7 aplicativos para ter cifras das suas músicas sempre à mão!


Sabryna Esmeraldo

Se consultar cifras de suas canções favoritas e de novas músicas faz parte do seu cotidiano, tê-las a apenas alguns cliques de distância, onde quer que você esteja, com certeza é de grande utilidade. Para músicos de instrumentos variados, listamos 7 dos melhores apps de cifras.

1. Cifra Club

Cifras Club

Este app reúne mais de 413 mil cifras de músicas. São lançamentos, clássicos e as mais tocadas entre estilos musicais como pop, sertanejo, rock, MPB, reggae, gospel, folk, metal, forró, pagode, samba e bossa nova.

Mas o app vai além. Sabendo que muitos músicos amadores buscam as cifras com o objetivo de aprender a tocar um instrumento, a ferramenta disponibiliza mais de 2.000 videoaulas de violão, guitarra, baixo, canto, bateria e teoria musical.

Entre os recursos adicionais estão a possibilidade de ativar a rolagem automática (para acompanhar a cifra enquanto toca, sem ser preciso fazer pausas), e a de alterar tom e afinação. O usuário ainda pode ver diagrama de acorde, visualizar tabs na cifra e ativar a opção cifra para canhoto.

O Cifra Club está disponível para Android e iOS.

2. MobiDic Chords

MobiDic Chords

O MobiDic Chords se apresenta como um dicionário de acordes ilustrado. O que isso significa? Significa que o usuário poderá acompanhar cifras para violão e guitarra, mas também poderá contar com o auxílio de fotos do acorde (ver imagem acima).

Ao todo, são cerca de 5.000 acordes, todos com a foto e o áudio de como o acorde deve ser. Para acessá-los, é possível buscar por listas com a tônica e o tipo dos acordes, além da pesquisa comum pelo teclado.

Este app foi desenvolvido por brasileiros e foi testado e aprovado por músicos do País, como Yamandu Costa, Nelson Faria, Daniel Sá e Gustavo Assis-Brasil.

O MobiDic Chords está disponível para Android e iOS. Os usuários de iOS, contudo, vão se deparar com um aplicativo pago. Para o sistema, o app atualmente é R$9,90. Para Android, é gratuito.

3. Cifras - App Oficial

Cifras App Oficial

O conhecido site Cifras também já conta com aplicativo próprio. A ferramenta traz cifras e tablaturas para violão, guitarra, ukulele, cavaquinho, piano, teclado, flauta, gaita, baixo e outros instrumentos.

Entre os recursos disponíveis no aplicativo, estão: rolagem automática, troca de tom da música, diagrama de acordes, simplificação de acordes para músicas mais difíceis, histórico de cifras e busca por voz.

Para aqueles que desejam aprender a tocar um novo instrumento, o TV Cifras, canal do YouTube da plataforma, disponibiliza 1.700 videoaulas. O aplicativo, inclusive, conta com um player integrado no qual o usuário pode conferir o conteúdo das aulas.

O Cifras - App Oficial está disponível para Android.

4. DataCifra - Gerenciador Músicas Cifradas

DataCifra

Um aplicativo para gerenciar suas cifras. Com este app, o usuário poderá levar suas cifras consigo sempre, organizá-las por temas, criar listas de ensaios e apresentações, entre outras funções.

A plataforma ainda permite atribuir notas de áudio às músicas, compartilhar os arquivos por e-mail, vincular links do YouTube às músicas (para assisti-los enquanto ensaia), mudar o tom da música com apenas um toque, exportar músicas para PDF e compartilhar canções nas redes sociais.

O app ainda conta com modo noturno, além de ser compatível com pedais e teclados Bluetooth.

O DataCifra está disponível apenas para iOS e é um app pago, atualmente está R$12,90.

5. Minhas Cifras Free

cifras free

Um gerenciador de cifras para o Android, este app permite que o usuário o utilize sem conexão à Internet, mesmo em sua versão gratuita.

Com ele, é possível armazenar todas as suas cifras em um único local, com a possibilidade de alterar seus dados, trocar o tom e exportar arquivos que podem ser carregados no Minhas Cifras de outro músico.

O Minhas Cifras Free está disponível para Android.

6. Grand Piano

Grand Piano

Este app traz diversas canções populares para que o usuário aprenda a tocar piano. São composições assinadas por nomes como Bach, Tchaikovsky, Beethoven, Vivaldi; mas também músicas como Parabéns para você, Se você está feliz bata palmas, Bate o Sino, Brilha Brilha Estrelinha e muitas outras.

Com modo de aprendizagem sofisticado, a ferramenta permite tocar e pausar a música acompanhada da cifra e selecionar orientações para cada mão ou para ambas. Para oferecer uma experiência personalizada, o aplicativo traz a opção de mudar a velocidade do aprendizado. 

É possível escolher entre teclado padrão (88 teclas) e teclado rolável, e o app ainda conta com metrônomo integrado, som de piano personalizável e opção de compartilhar cifras pelo Facebook.

O Grand Piano está disponível para iOS.

7. Piano - Musicas, canções e jogos para teclado

piano cifras

Aprenda e se divirta. Essa é a proposta deste app para quem deseja dar início a uma trajetória musicial em oito instrumentos de teclado: Piano, Grand Piano, Pipe Organ, Harpsichord, Accordion, Electric Guitar, Harp e Cello Pizzicato.

O aplicativo convida o usuário a aprender o manuseio e os acordes do instrumento por meio de aulas e sessões de jogo livre. Com uma interface similar a jogos como Guitar Hero, a ferramenta ensina - em conjunto com as videoaulas - a ler partituras, a compreender os acordes e a tocar.

As opções de músicas vão do jazz ao blues, do pop à música clássica. Ah, o usuário pode gravar seus treinos e compartilhar as gravações.

O Piano - Musicas, canções e jogos para teclado está disponível para Android.

.................................

Agora que você já conhece 7 aplicativos de cifras, conheça também 6 aplicativos para afinar violão.

Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.