Ao bloquear sites no celular, o usuário consegue impedir o acesso a páginas indesejadas. O recurso é ideal para quem compartilha o aparelho com crianças, evitando que acessem conteúdos impróprios ou inadequados para a idade.
Se você se preocupa com o que seus filhos veem, o AppGeek preparou dicas para bloquear sites e controlar o acesso à internet nos dispositivos Android. Em algumas deles, não é preciso nem baixar apps. Confira!
Ative o Filtro SafeSearch
Com o recurso SafeSearch, é possível bloquear resultados indesejados nas suas buscas. Apesar de ser muito útil para ocultar conteúdos explícitos, o próprio Google informa que o serviço não é totalmente preciso. Por isso, recomenda atenção constante dos pais e responsáveis enquanto os pequenos utilizam a internet.
1. Abra o Chrome e acesse a página de configurações do filtro SafeSearch;
2. Caso não esteja conectado(a) à sua conta do Google, faça o login. É importante que seja a mesma conta do Google que utiliza no celular em que deseja controlar os acessos;
3. Toque sobre a chave exibida na tela, que mudará o status de Desativado para Ativado.
Ao seguir o passo a passo acima, serão cobertas tanto as pesquisas feitas na barra de endereços do navegador quanto aquelas realizadas no app de pesquisas do Google.
Controle dos pais na Google Play Store
O Controle dos pais é uma função que bloqueia downloads e impede a instalação de apps sem a permissão dos responsáveis. Ao configurar o recurso, a gestão sobre o que é baixado ou acessado no aparelho é praticamente total.
1. Abra o app do Google Play no celular que deseja monitorar e toque sobre a sua imagem de perfil, no canto superior direito do aplicativo;
2. No menu que surgir, vá em Configurações;
3. Agora, selecione a opção Família;
4. Em seguida, toque em Controle dos pais;
5. Toque sobre a chave ao lado de O controle dos pais está desativado;
6. Escolha uma senha de quatro dígitos que será solicitada para alterar o controle dos pais e confirme em OK;
7. Em seguida, repita o código e confirme em OK novamente.
Pronto! Com o Controle dos pais está ativo! A partir de agora não precisa se preocupar com os apps que as suas crianças vão baixar.
Importante: o Controle dos pais é válido por dispositivo. Se a criança ou adolescente tem acesso a mais de um smartphone, o procedimento precisa ser feito em cada um dos celulares.
Outro ponto a se considerar é que o Controle dos pais respeita diretrizes de cada país. Por isso, caso viaje para o exterior com a família, esteja atento aos conteúdos que serão liberados nos smartphones dos seus filhos.
4 aplicativos para bloquear sites
1. Google Family Link
O Google Family Link funciona como uma espécie central de controle das atividades de usuários com menos de 13 anos. É possível monitorar o tempo de uso por apps e os downloads feitos na Google Play Store.
Também é possível bloquear, remotamente, aplicativos ou todo o aparelho, quando acreditar que é hora de fazer uma pausa. Os responsáveis podem ainda limites de horários para o uso do dispositivo.
Outro recurso interessante é o monitoramento da localização da criança através do GPS do celular. Os pais conseguem saber exatamente onde ela está, desde que esteja com o smartphone ligado.
2. Kaspersky SafeKids
O Kaspersky SafeKids traz diversas funções atrativas para os pais, mesmo na opção grátis. O aplicativo permite bloquear conteúdos indesejados, monitorar a bateria e o GPS.
Também é possível gerenciar remotamente configurações e notificações suspeitas, assim como ter acesso a resumos do que seus filhos pesquisam e compartilham. Outro ponto alto são as dicas de especialistas sobre segurança online.
3. F-Secure Mobile Security
Apesar de ser um antivírus, o F-Secure Mobile Security também fornece o recurso de Controle dos pais. Simples de ativar, ajuda a proteger as crianças de conteúdos impróprios.
O app permite acessar o que seus filhos acessam, bloquear sites e impedir a instalação de apps que não sejam aprovados por você. Simples, fácil e rápido de usar!
4. Safe Family
Com o Safe Family, da empresa de segurança digital McAfee, os responsáveis têm acesso a um feed com as atividades dos seus filhos no celular. O bloqueio de sites e aplicativos impróprios é simples, assim como estabelecer limites de tempo de uso de tela.
Além disso, caso a criança queira um aplicativo bloqueado, basta pedir aos pais o desbloqueio. Também é possível localizar o smartphone monitorado mesmo fora de casa, usando o GPS do aparelho.
AppGeek recomenda: