o Donnin traz a possibilidade de converter formatos de áudio, assim como delimitar a frequência. Perfeito para quem quer opções de edição mais complexas.

O Donnin ainda conta com uma gama de efeitos sonoros especiais para incrementar sua produção. É possível amplificar sons, mudar o timbre, alterar a velocidade de reprodução, incluir efeito de eco, inverter áudio, entre outras funcionalidades.

Para baixar o Donnin, clique aqui.

3. WaveEditor

Edição de áudio com o editor de som WaveEditor

Com os editores de áudio profissionais em mente, o WaveEditor é um aplicativo voltado para tarefas de edição complexas. O app é completo, contando com uma gama de funcionalidades para aqueles que querem ir além de remover barulho de fundo ou incluir efeitos especiais.

Com suporte a diversos formatos de áudio, o editor conta com uma interface que facilita a tarefa. Dá para produzir ondas sonoras com diferentes cores, simplificando a identificação do que for editado e das ações seguintes. Além de um gravador de áudio próprio, o WavePad traz um autotune simples de usar.

Entre os efeitos especiais da versão gratuita do app, há filtros interessantes para deixar suas produções mais interessantes, assim como uma ferramenta de mixagem. Caso esteja gravando um podcast, a opção de inserir silêncio pode ser uma mão na roda para a edição de entrevistas ou conteúdos que contam com muitas vozes.

Para baixar o WaveEditor, clique aqui.

4. Spreaker Studio

Edição de áudio com o editor de som Spreaker Studio

Se quer transformar o celular em um verdadeiro estúdio de áudio, o Spreaker Studio é o aplicativo que você procura. Com a ferramenta, é possível fazer a produção do seu podcast contando com tudo o que um editor de áudio pode ter.

Dá para transmitir o conteúdo ao vivo ou fazer gravações para depois compartilhar com seus seguidores. Claro, tudo isso incrementado com efeitos sonoros e faixas de áudio, que podem ser adicionadas à produção sem complicações.

Caso faça uma transmissão ao vivo, o bate-papo em tempo real ajuda você a ficar mais próximo dos ouvintes, interagindo com eles sempre que tiver um som novo ou algum conteúdo inédito no ar.

A interface do app é simples de entender, ficando fácil utilizar o controle independente de todos os volumes de faixa, assim como todos os canais de mixagem. Ótimo para quem procura um estúdio de áudio na palma da mão!

Para baixar o Spreaker Studio, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. Audio Editor

Edição de áudio com o Audio Editor

Talvez uma das opções mais simples na lista, o Audio Editor conta com funcionalidades interessantes. Não se deixe enganar pelo visual minimalista do app, pois é possível criar diversos conteúdos com poucos toques na tela e fazer edições tranquilamente, sem precisar saber tudo sobre edição de áudio.

Com o aplicativo, você corta e recorta MP3 e cria seus próprios ringtones para tocar quando alguém ligar para o seu número. Há ainda a possibilidade de mixar músicas facilmente, além de unir diferentes áudios em apenas um arquivo. Tudo isto podendo converter a produção final nos mais diversos formatos!

Para deixar a ferramenta ainda mais interessante, o Audio Editor conta com conversor de vídeos para áudio. Assim, dá para ter aquele som de um vídeo que você viu rapidamente, direto no celular e tocando nos fones de ouvido.

Para baixar o Audio Editor, clique aqui.

6. Timbre

Edição de áudio com o editor de som Timbre

Além de ser uma ferramenta completa para edição de áudio em MP3, o Timbre também permite a rápida edição de vídeos em MP4. A interface atrativa e fácil de usar deixa a tarefa agradável e, uma vez que você começa, ficará especialista em simples edições em questão de minutos.

No aplicativo, é possível fazer cortes em áudio e vídeo, assim como unir os dois conteúdos em um único arquivo para compartilhar na internet. Com o conversor de áudio e vídeo, exporte suas produções para os mais diversos formatos, inclusive de vídeo para áudio.

O resultado final é de alta qualidade, ainda que o app procure manter o tamanho dos arquivos o menor possível. Assim, você ainda pode ter espaço mais que suficiente para fazer muitas outras edições!

Para baixar o Timbre, clique aqui.

7. Mstudio

Edição de áudio com o editor de som Mstudio

Voltado para formatos de áudio em MP3, o Mstudio traz diversas ferramentas interessantes em uma interface simples e intuitiva. O visual do app torna fácil a localização de funções úteis, como recortar, colar, deletar, entre várias das opções mais básicas de edição de áudio.

Com o Mstudio, é possível converter áudios em diversos formatos, podendo escolher ainda a velocidade de reprodução do conteúdo final. Para evitar ruídos desagradáveis na produção, o app conta com um removedor de ruídos muito eficaz, garantindo qualidade máxima!

É claro: o Mstudio já vem com um gravador próprio para você criar seu podcast ou narrações para os seus vídeos. É basicamente um estúdio de edição de áudio!

Para baixar o Mstudio, clique aqui.

8. Lexis

Edição de áudio com o editor de som Lexis

Com o Lexis, criar e editar áudio é uma das tarefas mais simples no smartphone. Isto porque os recursos, apesar de simples, são dos mais variados. Há funções desde as mais simples, como recortar, colar e deletar, até as mais complexas, como mixar som e alterar a velocidade de reprodução.

O aplicativo tem uma interface simples, bastante intuitiva e proporciona a edição de maneira fácil. É possível inserir silêncio e excluir partes indesejáveis com alguns toques na tela. Com a função de reduzir ruído, dá para eliminar aquele barulho de fundo que pode incomodar seus ouvintes!

O Lexis ainda conta com um compressor de arquivo, caso a produção fique muito grande, além de vários formatos de áudio para salvar seu conteúdo. Perfeito para quem procura por um editor de áudio simples, mas eficiente.

Para baixar o Lexis, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

Com as nossas indicações, ter um podcast ou um vídeo com o som perfeito só depende de você. Todos os aplicativos são fáceis de usar e bastam apenas alguns minutos de prática para conseguir fazer edições incríveis. Não há segredos. Escolha a opção que mais agradar e comece agora mesmo!

Depois de saber quais são os melhores editores de áudio da atualidade, que tal conferir os melhores apps de DJ para comandar a festa pelo celular? Indicamos ainda 6 sites para baixar música grátis de todos os estilos legalmente.

Mas, se procura por um editor de vídeos completo, confira como usar o Kwai para criar vídeos incríveis e compartilhar no Status e Stories.

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.