5 aplicativos para ajudar na limpeza do seu iPhone ou Android


Quem tem smartphone já passou pela experiência de seu telefone estar com a memória completamente cheia. Com todas as funções que os aparelhos oferecem hoje, é compreensível que a memória, em algum momento, fique sobrecarregada com aplicativos, fotos e outros arquivos.

Mas alguns apps já ajudam a fazer uma limpeza rápida para liberar memória e garantir um desempenho mais seguro e rápido para o aparelho. Confira uma lista abaixo com 5 deles, para iPhone e Android.

1. Files by Google

Files by google

12 dicas para liberar espaço do celular que qualquer um pode fazer

Dependendo da versão do Android, é possível que o app Files by Google já venha instalado de fábrica em seu celular. O app criado pela gigante de buscas é bastante intuitivo e fácil de usar.

Através de recomendações de limpeza, o usuário pode remover arquivos desnecessário, memes, mídias de aplicativos e arquivos muito grandes em poucos toques.

Também é possível visualizar arquivos separados por categorias e ordenar os itens de cada pasta da forma que facilitar a definição do que deletar. O usuário pode optar por classificar em ordem de tamanho, data ou nome.

Para quem deseja liberar espaço, mas não quer perder conteúdo, o Files permite salvar o que desejar diretamente no Drive. Também há a possibilidade de fazer transferências de um aparelho para outro via Bluetooth ou realizar o backup no cartão SD.

O Files by Google está disponível para Android.

2. Cleaner for Media Files

Cleaner for Media Files

Saiba como resetar o iPhone e restaurar as configurações de fábrica

O Cleaner for Media Files entende que uma das principais causas da memória cheia é o grande número de fotos e vídeos. A ferramenta exibe os maiores arquivos de mídia disponíveis na galeria e ajuda o usuário a decidir quais excluir.

O processo é bastante simples: deslize para baixo as fotos e vídeos grandes que quiser mandar para a lixeira. Se preferir manter, basta arrastar para a direita para ver os arquivos seguintes.

Outra funcionalidade disponível é o localizador e removedor de fotos parecidas. Na seção Similar, é possível visualizar e deletar as imagens similares que servem apenas para ocupar espaço no dispositivo.

O Cleaner for Media Files está disponível para iOS.

3. Contacts Duster Pro

contacts duster

Descubra como mexer no celular pelo PC através do Windows 10

Nomes duplicados com endereços de email ou números de telefone também ocupam a memória do smartphone, além de deixar a agenda desorganizada. Organizar essa agenda fundindo os contatos duplicados é a proposta deste app.

Algumas ações podem causar contatos duplicados. Ter mais de um dispositivo iOS, alternar entre diferentes operadoras, uma atualização para um novo iPhone e importar contatos podem ser algumas delas.

Para resolver isso, o aplicativo identifica contatos duplicados para mesclá-los. Também limpa os chamados zombies (e-mails salvos sem estarem associados a nenhum contato).

O Contacts Duster Pro está disponível para iOS.

4. CCleaner

CCleaner

O CCleaner é um dos mais famosos apps de limpeza e otimização do mercado. A "faxina" pode ser feita em poucos cliques, ao tocar em Limpeza rápida. São selecionados apenas arquivos que podem ser removidos sem risco de perder informações.

Entre eles estão cache oculto, visível e de publicidade, itens residuais ou pastas vazias. Logo abaixo, são mostrados itens que devem ser analisados pelo usuário para que ele decida se deseja deletá-los ou manter no aparelho.

Já o recurso de otimização mostra todos os aplicativos que estão ativos em segundo plano. Eles ocupam espaço na memória RAM e tornam o desempenho do smartphone mais lento. É possível optar por encerrar todos de uma vez ou selecionar aqueles que precisam continuar ativos.

A ferramenta de Visão geral de mídia mostra de forma bastante clara o quanto fotos, vídeos e áudio estão consumindo do armazenamento. O serviço cataloga as fotos similares, ruins, sensíveis e antigas para que o usuário selecione as que quer deletar.

O programa indica ainda imagens grandes que podem ser otimizadas, de modo que ocupem menos espaço. Também são listados em um só lugar todos os vídeos longos, para facilitar a decisão do que excluir.

O CCleaner está disponível para Android.

5. File Manager

File Manager

O File Manager é um dos apps de produtividade mais baixados e bem avaliados da atualidade. O gerenciador de arquivos conta com um layout simples, mas fácil de usar. Já na tela inicial, o usuário se depara com o menu de acesso ao tipo de arquivo ou pasta que deseja acessar.

O programa reúne em um mesmo lugar todas as pastas de imagem, áudio, vídeos e documentos. Com isso, torna mais fácil a avaliação do que manter no celular ou excluir. Já na pasta Aplicativos, é possível visualizar aqueles que estão ocupando mais espaço no aparelho e, se quiser, excluir os maiores.

Seu principal diferencial está na possibilidade de de acessar os arquivos do smartphone pelo PC. O aplicativo gera um número de porta temporário, acessível pelo navegador de internet. Se o usuário quiser gerenciar seus itens armazenados na nuvem, o app permite adicionar contas de serviços como Google Drive, Dropbox. Onedrive, entre outros.

O File Manager está disponível para Android.

Veja como atualizar o WhatsApp e manter o celular seguro

Confira ainda como liberar a memória RAM, além de 12 dicas para liberar espaço do celular que qualquer um pode fazer. Mas se quiser recomeçar tudo do zero, veja como restaurar as configurações de fábrica no Android e no iPhone.

Para manter seu celular "voando", aprenda a não baixar fotos e vídeos do WhatsApp automaticamente. Descura ainda como tirar propaganda do celular e acabar com os anúncios inconvenientes.