6 aplicativos para te ajudar na limpeza do seu iPhone ou Android


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Quem tem smartphone já passou pela experiência de seu telefone estar com a memória completamente cheia. Com todas as funções que os aparelhos oferecem hoje, é compreensível que a memória, em algum momento, fique sobrecarregada com aplicativos, fotos e outros arquivos. Mas alguns apps já ajudam a fazer uma limpeza rápida para liberar memória e garantir um desempenho mais seguro e rápido para o aparelho. Confira uma lista abaixo com 6 deles, para iPhone e Android.

1. Magic Phone Cleaner

magic phone cleaner

Com apenas um clique, este aplicativo ajuda o usuário a recuperar muito espaço. Estamos falando de gigabytes! O funcionamento dele é simples. A ferramenta identifica os maiores arquivos no telefone para apagá-los.

A princípio, isso pode deixar o usuário receoso sobre que arquivos o aplicativo pode excluir. Mas, calma, ele não vai simplesmente excluir suas fotos e vídeos favoritos. O que o app faz é avisar ao sistema operacional que a memória está cheia, o que faz com que o próprio sistema faça sua limpeza de rotina.

Logo, é o sistema operacional que promove uma limpeza de arquivos de cache e outros detritos. O usuário ganha gigas de espaço com um clique, sem perder nenhum de seus arquivos pessoais.

O Magic Phone Cleaner está disponível para iOS.

2. Phone Cleaner: Clean Storage

phone cleaner

Este app entende que duas das principais causas de uma memória cheia em um smartphone é o grande número de fotos e vídeos e a quantidade de arquivos duplicados (que estão no telefone, mas também já no computador). A ferramenta se propõe, então, a apagar os maiores arquivos de fotos e vídeos e os duplicados. Mas tudo com a supervisão do usuário.

Clicando em "Fast Cleanup", o aplicativo mostra ao usuário os arquivos mais pesados. A partir daí, é escolha dele apagar ou não essas fotos e vídeos que ocupam mais espaço.

Já para encontrar os arquivos duplicados, basta instalar o Phone Cleaner também no Mac e conectar computador e telefone no mesmo WiFi. Ao clicar em "Find Duplicates", o app mostrará os arquivos que existem nos dois equipamentos.

O Phone Cleaner: Clean Storage está disponível para iOS.

3. Contacts Duster Pro

contacts duster

Nomes duplicados com endereços de email ou números de telefone também ocupam a memória do smartphone, além de deixar a agenda desorganizada. Organizar essa agenda fundindo os contatos duplicados é a proposta deste app.

Algumas ações podem causar contatos duplicados, tais como: ter mais de um dispositivo iOS, alternar entre diferentes operadoras, uma atualização para um novo iPhone, e importar contatos do Google, Yahoo, Hotmail, LinkedIn, Facebook e outras plataformas.

Para resolver isso, o aplicativo identifica contatos duplicados para mesclá-los, e limpa os chamados zombies (e-mails salvos sem estarem associados a nenhum contato).

O Contacts Duster Pro está disponível para iOS.

4. MobileGo (Cleaner & Optimizer)

MobileGo

Este app é um otimizador de limpeza para Android que, com um poderoso recurso de gerenciamento de dados, é capaz de limpar arquivos inúteis e caches, aumentar a velocidade de funcionamento do celular em até 70% e proteger sua privacidade.

Outra função de grande utilidade da ferramenta é o recurso de espelhar o controle do smartphone no computador, possibilitando a transferência de arquivos para o PC.

Já o RAM Cleaner vai identificar e parar aplicativos que estejam sobrecarregando o telefone. Enquanto o Phone Cleaner deleta caches residuais e melhora a performance do aparelho e do cartão de memória.

O MobileGo está disponível para Android.

5. The Cleaner - Speed up & Clean

the cleaner

The Cleaner é mais um app de limpeza que auxilia o usuário de Android a liberar memória interna e memória RAM, proporcionando um melhor funcionamento do smartphone e uma maior velocidade de processamento.

Um dos diferenciais do aplicativo é o painel que mostra detalhes da "saúde" do seu telefone. A função Otimização de Memória libera memória RAM e acelera aplicativos. Enquando a Limpeza de Armazenamento exclui arquivos inúteis de cache.

A ferramenta ainda auxilia a identificar e excluir aplicativos que tenham permissões desnecessárias.

The Cleaner está disponível para Android.

6. Cache Cleaner- DU Speed Booster

cache cleaner

O Cache Cleaner-DU Speed Booster auxilia na limpeza do cache do telefone, além de excluir arquivos inúteis. Após esses processos, o aparelho fica mais rápido e mais seguro.

Para tanto, o aplicativo também otimiza as atividades do telefone e remove tarefas que não foram totalmente finalizadas (apps que você abriu anteriormente, mas que não foram totalmente fechados).

Mas a ferramenta não é apenas um app de limpeza, mas também um antivirus que escanea os aplicativos e a memória do celular para garantir a segurança. Ah, ele também controla a temperatura do smartphone e detecta possíveis tarefas ou apps que estejam exigindo muito do aparelho.

O Cache Cleaner- DU Speed Booster está disponível para Android.

...............................

Agora que você já conhece 6 aplicativos para limpeza do seu smartphone, conheça os 7 melhores antivírus gratuitos para o celular!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.