Como descobrir a fonte de uma imagem online e grátis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Descobrir a fonte de uma imagem é possível graças à ferramenta WhatTheFont do site MyFonts. O recurso é gratuito, online e compatível com os formatos JPG e PNG. Se a letra não for encontrada, o serviço mostrará opções similares para usar em seu site, banner, e-book ou onde mais desejar.

O AppGeek mostra ainda como encontrar uma fonte através do Photoshop e ao tirar uma foto do celular. De quebra, ainda listamos sites com diversas opções de fontes gratuitas para usar em programas como Word, Paint, Power Point ou qualquer outro que quiser.

Como descobrir a fonte de uma imagem online

1. Abra o navegador de seu preferência e acesse o site MyFonts. Toque no retângulo no centro da página para acessar a imagem em seu computador ou celular;

Captura de tela do site WhatTheFont

2. Toque sobre a imagem com a fonte que deseja descobrir. Se ainda não tiver a imagem veja como fazer print de qualquer celular ou do PC e notebook;

3. Selecione a área da foto em que está a fonte desejada, arrastando a linha para os limites das letras. O importante é que somente uma linha seja selecionada. Feitos todos os ajustes necessários, vá no círculo azul, no centro;

  • Para acessar as opções de girar a foto ou inclinar, basta clicar sobre o ícone de um retângulo inclinado com uma seta.

Captura de tela do site WhatTheFont

4. Em seguida, serão exibidas sugestões de fontes igual ou semelhantes àquela que procura. Muitas delas são pagas, mas há também letras gratuitas disponíveis que podem atender às suas necessidades;

5. Antes de baixar, é possível testar como ficam outras palavras nas fontes disponíveis. Basta digitá-las no campo Enter your own text e depois clicar em Change Text. O usuário também consegue ajustar o tamanho da letra, arrastando a barra com duas letras A da direita para a esquerda e vice-versa;

Captura de tela do site WhatTheFont

6. Caso esteja satisfeito com alguma das fontes disponíveis (e disposto a pagar, se não for gratuita), vá em Get it e, na tela seguinte, em Buying choices. Depois, é só seguir as orientações de compra do site.

O MyFonts oferece fontes com licenças e preços que podem ser distintos para diferentes tipos de usos. Há opções como desktop, web fonte, aplicativos, e-pubs, servidores e publicidade online.

Se quiser, pode conferir as fontes que deseja em outros sites, que funcionam de forma semelhante, como os listados abaixo:

Como descobrir fonte no Photoshop

Quem tem o Photoshop instalado no computador, pode recorrer ao programa para identificar a fonte de uma imagem. Basta abrir o arquivo com a letra e selecionar a fonte com a ferramenta de seleção.

Captura de tela do Photoshop com explicação de como encontrar fonte na imagem

Então, vá em Texto e, no menu que abrir, clique em Localizar fonte semelhante. Dependendo do tipo, pode ser que a correspondência não seja tão fiel quanto à do site MyFonts, mas não deixa de ser um recurso útil.

Como descobrir a fonte tirando foto do celular

O WhatsTheFont conta com app para Android e iOS, que permite fazer uma foto e descobrir na hora qual a fonte de um texto. Apesar de o site funcionar para dispositivos móveis, não conta com a funcionalidade de tirar fotos na hora.

Além disso, ter o programa pode ser um opção mais prática para quem consulta fontes com frequência. Primeiro passo é instalar o aplicativo em seu smartphone Android ou iPhone. Depois, siga as instruções abaixo.

1. Abra o app, confirme a leitura dos termos e condições de uso e dê as permissões necessárias ao programa;

2. Ao ver uma fonte que deseja identifica, mire a câmera e pressione o círculo no centro da tela para fotografar;

WhatTheFont

3. Ajuste a área de seleção do texto e, se quiser, altere a inclinação no ícone de um retângulo inclinado. Ao concluir os ajuste, toque sobre o círculo em azul, no centro;

Captura de tela do app WhattheFont

4. Aguarde que o serviço processe os dados e entregue os nomes das fontes semelhantes, que podem ser adquiridas através do site do serviço.

Sites para baixar fontes grátis

O WhatTheFont, além de identificar fontes, disponibiliza fontes para download. A maioria, no entanto, é paga. Portanto, se não quiser ou puder investir em alguma letra, reunimos alguns serviços que disponibilizam fontes grátis.

É provável que não encontre exatamente aquela que deseja, mas deve achar algo bem parecido, que possa atender às suas necessidades de forma econômica.

Google Fonts

Captura de tela do site Google Fonts

O Google Fonts disponibiliza centenas de fontes gratuitamente para baixar. A plataforma permite visualizar os tipos por frase, alfabeto, parágrafo ou numeral. Se gostar de alguma, é possível baixar toda a família ou apenas um ou mais estilos específicos.

BeFonts

Captura de tela do site befonts

O BeFonts oferece milhares de opções de fontes gratuitas, divididas por estilos. Há opções de letras estilo escrita à mão, com e sem serifa, display, entre outras.

Ao encontrar uma que o agrade, fique atento aos direitos de uso. Algumas delas são restritas apenas ao uso pessoal, sendo proibida a utilização de cunho comercial.

Urban Fonts

Captura de tela do site urbanfonts

O Urban Fonts reúne mais de 8 mil fontes gratuitas para download, organizadas por diversos estilos. No site, é possível encontrar letras em 3D, góticas, no padrão de máquina de escrever, quadrinhos, distorcidas e muito mais.

Se gostar de alguma, também é importante que confira os direitos de uso. Há opções totalmente gratuitas, outras apenas para testes e algumas que não permitem o uso comercial.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.