Como fazer banner no PowerPoint mesmo sem saber edição


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer um banner no PowerPoint é uma boa solução para quem não tem conhecimentos de edição de imagem. Ou então precisa apenas de algo mais simples, com ou sem fotos. O recurso pode ser usado tanto para quem deseja criar posters acadêmicos e científicos quanto para divulgar um produto ou serviço.

O processo é bastante similar em qualquer que seja a edição do software de apresentações da Microsoft. O passo a passo a seguir, entretanto, foi feito com o PowerPoint 2013.

1ª etapa: Redimensionar o banner

O processo abaixo permite configurar o tamanho e a orientação do arquivo. Assim, poderá inserir o conteúdo já com as dimensões e formato necessários para a impressão.

1. Abra o PowerPoint e clique em Apresentação em Branco;

2. Vá na aba Design, clique em Tamanho do Slide e, depois, em Tamanho do Slide personalizado;

Como fazer banner no PowerPoint

3. Na janela que abrir, selecione a orientação do slide. Se optar por Retrato, ele ficará na vertical, e Paisagem, será na horizontal. Escolha também a orientação que será dada às anotações, folhetos e tópicos;

Como fazer banner no powerpoint

4. Agora, escolha o tamanho do seu banner. Em Slides dimensionados para, há diversas opções de dimensões predefinidas. Mas, se preferir ou precisar usar um tamanho específico, basta inserir a altura e largura desejadas, em centímetros. Conclua em OK;

  • Papel A4: o tamanho de uma folha de papel ofício comum;
  • Papel A3: tem o dobro do tamanho de uma folha de papel A4;
  • Banners científicos: por padrão, têm 90 cm de largura por 120 cm de altura.

5. Caso não utilize um tamanho predefinido, surgirá uma janela sobre o redimensionamento do slide. Opte por Maximizar.

2ª etapa: Inserir os elementos gráficos

Com o banner redimensionado, agora é hora de colocar a mão na massa e inserir os elementos do poster.

Imagens ou cor de fundo

Para incluir imagem de fundo, vá na aba Design → Formatar Plano de Fundo. Note que o programa disponibiliza diferentes opções. São elas:

  • Preenchimento sólido: permite selecionar uma cor única para o fundo do banner.

como fazer banner powerpoint

  • Preenchimento gradiente: oferece opções para criar um fundo em degradê. Há 30 opções predefinidas e 5 tipos de gradiente (linear, radial, retangular, caminho e sombra no título). É possível ainda definir cor, posição e marcas.
  • Preenchimento com imagem ou textura: nesse caso, o usuário pode optar por usar como fundo texturas disponibilizadas pelo programa, por um arquivo presente no PC ou colar a imagem copiada para a Área de Transferência. Se quiser pesquisar por imagens da web, vá no botão Online.
  • Preenchimento com padrão: permite selecionar um das várias estampas disponíveis no PowerPoint. É possível personalizar a cor dos desenhos e a do fundo do padrão.

Depois de escolher a imagem ou cor de fundo desejado, vá em Aplicar a tudo, se a ideia é fazer mais de um banner usando o mesmo plano de fundo. Caso contrário, basta fechar a janela referente ao recurso.

Caixas de texto

Por padrão, todo slide do PowerPoint é iniciado com duas caixas de texto: uma para o título e outra para o subtítulo. Entretanto, é possível inserir ou excluir quantas caixas de texto quiser. As caixas permitem posicionar o texto no lugar da página que desejar. Também facilitam o uso de diferentes fontes, tamanhos e cores em um mesmo arquivo.

  • Editando dimensões das caixas de texto: clique sobre elas e veja que, nas linhas laterais, surgirão quadrados. Clique sobre esses quadrados alterar a altura ou largura.

como fazer banner powerpoint

  • Arrastando as caixas de texto: posicione o ponteiro do mouse sobre a linha (não sobre os quadrados). Quanto ela mudar de forma, clique a arraste a caixa para onde quiser.
  • Inserindo inserir novas caixas de texto: vá na aba Inserir e em Caixa de Texto. Clique e arraste o mouse sobre o slide para desenhar sua nova caixa de texto.

como fazer banner no powerpoint

Note que assim que uma nova caixa é inserida, surge a aba Formatar, no topo da tela à direita. Através dela, é possível editar especificamente cada caixa. O usuário pode alterar a cor de fundo, do texto ou da linha externa (se quiser exibi-la).

