Veja como fazer print da tela em qualquer celular Android e iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer print no celular é uma alternativa fácil para salvar conversas do WhatsApp, imagens da web ou até mesmo erros do sistema. Além do método padrão do Android, é comum as marcas criarem maneiras extras de dar print screen. Já no iPhone, a forma de fazer a captura da tela varia de acordo com o modelo.

O AppGeek explica a seguir como fazer print nos celulares iPhone, Samsung, Motorola e Asus. Veja também como fazer screenshot nos aparelhos da Huawei, LG, Xiaomi e Sony.

Como fazer print screen no celular Samsung

Uma das marcas mais vendidas no Brasil, a Samsung permite fazer captura de tela em seus aparelhos de três formas diferentes.

Pelos botões

Como tirar print Samsung
Reprodução/ Samsung

A maneira de fazer o screenshot de aparelhos Samsung através dos botões varia de acordo com o modelo. Nos mais novos, basta seguir o padrão de apertar, ao mesmo tempo, o botão de volume para baixo e o de Ligar/ Desligar. Esse procedimento é válido para todos os modelos Galaxy, segundo a marca.

Fazer print celular Samsung
Reprodução/ Samsung

Já aparelhos mais antigos podem ter duas alternativas para tirar print. Em alguns, é necessário pressionar os botões Home e de Ligar/ Desligar simultaneamente.

Como tirar print no celular Samsung
Reprodução/ Samsung

O outro padrão, de acordo com a empresa, quase não é mais usado. No entanto, deve ser testado caso os outros dois não funcionem. Ele consiste em apertar os botões Home e Voltar ao mesmo tempo.

Deslizando a palma da mão

Como fazer print celular Samsung
Reprodução/ Samsung

Alguns smartphones da Samsung contam com o recurso de captura por movimento, que busca tornar o procedimento ainda mais intuitivo. Nesses aparelhos, é possível dar print screen arrastando a palma da mão lateralmente pela tela, da direita para a esquerda.

Para isso, é preciso que a função seja ativada nas configurações do celular. A empresa sugere que o usuário pesquise por Deslizar a lateral da mão para captura na barra de busca das configurações. Ao encontrar a opção, basta mudar de Desativado para Ativado.

Captura estendida

Como fazer print celular Samsung
Reprodução/ Samsung

Algumas marcas oferecem a opção de captura estendida. Com ela, é possível printar não apenas a tela visualizada, mas rolar até onde interessa. A funcionalidade é interessante para gravar conversas, textos e páginas da web longas.

O recurso, entretanto, está disponível apenas em celulares mais modernos da Samsung. Após fazer o print, da maneira como explicamos acima, verá na tela o ícone de uma seta para baixo. Toque sobre ele para a tela deslizar e mais conteúdo ser capturado.

Como fazer print screen no iPhone

A forma de fazer screenshot no iPhone varia de acordo com os modelos da Apple. Os prints feitospodem ser encontrados no seguinte caminho Fotos → Álbuns → Capturas de tela.

Como fazer print screen no iPhone X e iPhone 11

Como fazer print no iPhone
Reprodução/ Apple

Nos modelos mais recentes de iPhone, a captura de tela é feita ao apertar os botões de aumentar o volume e lateral ao mesmo tempo. Será gerada uma captura e exibida no canto inferior direito da tela. Toque sobre para abrir. Se quiser excluir, basta arrastar para a esquerda.

Como fazer print screen no iPhone 6, 7 ou 8

Como fazer print no iPhone
Reprodução/ Apple

Nesses modelos, o screenshot é feito ao pressionar simultaneamente os botões Home e lateral. Toque sobre a miniatura que será exibida para ver o resultado ou arraste para a esquerda se quiser descartar.

Como fazer print screen no iPhone 5, SE ou anterior

Como fazer print iPhone
Reprodução/ Apple

Para dar print no iPhone 5, SE ou anterior segure os botões Home e superior ao mesmo tempo. Uma miniatura da imagem capturada surgirá tela. Para abrir, toque sobre ela.

