Saiba como bloquear sites no celular e controlar o acesso à internet


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Não tem jeito: os smartphones fazem parte da vida de quase todo mundo. As crianças não ficam de fora, sendo um dos principais públicos a utilizar aplicativos no celular atualmente. Mas nem tudo são flores na internet e, se você se preocupa com o que seus filhos acessam na rede, o AppGeek preparou algumas dicas para elevar a segurança nos dispositivos dos pequenos.

Nos celulares Android, a integração dos serviços do Google fornece várias opções para que você tenha o controle e possa bloquear sites e conteúdos impróprios para a faixa etária em questão. Por isso, com as indicações abaixo você já passa a contar com muito mais segurança para os seus filhos. Veja:

Ative o Filtro SafeSearch

Com o SafeSearch, o Google permite bloquear resultados indesejados nas suas buscas. Fundamental para os pais que deixam os filhos utilizarem o smartphone e não querem que eles acabem em páginas não destinadas para crianças.

O próprio Google informa que o serviço não é 100% preciso, recomendando atenção. Entretanto, é bastante útil para bloquear resultados de conteúdo explícito.

Com o serviço ativado, imagens pornográficas ou conteúdo com linguagem imprópria são suprimidos, aumentando a segurança para não cair em páginas indesejadas para a faixa etária do usuário. Veja como é rápido ativar a função:

  1. Abra o aplicativo do Google;
  2. No canto inferior direito, clique em Mais;
  3. Vá às Configurações;
  4. Toque em Contas e privacidade;
  5. Ative a função Filtro SafeSearch.

SafeSearch

Com o simples passo a passo acima, você já estará no controle das pesquisas ao não ter mais resultados com linguagem explícita e imagens impróprias para menores. Fácil e rápido de começar a ter mais segurança sobre os resultados de buscas!

Controle dos pais na Google Play Store

Muito útil e simples de se usar, o Controle dos pais é uma função criada pelo Google para facilitar limites claros para crianças e adolescentes em seus dispositivos ao baixar apps e jogos.

Com base no nível de maturidade do utilizador, o Controle dos pais bloqueia downloads e a instalação de apps sem a permissão dos responsáveis. É bastante simples de configurar e, com a criação de uma senha, o controle sobre o que é baixado ou acessado no aparelho é praticamente total.

Como ativar o Controle dos pais:

  1. No dispositivo a ser monitorado, abra a Google Play Store;
  2. Acesse as Configurações;
  3. Selecione Controle dos pais;
  4. Toque para ativar a função;
  5. Crie uma senha.

ControlePaisGooglePlay

Pronto! Com o Controle dos pais ativo, você não precisa se preocupar com o que suas crianças tentem baixar. Vale citar que todos os jogos e aplicativos, mesmo que acima da faixa etária selecionada, ainda vão aparecer nos resultados das buscas.

O diferencial é que não será possível baixar esses conteúdos sem que os pais digitem a senha que libera o download.

Importante: o Controle dos pais é válido por dispositivo, ou seja, se você tem mais de uma criança ou adolescente com smartphones em casa, o procedimento precisa ser feito em cada um dos celulares.

Outro ponto a se levar em consideração é que o Controle dos pais respeita diretrizes de cada país. Por isso, caso viaje para o exterior com a família, esteja atento aos conteúdos que serão liberados nos smartphones dos seus filhos.

6 aplicativos para bloquear sites

Além das opções acima, há diversas maneiras de bloquear sites e controlar o acesso à internet em dispositivos móveis.

A primeira opção na lista abaixo é do próprio Google, complementando ainda mais as funções explicadas acima. E se você quer algo diferente, a gente também separou alguns dos melhores aplicativos para a segurança online sua e de seus filhos.

1. Family Link

FamilyLink

Para estimular os pais a promover hábitos digitais saudáveis, o Google criou o Family Link, que é como uma central de controle para que você tenha acesso às atividades do seu filho menor de 13 anos no smartphone. Dá para ver as horas gastas em determinados apps e os downloads feitos na Google Play Store.

Com acesso ao Family Link, você ainda tem disponíveis indicações de aplicativos para crianças. As dicas são feitas por professores e selecionadas pelo Google para diversas faixas etárias. Assim, você tem a certeza de que os apps no smartphone do seu filho são os mais adequados para a idade dele!

Além disso, com o Family Link você pode estabelecer limites de tempo de uso do dispositivo, bem como os horários para dormir e deixar o celular de lado. Remotamente, você pode bloquear apps ou até mesmo todo o aparelho quando é hora de fazer uma pausa, seja para brincar, comer, dormir ou passar um tempo com a família.

Para ainda mais segurança, quando a criança estiver fora de casa, é possível saber exatamente onde ela está, desde que esteja com o celular ligado. Perfeito para aqueles pais que não gostam de perder os filhos de vista nem digitalmente!

