6 aplicativos para ajudar na limpeza do seu iPhone ou Android


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Quem tem smartphone já passou pela experiência de seu telefone estar com a memória completamente cheia. Com todas as funções que os aparelhos oferecem hoje, é compreensível que a memória, em algum momento, fique sobrecarregada com aplicativos, fotos e outros arquivos.

Mas alguns apps já ajudam a fazer uma limpeza rápida para liberar memória e garantir um desempenho mais seguro e rápido para o aparelho. Confira uma lista abaixo com 6 deles, para iPhone e Android.

1. Magic Phone Cleaner

magic phone cleaner

Com apenas um clique, este aplicativo ajuda o usuário a recuperar muito espaço. Estamos falando de gigabytes! O funcionamento dele é simples. A ferramenta identifica os maiores arquivos no telefone para apagá-los.

A princípio, isso pode deixar o usuário receoso sobre que arquivos o aplicativo pode excluir. Mas, calma, ele não vai simplesmente excluir suas fotos e vídeos favoritos. O que o app faz é avisar ao sistema operacional que a memória está cheia, o que faz com que o próprio sistema faça sua limpeza de rotina.

Logo, é o sistema operacional que promove uma limpeza de arquivos de cache e outros detritos. O usuário ganha gigas de espaço com um clique, sem perder nenhum de seus arquivos pessoais.

O Magic Phone Cleaner está disponível para iOS.

2. Phone Cleaner: Clean Storage

phone cleaner

Saiba como resetar o iPhone e restaurar as configurações de fábrica

Este app entende que duas das principais causas de uma memória cheia em um smartphone é o grande número de fotos e vídeos e a quantidade de arquivos duplicados (que estão no telefone, mas também já no computador). A ferramenta se propõe, então, a apagar os maiores arquivos de fotos e vídeos e os duplicados. Mas tudo com a supervisão do usuário.

Clicando em "Fast Cleanup", o aplicativo mostra ao usuário os arquivos mais pesados. A partir daí, é escolha dele apagar ou não essas fotos e vídeos que ocupam mais espaço.

Já para encontrar os arquivos duplicados, basta instalar o Phone Cleaner também no Mac e conectar computador e telefone no mesmo WiFi. Ao clicar em "Find Duplicates", o app mostrará os arquivos que existem nos dois equipamentos.

O Phone Cleaner: Clean Storage está disponível para iOS.

3. Contacts Duster Pro

contacts duster

Descubra como mexer no celular pelo PC através do Windows 10

Nomes duplicados com endereços de email ou números de telefone também ocupam a memória do smartphone, além de deixar a agenda desorganizada. Organizar essa agenda fundindo os contatos duplicados é a proposta deste app.

Algumas ações podem causar contatos duplicados, tais como: ter mais de um dispositivo iOS, alternar entre diferentes operadoras, uma atualização para um novo iPhone, e importar contatos do Google, Yahoo, Hotmail, LinkedIn, Facebook e outras plataformas.

Para resolver isso, o aplicativo identifica contatos duplicados para mesclá-los, e limpa os chamados zombies (e-mails salvos sem estarem associados a nenhum contato).

O Contacts Duster Pro está disponível para iOS.

4. MobileGo (Cleaner & Optimizer)

MobileGo

Este app é um otimizador de limpeza para Android que, com um poderoso recurso de gerenciamento de dados, é capaz de limpar arquivos inúteis e caches, aumentar a velocidade de funcionamento do celular em até 70% e proteger sua privacidade.

Outra função de grande utilidade da ferramenta é o recurso de espelhar o controle do smartphone no computador, possibilitando a transferência de arquivos para o PC.

Já o RAM Cleaner vai identificar e parar aplicativos que estejam sobrecarregando o telefone. Enquanto o Phone Cleaner deleta caches residuais e melhora a performance do aparelho e do cartão de memória.

O MobileGo está disponível para Android.

5. The Cleaner - Speed up & Clean

the cleaner

Veja como atualizar o WhatsApp e manter o celular seguro

The Cleaner é mais um app de limpeza que auxilia o usuário de Android a liberar memória interna e memória RAM, proporcionando um melhor funcionamento do smartphone e uma maior velocidade de processamento.

Um dos diferenciais do aplicativo é o painel que mostra detalhes da "saúde" do seu telefone. A função Otimização de Memória libera memória RAM e acelera aplicativos. Enquando a Limpeza de Armazenamento exclui arquivos inúteis de cache.

A ferramenta ainda auxilia a identificar e excluir aplicativos que tenham permissões desnecessárias.

The Cleaner está disponível para Android.

6. Cache Cleaner- DU Speed Booster

cache cleaner

Confira os 10 melhores aplicativos para iPhone da atualidade

O Cache Cleaner-DU Speed Booster auxilia na limpeza do cache do telefone, além de excluir arquivos inúteis. Após esses processos, o aparelho fica mais rápido e mais seguro.

Para tanto, o aplicativo também otimiza as atividades do telefone e remove tarefas que não foram totalmente finalizadas (apps que você abriu anteriormente, mas que não foram totalmente fechados).

Mas a ferramenta não é apenas um app de limpeza, mas também um antivirus que escanea os aplicativos e a memória do celular para garantir a segurança. Ah, ele também controla a temperatura do smartphone e detecta possíveis tarefas ou apps que estejam exigindo muito do aparelho.

O Cache Cleaner- DU Speed Booster está disponível para Android.

Confira ainda como liberar a memória RAM no celular! E se quiser recomeçar tudo do zero, veja como restaurar as configurações de fábrica no Android e no iPhone. Mas, se preferir algo menos drástico, aprenda a remover uma conta do Google no Android em 5 passos.
Para manter seu celular "voando", aprenda a não baixar fotos e vídeos do WhatsApp automaticamente. Se estiver desconfiado que a lentidão tem a ver com a procedência do aparelho, aprenda a veja como consultar o IMEI e saber se um celular é pirata.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.