7 apps para descobrir música pelo som ou cantarolando


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quem nunca esteve em uma festa e pensou “que música é essa?”. Saiba que é possível tirar essa dúvida em poucos segundos, com a ajuda de apps para descobrir a música. Basta tocar um trecho, cantarolar, assobiar ou só imitar o ritmo com a boca.

O AppGeek reuniu os 7 melhores aplicativos para identificar músicas do momento. Confira!

Shazam

Celulares Android e iOS com o app Shazam aberto

Pioneiro entre apps para descobrir música, o Shazam é muito simples de usar. Basta tocar e segurar o botão principal enquanto toca a canção. Em poucos segundos, o programa informará o nome da música e do cantor.

Mostrará também a letra e o vídeo no YouTube, além da opção de ouvi-la no Spotify, Apple Music ou YouTube Music. O histórico das suas pesquisas fica arquivado na Biblioteca do app, onde consegue acessá-las rapidamente.

O aplicativo oferece ainda o ranking dos hits mais ouvidos em todo mundo, listados por cidades. É possível saber o que está em alta em Moscou, Paris, Roma ou Berlim e ficar por dentro das tendências do cenário musical.

SoundHound

Imagem de divulgação do app SoundHound, que permite descobrir músicas pelo som ambiente

O SoundHound se destaca por identificar não apenas as músicas que estão tocando na hora, mas também aquelas cantadas ou murmuradas por você. Não sabe a letra? Entoe o ritmo e provavelmente ele reconhecerá.

Toque sobre o botão laranja central e deixe o programa fazer o serviço. Além do nome, o app exibe a letra e toca um trecho da música. É possível ainda criar uma lista de reprodução no Spotify ou Apple Music com os resultados de suas pesquisas.

Além disso, o aplicativo compartilha informações sobre o universo musical em um formato semelhante aos stories. Entre elas, artistas aniversariantes do dia, as canções mais tocadas no mundo e sugestões de faixas por categorias.

  • SoundHound (grátis, mas pode oferecer compras no app): Android | iOS

Assistente Google

Como descobrir a música com a Assistente Google

O app Assistente Google costuma vir instalado de fábrica em aparelhos Android. O programa permite executar várias ações através de comandos de voz. Como, por exemplo, fazer pesquisas de músicas pelo som.

Quando a canção estiver tocando, diga Ok, Google ou aperte o ícone de microfone para ativar a assistente. Então, diga Que música é esta? e aguarde enquanto o serviço reconhece o trecho. Você também pode cantar ou cantarolar um pedaço da melodia.

O resultado direciona para a página da faixa ou do artista no Google. Por lá, é possível conferir mais informações, como letra, clipe no YouTube, notícias e opção de ouvir no Spotify e no Deezer.

Siri

Siri descobre música de Gilberto Gil

A Siri, assistente do iPhone e do iPad, também permite descobrir a música pelo som ambiente. É só dizer E aí, Siri? (ou qual for o comando configurado para ativá-la) e perguntar Que música está tocando?.

Após alguns segundos, o app informará o nome da canção e do cantor, dando a opção de ouvi-la no Apple Music, caso seja assinante.

Beatfind: Reconhecimento Musical

Reconhecimento Musical é capaz de identificar a música ambiente

O Reconhecimento Musical é simples de usar. Basta apertar o botão no centro da tela enquanto a música toca e esperar que o app a descubra. Após identificar, o programa oferece atalho para ouvir a canção no Spotify, Deezer e YouTube.

As últimas pesquisas feitas são guardadas no histórico, para acessá-las rapidamente. Há ainda um recurso que transforma o flash em luz estroboscópica, a fim de dar um clima de festa em qualquer lugar que esteja.

  • Reconhecimento Musical (grátis): Android

Genius

Genius é uma enciclopédia musical com recurso para descobrir a música que está tocando

O Genius é uma espécie enciclopédia musical digital, que reúne letras de canções, notícias e curiosidades por trás dos hits. E, claro, conta com uma ferramenta para descobrir a música que está tocando.

Basta apertar o círculo roxo, situado no canto inferior direito da tela, enquanto o trecho é executado. Em segundos, o usuário tem acesso ao nome, letra, dados sobre o álbum a que a faixa pertence e muito mais. Também é possível ver o vídeo no YouTube sem sair do aplicativo.

Musixmatch

Musixmatch é um catálogo de letras com opção para reconhecer a música ambiente

Além de ser o maior catálogo de letras de música do mundo, o Musixmatch conta com uma ferramenta de identificação de canções que estão tocando no ambiente. Basta escolher a opção Identificar no menu inferior e apertar o botão central.

O diferencial é que, depois que o serviço identifica, exibe a letra em sincronia com a canção. Assim, pode cantar junto, como em um karaokê. É possível também ver a tradução em outros idiomas.

O app reúne ainda o ranking das músicas mais tocadas no país, mostra o que está bombando na semana e o deixa informado sobre novos álbuns e singles.

  • Musixmatch (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.