Para baixar o Family Link, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Kaspersky SafeKids

KasperskyKids

Com uma versão paga e outra gratuita, o Kaspersky SafeKids traz diversas funções atrativas para os pais, mesmo na opção grátis. No aplicativo, você pode bloquear conteúdos indesejados, monitorar a bateria e o GPS.

Também é possível gerenciar remotamente configurações e notificações suspeitas, assim como ter acesso a resumos do que seus filhos pesquisam e compartilham. Outro ponto muito interessante é contar com dicas de especialistas em assuntos sobre segurança online.

O aplicativo, que promete muito mais simplicidade que as opções de Controle dos pais acima, dá para ficar conectado às crianças e ter certeza de que estão em um local seguro.

Para baixar o Kaspersky SafeKids, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. F-Secure Mobile Security

FSecure

Apesar de ser também um antivírus, com diversas ferramentas interessantes para este fim, o F-Secure Mobile Security também fornece Controle dos pais. É muito simples de ativar e fornece opções simples para proteger suas crianças de conteúdos impróprios.

Com o app, você pode ter acesso ao que seus filhos andam acessando e bloquear sites que podem ser indesejados para a faixa etária das crianças. Também dá para impedir a instalação de apps que não sejam aprovados por você. Simples, fácil e rápido de usar!

Para baixar o F-Secure, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. McAfee Controle Parental

McAfeeParentalControl

Recheado de funções atrativas para quem quer levar a segurança digital da sua família a um novo patamar. Com o McAfee Controle Parental, você tem acesso a um feed com as atividades dos seus filhos, elaborando um relatório completo sobre o uso dos dispositivos.

O bloqueio de sites e aplicativos impróprios para determinada faixa etária é simples, assim como estabelecer limites de tempo para que seus filhos não passem o dia todo com os olhos colados na telinha.

Além disso, caso a criança queira um aplicativo bloqueado, basta pedir aos pais o desbloqueio. Isto, claro, depois de explicar exatamente o que querem acessar. Também é possível localizar a criança caso esteja fora de casa.

Para baixar o McAfee Controle Parental, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. Norton Family

NortonFamily

O Norton Family Parental Control é bastante atrativo. Repleto de funções para que você monitore as atividades dos seus filhos no celular, o aplicativo tem como premissa estimular bons hábitos na internet e alertar sobre a segurança online.

Com o app, é fácil supervisionar as pesquisas feitas pelas crianças, os sites mais visitados e bloquear aqueles que considerar impróprios para a faixa etária do seu filho. Com a inclusão de “regras da casa”, o Norton avisa os pais quando uma destas regras é quebrada, para que haja abertura para uma conversa sobre segurança online.

Claro, com o Norton Family você consegue ver a localização exata da criança em um mapa interativo, além de ter acesso às mensagens SMS trocadas no dispositivo monitorado. Perfeito para quem se preocupa com quem suas crianças estão conversando na web!

Há ainda a supervisão de vídeos e tempo, permitindo aos pais que forcem uma pausa quando julgarem necessário. Com os relatórios completos, é possível ter um panorama geral do uso que seus filhos fazem de seus smartphones.

Para baixar o Norton Family, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

6. (OFFTIME)

OFFTIME

Esse é um aplicativo para quem quer bloquear apps no celular, como o navegador de internet ou o Facebook, sem necessariamente controlar filhos. Voltado para uso pessoal, o (OFFTIME) promete horas livres de qualquer distração para que você possa finalizar o TCC ou aquele projeto para o trabalho.

Muito simples de usar, você tem um leque de opções: bloquear chamadas, mensagens e notificações e a possibilidade de personalizar uma resposta automática para quem entrar em contato. Dá para limitar o uso do smartphone, assim como agendar momentos para não se distrair nem por um segundo.

É possível ainda rastrear o dispositivo e, com relatórios completos, verificar o quanto o smartphone foi utilizado. Assim você pode configurar objetivos e lembretes sobre o tempo que passa com o celular na mão.

Obviamente, a função mais interessante é bloquear aplicativos e restringir seu acesso à internet. Para isso, você precisa selecionar o tempo que quer manter o foco sem distrações. Pense bem, pois não há a opção de parar esta função manualmente. Ótimo para quem quer paz enquanto foca em coisas realmente importantes!

Para baixar o (OFFTIME), selecione o sistema operacional: Android / iOS.

Com essas indicações, você pode tomar o controle de tudo o que seus filhos fazem no celular, estabelecendo limites e educando-os para o mundo virtual. Sem falar ainda nas opções de segurança e produtividade que podem ser muito atrativas até para quem não tem filhos.

Agora que você já sabe como bloquear sites, conheça os 7 melhores antivírus gratuitos para proteger seu celular. Mas se você quer elevar sua segurança digital, saiba como gravar a tela do PC sem complicações e descubra 6 aplicativos de espionagem que podem ser grande utilidade!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.