Para quem não tem muita prática com o PowerPoint, pode também conferir sugestões de combinações de fundo e fonte já prontas na opção Estilos rápidos.

Logos, fotos e imagens

Precisa incluir a logo de sua empresa, uma foto de divulgação de produto ou uma ilustração para enriquecer o seu trabalho? Saiba que é bastante simples.

Mais uma vez, vá na aba Inserir, clique em Imagens e escolha a que precisa, disponível no seu computador. É possível redimensionar a imagens ao arrastar os quadrados que aparecem nas linhas laterais. Ou clicar sobre ela e arrastar para onde quiser.

Como fazer banner no powerpoint

O recurso também oferece a aba Formatar, que traz opções de melhorias de imagem básicas, inserção de bordas e efeitos. O usuário também pode cortar a imagem e remover o fundo.

3ª etapa: Imprimir o banner no PowerPoint

Dependendo do tamanho do banner, não será possível fazer a impressão em casa. A maior parte das impressoras domésticas imprime somente em A4 (no máximo, em A3).

Se for preciso imprimir em outro local, como uma gráfica ou papelaria, o indicado é salvar o arquivo com PDF. O formato permite preservar todas as edições feitas.

Distorções de formatação, cores e qualidade podem ocorrer se o arquivo não for guardado no formato. Isso ocorre caso o conteúdo seja aberto em outro programa de apresentações ou em uma edição diferente do software.

Imprimir direto do PowerPoint

Se o seu banner tem um tamanho que pode ser impresso em sua impressora doméstica, basta seguir o caminho: Arquivo → Imprimir → Imprimir.

Salvar em PDF para impressão fora de casa

Nesse caso, siga o caminho Arquivo → Salvar como → selecione a pasta do computador onde quer salvar. Na caixa que abrir, clique na lista que aparece em Tipo e opte por PDF. Depois, basta nomear o arquivo e finalizar em Salvar.

Quero fazer banner do celular. Posso?

Não tem um computador com PowerPoint ou prefere a praticidade de fazer o banner de qualquer lugar através do celular? Saiba que há diversos aplicativos que oferecem layout predefinidos, mas totalmente personalizáveis.

Os apps permitem criar não apenas posters, mas também flyers, convites, cartões, entre outros recursos visuais.

Canva

anva fazer banner

O conhecido editor de imagem reúne diferentes tipos de templates prontos, entre eles, para banners e posters. Em Cartazes, o usuário pode filtrar os modelos por temas, como eventos, publicidade, preto e branco, procura-se, entre outras categorias.

O app permite editar cada item do template, seja texto, imagem ou fundo. É possível, inclusive, inserir novas imagens, mais caixas de texto, mover os elementos e muito mais. O resultado fica ao jeito do criador e com ar profissional.

  • Canva (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS | Web

Desygner

Desygner fazer banner

O Desygner também oferece mais de mil de templates montados que podem ser alterados de acordo com a necessidade do usuário. O programa também garante a edição de todos os elementos da imagem, como cor de fundo, imagens e texto.

  • Desygner (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS | Web

Adobe Spark Post

adobe spark fazer banner

O Adobe Spark Post é um aplicativo da mesma desenvolvedora do Photoshop. O programa também oferece layouts prontos personalizáveis. O app conta com ferramentas de fácil usabilidade e, portanto, não requer qualquer conhecimento prévio de edição.

Com apenas um toque, altere cor, fonte, redimensione ou inclua filtros. É possível ainda inserir o logo de sua empresa ou imagens que considerar importantes para o seu banner.

  • Adobe Spartk Post (grátis, com compras dentro do app): Android | iOS

Posters

posters

O app reúne uma dezena de opções gratuitas de posters e banners. Ideal para quem não tem conhecimento de edição de imagens.

O serviço também permite personalizar os layouts, mesclando suas próprias ideias com aquelas já prontas. Para isso, é possível adiciona imagem e texto, incluir e excluir elementos, alterar fonte e muito mais.

  • Posters (grátis, com compras dentro do app): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.