Saiba como baixar vídeos no iPhone em apenas 4 passos!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

O Shortcuts é um aplicativo grátis que permite aos usuários do iPhone fazer download de vídeos de diversas plataformas diretamente no smartphone. Dá para baixar conteúdo de vários sites, como YouTube, Instagram e Facebook.

Devido a limitações entre o iOS e serviços Google, muitos programas que permitiam baixar vídeos no iPhone já não funcionam mais. O Shortcuts é uma das únicas opções disponíveis atualmente para este fim.

Conheça o Shortcuts

Shortcuts Ad

O Shortcuts (Atalhos, em português) é uma ferramenta de automação pessoal. É capaz de criar tarefas automáticas, de acordo com as necessidades do usuário. São mais de 200 ações para funções e ferramentas, como Contatos, Calendário, Mapas, Músicas, Safari, redes sociais, Câmera, nuvens, entre outras.

É possível fazer GIFs e salvar arquivos em PDF diretamente do Safari. Além de criar proteção de tela com acesso a ligação direta a determinado contato, entre outras opções. O objetivo é "encurtar o caminho" de ações específicas, como baixar vídeos.

Para baixar o Shortcuts, clique aqui.

Passo a passo de como usar o Shortcuts

1. Após adquirir o Shortcurts, será necessário incluir o fluxo de baixar vídeos do YouTube. Como o número de ações é muito amplo, vá ao site do aplicativo pelo navegador do aparelho e procure por um atalho de download do YouTube. Ao encontrar a opção, clique em Get Shortcut;

2. Então, abra o vídeo desejado no YouTube pelo Safari. Clique no botão de compartilhamento do iPhone, como exibido abaixo;

Baixar vídeo do youtube

3. Em seguida, toque em Mais (três pontinhos). Na nova janela, para disponibilizar o app para utilização, ative a chave ao lado de Shortcut;

Baixar vídeo do youtube

4. Abra o Safari novamente no vídeo do YouTube que deseja baixar e acesse o botão de compartilhar do iPhone. Dessa vez, selecione a nova opção Shortcut.

Baixar vídeo do youtube

  • Pelo app do YouTube, o caminho é Compartilhar > três pontinhos > Shortcut.

Pronto! Com os demais passos automatizados, o vídeo será salvo no telefone.

Os testes com o app tiveram mais sucesso com o download de vídeo pelo Safari. O aplicativo funcionava corretamente em 25 de julho de 2019.

Fique atento aos direitos autorais

A maioria dos vídeos que circula pela internet são protegidos por direitos autorais. Isto significa que não podem ser reproduzidos ou compartilhados sem a autorização do autor ou mediante o pagamento destes direitos.

Por isso, antes de efetuar o download de algum vídeo, verifique se pode fazer isso sem que pague ou sem autorização. Muitos conteúdos podem ser reproduzidos mediante somente ao devido crédito ao autor, enquanto outros são ilegais de baixar sem permissão ou pagamento.

Agora, confira como baixar vídeos do Instagram (e stories). E já que aprendeu a baixar vídeos, conheça os melhores editores para celular e os programas para gravar DVD mais indicados.

Caso esteja à procura de saber como baixar vídeos no Android, o AppGeek também explica tudo direitinho!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.