Aprenda como formatar um celular Samsung mesmo bloqueado


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao formatar um celular Samsung, o telefone volta às configurações de fábrica. O processo delata todos os dados adicionados pelo usuário no aparelho. O procedimento pode ser realizado mesmo com o dispositivo bloqueado, ou seja, mesmo se esquecer a senha ou padrão de acesso. É o chamado hard reset, feito através dos botões físicos.

Quem se lembra da senha pode resetar o smartphone através das configurações do sistema Android. O importante é, sempre que possível, realizar o backup do celular para não perder nada ao formatar.

Confira a seguir como formatar celulares da fabricante das linhas Galaxy de duas maneiras. De quebra, veja também como fazer o backup dos seus dados nos dispositivos da marca sul-coreana.

Como formatar celular Samsung (hard reset)

O hard reset, também conhecido como restauração forçada, permite formatar o celular Samsung mesmo com ele desligado. Isso significa que é a opção ideal para quem esqueceu a senha ou padrão de acesso.

Vale lembrar que o procedimento apaga não só as configurações, como também todos os dados do usuário. Para não ser pego de surpresa, o ideal é ter o backup do smartphone sempre em dia.

A fabricante não recomenda que usuários do Android 5.1 ou superior que não saibam o e-mail e a senha do Gmail cadastrados no aparelho realizem o procedimento. Nesses casos, o desbloqueio precisa ser feito em um centro de restauro Samsung.

Por fim, é necessário que o celular esteja com, ao menos, 60% de carga. Se estiver de acordo com todas as informações acima, confira a seguir o passo a passo.

1. Com o aparelho desligado, aperte os botões de aumentar o volume e Ligar/ Desligar durante alguns segundos;

2. A tela ligará uma vez e apagará em seguida. Quando ligar pela segunda vez, solte o botão de Ligar/ Desligar. O botão de aumentar o volume deve permanecer pressionado até surgir a imagem do robô símbolo do sistema Android;

3. Agora, será exibida uma lista de opções. Em todas as instruções a seguir, use os botões de volume para navegar pelos itens e o de Ligar/ Desligar para selecioná-los. Seguindo essas instruções, vá em Wipe data/ factory reset e selecione a opção;

Como formatar celular Samsung
Reprodução/ Samsung

4. Em seguida, vá em Yes delete all user data e selecione o item. Em seguida, todas as informações serão apagadas;

5. Agora é hora de reiniciar o sistema. Para isso, vá em Reboot system now e selecione a opção.

Como formatar celular Samsung
Reprodução/ Samsung

Pronto, agora é só esperar o aparelho ligar.

Como formatar celular Samsung com botão Home (hard reset)

Se o seu aparelho for mais antigo e tiver o Botão Home (aquele central abaixo da tela), o processo é um pouquinho diferente. Confira:

1. Com o aparelho desligado, aperte os botões de aumentar o volume, Ligar/ Desligar e Home durante alguns segundos;

2. A tela ligará uma vez e apagará em seguida. Quando ligar pela segunda vez, solte o botão de Ligar/ Desligar. Os botões de aumentar o volume e Home devem permanecer pressionados até surgir a imagem do robô símbolo do sistema Android;

como formatar celular samsung
Reprodução/ Samsung

3. Agora, será exibida uma lista de opções. Em todas as instruções a seguir, use os botões de volume para navegar pelos itens e o de Ligar/ Desligar para selecioná-los. Seguindo essas instruções, vá em Wipe data/ factory reset e selecione a opção;

4. Em seguida, vá em Yes delete all user data e selecione o item. Todas as informações serão apagadas;

5. Agora é hora de reiniciar o sistema. Vá para Reboot system now e selecione.

Como formatar celular Samsung aos padrões de fábrica pelo sistema

A opção de formatar o celular aos padrões de fábrica é válida para os usuários que se lembram da senha ou padrão de acesso.
A formatação de um celular Samsung aos padrões de fábrica, pode ser feita da mesma forma que em outros smartphones com o sistema Android.

1. Abra o app Configurações;

2. Agora, vá em Gerenciamento geral ou Sistema;

3. Em seguida, toque em Restaurar;

4. Vá em Restaurar padrão de fábrica;

5. Então toque no botão Redefinir;

6. Confirme sua decisão em Apagar tudo.

De acordo com a própria marca, os caminhos para a restauração variam de acordo com as versões do sistema operacional. As instruções acima são válidas para celulares Samsung com Android 8.0, 9.0 e Android Go.

Caso use uma edição anterior, deve fazer o seguinte:

  • Android 7.0: Config. → Gerenciamento Geral → Zerar → Restaurar padrões de fábrica.
  • Android 5.1 ou 6.0: Aplicações → Config → Fazer backup e redefinir → Restaurar padrão de fábrica → Zerar dispositivo → Apagar tudo.
  • Android 5.0 ou inferior: Aplicações> Config> Fazer backup e redefinir> Restaurar padrão de fábrica> Zerar dispositivo> Apagar tudo.

Como saber qual a versão do Android

É possível descobrir a sua versão do Android facilmente através das configurações do celular. Vá em Configurações, depois em Sobre o Telefone ou Sobre o dispositivo.

Em seguida, vá em Info software e selecione Versão Android.

Como fazer backup em celular Samsung

Como dissemos anteriormente, o ideal é fazer o backup do celular antes de formatar. Desse modo, suas fotos e arquivos são salvos mesmo zerando o aparelho.

Além do processo no Google Drive, comum aos dispositivos Android, a empresa oferece outras duas alternativas. O armazenamento de dados também pode ser feito através dos serviços Find My Mobile e Samsung Cloud.

Como fazer backup em celular Samsung com o Google Drive

Ao realizar o procedimento abaixo, os dados ficam guardados no serviço de armazenamento na nuvem do Google. São salvas informações como contatos, configurações do aparelho, mensagens SMS, apps e redes Wi-Fi com as senhas.

Para fazer o backup no Google Drive, siga o caminho: App Configurar → Sistema → Backup → Fazer backup no Google Drive.

Como fazer backup em celular Samsung com o Find My Mobile

Find my Mobile Samsung
Reprodução/ Samsung

O Find my Mobile é um site que permite não só encontrar o telefone como também fazer o backup do celular através do computador. O conteúdo é salvo no Samsung Cloud, serviço de hospedagem na nuvem da marca.

Para realizar o procedimento, é necessário ter o smartphone conectado à internet, de preferência ao Wi-Fi. A conta Samsung também tem que estar cadastrada no aparelho.

Então, acesse o site do Find My Mobile e, caso ainda não esteja logado, clique em Entrar. Faça o login com sua conta Samsung.

Depois, basta seguir o caminho: Backup → selecione os apps e dados que deseja salvar → Backup → Concordo → Backup.

Como fazer backup em celular Samsung usando o Samsung Cloud

como formatar celuar samsung
Reprodução/ Samsung

O Samsung Cloud é o serviço de armazenamento na nuvem da marca. É possível salvar os dados do aparelho diretamente do celular.

Basta apenas que o dispositivo esteja conectado à internet, de preferência ao Wi-Fi, para evitar gastar os dados móveis. Também é necessário conectar o celular à sua conta Samsung.

Para realizar o procedimento, siga o caminho: Config. → Contas e Backup ou Nuvem e contas → Samsung Cloud → Fazer backup deste telefone → Fazer backup. Então, selecione os dados e conteúdos que deseja salvar e toque novamente em Fazer o backup.

AppGeek indica:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.