Como fazer print screen no celular Motorola (Lenovo)

É possível fazer print nos celulares Motorola pelos botões e através do modo de captura rápida.

Através dos botões

Assim como em todos os aparelhos Android, os smartphones da Motorola permitem dar print através de uma com combinação de botões. Para isso, basta apertar os de Ligar/ Desligar juntamente com o de diminuir o volume durante alguns segundos.

Captura rápida

A captura rápida permite fazer o screenshot ao tocar com três dedos ao mesmo tempo na tela. De acordo com a fabricante Lenovo, o recurso está disponível a partir dos seguintes modelos: Moto X4, Moto Z3 Play, Moto G6 e Moto E5.

Para ativar, basta abrir o app Moto, tocar em Recursos e depois em Moto Ações. Depois, é só ativar a chave relativa ao item Captura rápida de tela.

Como fazer print screen no celular Asus

Usuários dos modelos Zenfone, da Asus, contam com duas formas de tirar print do celular. Em qualquer aparelho da marca, as imagens capturadas podem ser encontradas na pasta Captura de tela, que fica dentro de Armazenamento interno.

Através dos botões

Como fazer print no celular Asus
Reprodução/ Asus

Os smartphones da Asus também seguem o padrão dos aparelhos Android no que diz respeito ao print screen. Para fazer, basta apertar os botões Ligar/ Desligar e de diminuir o volume ao mesmo tempo.

Ao tocar na tela

Outra forma que alguns modelos Zenfone permitem fazer a captura é ao tocar e segurar a tela por alguns segundos. No entanto, é necessário acessar as configurações do aparelho para ligar essa opção.

Para isso, basta seguir o caminho: Configurações → Configuração Personalizada ASUS → Chave de aplicativos recentes ou Tecla de aplicativos recentes. Na janela que abrir, opte por Toque e segure para tirar screenshots.

Como fazer print screen no celular Huawei

A Huawei é uma das marcas que oferece maior variedade de opções para fazer screenshot em seus smartphones. Independentemente da forma que escolher, as imagens capturadas vão todas para o mesmo lugar. Ficam armazenadas na Galeria do aparelho.

Através dos botões

A forma de tirar um print através dos botões dos celulares Huawei é a mesma da maioria dos dispositivos Android. Basta pressionar o botão de Ligar/ Desligar e o de diminuir o volume ao mesmo tempo e pronto.

Ao bater na tela

Alguns modelos da Huawei permitem fazer a captura batendo duas vezes na tela, usando o nó dos dedos. Em geral, a opção vem ativada de fábrica. Caso ainda não esteja em seu telefone, vá em Configurações → Recursos de acessibilidade→ Atalhos e gestos → Fazer captura de tela.

Em seguida, verifique se a opção Captura de tela inteligente está ativada.

Captura estendida

Como fazer print Huawei
Reprodução/ Huawei

Os aparelhos da Huawei também contam com a opção de dar print em toda a tela, ideal para compartilhar conversas ou textos longos. Para realizar, basta desenhar uma letra S na tela com o nó do dedo (é necessário visualizar um traçado azul para que funcione).

Em seguida, a tela começará a rolar sozinha. Toque no ponto onde deseja que a captura pare.

Outra opção é acessar o menu de atalhos e tocar sobre o ícone de captura de tela. Surgirá uma miniatura do print no canto inferior direito da tela. Toque sobre ela e, em seguida, em Captura, que surge no menu inferior. Logo, a tela começará a rolar. Toque no local onde quer que o print termine.

Como fazer print screen nos celulares Sony, LG e Xiaomi

Nos smartphones Sony, LG e Xiaomi, o procedimento para dar print na tela é o padrão. Portanto, nesses aparelhos, basta apertar os botões de Ligar/Desligar e o de diminuir volume ao mesmo tempo.

Caso o procedimento não funcione em seu aparelho, pode ser que esteja usando um modelo mais antigo. Então, tente apertar o botão Home e o de Ligar/ Desligar ao mesmo tempo.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.