Como descobrir qual música está tocando pelo celular e PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Que música é essa? Quem nunca quis descobrir qual era a canção que estava tocando em uma festa, na academia ou no barzinho? Saiba que é possível encontrar o nome pelo Android e iPhone sem baixar nada, apenas através do Google Assistente e da Siri.

Para quem curte artistas mais alternativos e menos conhecidos pode ainda recorrer a apps especializados em reconhecer uma canção pelo som. Ou, se preferir, optar por identificadores de música online e saber o que precisa pelo PC.

Ok, Google. Que música é esta?

Google Assistente mostrando que música está tocando

Com um simples comando de voz os usuários do sistema Android podem identificar uma música ambiente. Basta dizer Ok, Google para ativar a assistente ou apertar o ícone do microfone, caso a ativação por voz não esteja ligada.

Em seguida, fale Que música é esta?. O programa fará a captura do som durante alguns segundos e logo dará o resultado. Por não ser um app especializado, é possível que não reconheça versões acústicas ou covers.

E aí, Siri? Que música está tocando?

Siri indica qual música está tocando
Reprodução/ Apple

A Siri, assistente do iOS, também é capaz de reconhecer músicas ambientes. Basta ativá-la com o comando E aí, Siri? ou apertar o botão lateral ou home do iPhone, dependendo do modelo do aparelho. E então perguntar Que música está tocando?.

Aguarde alguns segundos até que o app retorne com o resultado. Assim como a Google Assistente, a Siri não é um programa próprio para isso e pode ter dificuldades com versões ou canções de grupos pouco conhecidos.

Nesses casos, a melhor solução é recorrer aos apps especializado em reconhecimento musical.

Ajuda dos especialistas

Identificar músicas de artistas do cenário underground ou mesmo versões de canções famosas pode ser um desafio para os assistentes dos sistemas móveis. Por isso, usar aplicativos desenvolvidos especificamente com essa finalidade pode ser uma boa pedida.

Reunimos a seguir os quatro melhores apps para descobrir música pelo som.

1. Shazam

Imagem de divulgação do app para descobrir músicas Shazam

O Shazam é o app para descobrir músicas mais conhecido do mercado. Prático, basta tocar no botão central e aguardar alguns segundos para que identifique o que está tocando. São exibidos nome da canção e do artista, letra, clipe no YouTube e itens relacionados.

Para se certificar de que aquela é a faixa que procura, pode ouvir um trecho dela. Suas buscas ficam guardadas na seção Biblioteca. O Shazam também é uma boa ferramenta para quem gosta de descobrir o que está em alta e novidades no cenário musical mundial.

O app oferece integração com Apple Music, Spotify e YouTube Music, permitindo dar play no hit encontrado diretamente nesses programas.

  • Shazam (grátis, com compras no app): Android | iOS

2. Musixmatch

Imagem de divulgação do app de música Musixmatch

Como ver a letra da música no Spotify para cantar junto

Além de achar músicas, o Musixmatch permite acompanhar a letra de canções tocando em outros apps, como Deezer, YouTube, Spotify, entre outros. Oferece ainda a tradução simultânea enquanto ouve a faixa.

Para descobrir que som está rolando, acesse a aba Identificar e toque sobre o ícone no centro da tela. Em segundos, o nome é informado. Caso a faixa continue sendo reproduzida, a letra é exibida para que possa cantar junto.

O app também conta com uma seção com as músicas mais tocadas em seu país e os principais lançamentos musicais. Diferentemente dos demais aplicativos desta lista, o Musixmatch exige login do usuário.

  • Musixmatch (grátis, com compras no app): Android | iOS

3. SoundHound

Imagem de divulgação do app de reconhecimento de música SoundHound

Apps de letras de músicas para você aprender e cantar junto

Fácil de usar, o SoundHound permite descobrir a música ao tocar sobre o ícone no centro da tela principal. Após alguns segundos, indica o nome da canção, o link para o clipe no YouTube e a letra da música a partir do momento que está sendo tocada. Todas as pesquisas são salvas em um histórico.

Para quem gosta de lembranças associadas a canções, pode conferir em um mapa onde estava quando fez cada busca. O app exibe ainda os hits do momento divididos por gênero e oferece integração com Spotify, YouTube, Google Play Música e Apple Music.

4. Reconhecimento Musical

Imagem de divulgação do app Reconhecimento Musical

Simples e direta, a interface do app Reconhecimento Musical tem apenas um botão na tela. Basta tocar sobre ele e aguardar alguns segundos até que a música seja identificada.

Título encontrado, o programa dá a opção de ouvi-la no Spotify, Deezer, YouTube ou pesquisar sobre a canção na internet. No ícone de um boneco, no topo da tela, é possível ter mais informações acerca do artista e do álbum.

  • Reconhecimento Musical (grátis): Android

Para descobrir músicas pelo PC

Para quem quer a praticidade de saber que música está tocando sem precisar baixar nada, há opções de identificadores de música online. Essas ferramentas podem ser acessadas diretamente de seu navegador, seja do computador ou do celular. Nesse caso, a única necessidade é estar conectado à internet.

1. Midomi

Reprodução do site de reconhecimento de música Midomi

O Midomi é a versão online do SoundHound. Para saber o que está tocando, basta clicar sobre o ícone no centro da tela e autorizar que o site tenha acesso ao microfone do PC. A música pode estar sendo reproduzida no próprio computador ou vir de outra fonte.

Após alguns segundos, o serviço entrega o nome e a letra da canção pesquisada, assim como vídeos no YouTube. Também é possível descobrir mais faixas e álbuns do artista. Se quiser, pode optar por ouvir a melodia no Spotify, Deezer ou Apple Music.

  • Midomi (grátis): Web

2. AHA Music

Captura da home do site de reconhecimento de música AHA Music

O AHA Music conta com uma interface bastante simples, com dois botões em destaque. O da esquerda é para identificar músicas que estejam tocando e o da direita permite reconhecer canções enquanto cantarola. Em ambos os casos, é necessário autorizar o acesso ao microfone do PC.

Clique sobre o botão que preferir e aguarde que o site faça o reconhecimento. A plataforma exibirá o nome da faixa e do artista. Se quiser saber mais sobre, vá em Click here to view detail.

Você será redirecionado para uma página com informações sobre o álbum, além de um vídeo da música no YouTube. Há ainda a opção de ouvir o título no Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube.

  • AHA Music (grátis): Web

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.