Celular não conecta ao Wi-Fi? 10 dicas para resolver o problema!


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O smartphone não conecta ao Wi-Fi e não sabe o que fazer para voltar a funcionar? Essa é uma situação comum e alguns procedimentos simples podem corrigir o problema. Seja por erro de autenticação, conexão sem rede ou qualquer outra dificuldade.

Um dos sinais que indicam que algo pode estar dando errado é, de acordo com o Google, ter downloads não iniciados, que expiram ou permanecem em 0%. E, claro, não conseguir carregar sites no navegador.

O AppGeek reuniu dicas que podem ajudar quando o Wi-Fi não funciona no celular. As orientações, de modo geral, funcionam tanto para smartphones com sistema Android quanto iPhones. Confira!

1. Confirme se as configurações de Wi-Fi estão ligadas

Sim, parece uma dica boba, mas, acontece com frequência. É comum achar que a opção de Wi-Fi está ativada e, ao conferir, simplesmente não está. Nos iPhones, basta seguir o caminho Ajustes → Wi-Fi e ver se a chave relativa à opção está ligada.

celular não conecta wi-fi ios

Já nos aparelhos Android, de um modo geral, basta acessar a opção no menu de atalhos rápidos. Para isso, arraste o dedo do topo da tela para baixo e vá em Wi-Fi.

Caso não encontre, siga o caminho: Configurar → Rede e Internet ou Redes sem fio e outras ou Conexões (pode variar de acordo com o dispositivo). Então, ative a chave relativa ao item Wi-Fi.

celular nao conecta ao wifi

2. Ative o Modo avião

O Modo avião é um recurso que desabilita de uma só vez todos os recursos de troca de dados, como o Wi-Fi, Bluetooth e GSM. O próprio Google sugere ativá-lo durante 10 segundos e, logo depois, desativar para tentar resolver problemas de conexão.

Nos aparelhos Android, basta acessar a opção no menu de atalhos rápidos, ao arrastar o dedo do topo da tela para baixo e ir em Modo Avião.

celular não conecta wi-fi

Caso não encontre, siga o caminho: Configurar → Rede e Internet ou Redes sem fio e outras ou Conexões (pode variar de acordo com o dispositivo) → Avançado. Em seguida, ative a chave relativa ao Modo avião. Mantenha ativado por 10 segundos e, logo em seguida, desative.

Já no iPhone, vá na Central de controle e toque sobre o ícone de um avião para ativar. Também é possível fazer o processo através do caminho Ajustes → ativar a chave relativa ao Modo Avião. Deixe ativado por 10 segundos e desative novamente.

3. Veja se o Bluetooth está ligado

Não é comum, mas pode acontecer, principalmente em aparelhos Android, de o Bluetooth ativado criar conflitos com o Wi-Fi. Ou seja, o Bluetooth, quando ligado, pode desativar o Wi-Fi. Por isso, desligue a função para ver se consegue recuperar a conexão com a internet.

No Android, siga o caminho: Configurar → Dispositivos Conectados → Preferências de conexão → Bluetooth → Desativar a chave relativa à opção. Já no iOS, vá em Definições → Bluetooth → Desative a chave relativa à opção Bluetooth.

4. Reinicie o celular

“Pode parecer simples, mas às vezes isso basta para corrigir problemas em uma conexão”, explica o Google. Portanto, quando nada funciona, não custa recorrer a essa opção para resolver a situação e conseguir conectar seu celular ao Wi-Fi.

5. Redefina os ajustes de rede

Se nenhuma das opções acima resolveu o problema, tente, então, redefinir os ajustes de rede do aparelho. Desse modo, todas as configurações relativas a conexões de dados são restauradas ao padrão de fábrica. Isso engloba não apenas o Wi-Fi, mas também de dados móveis (3G e 4G) e Bluetooth.

Wi-fi não conecta

Vale ressaltar que o procedimento apaga todas as redes Wi-Fi salvas no smartphone. Isso significa perder as senhas guardadas no aparelho. Por isso, se necessário, anote as mais importantes antes.

No Android, siga o caminho: Configurar → Sistema → Avançado → Redefinir opções → Redefinir Wi-Fi, rede móvel e Bluetooth → Redefinir Configurações. Já no iPhone, vá em Ajustes → Geral → Redefinir → Redefinir Ajustes de Rede.

wi-fi não conecta


Saiba como descobrir a senha do Wi-Fi salva no seu PC ou celular.

6. Confira se o sistema está atualizado

O sistema operacional dos smartphones costuma ser atualizado constantemente. Muitas vezes, esses updates trazem melhorias de segurança e algumas novidades para os usuários.

Quando desatualizado, pode haver problemas de funcionamento, devido a algum erro de software. Por isso, confira se o seu Android ou iOS está em dia.

Atualização do sistema

No Android, siga o caminho: Configurar → Sistema → Avançado → Atualização do sistema. Se estiver em dia, visualizará a informação Seu sistema está atualizado.

No iOS, vá em Definições → Geral → Atualização de software. Se não houver qualquer notificação, é sinal de que está atualizado.

7. Veja se o roteador/modem está ligado

Mais uma regra simples, porém funcional. Se não estiver usando uma rede pública (ou se tiver como perguntar à administração do local), confira se o modem está ligado ou funcionando corretamente.

Veja também se o seu smartphone está dentro da área de alcance do sinal e se, por acaso, está usando a senha errada. Se possível, verifique se outros aparelhos conseguem se conectar à rede Wi-Fi. Tente também ligar o celular a outras redes, uma vez que o problema pode ser com aquela em questão e não com o aparelho.

8. Reinicie o modem (se puder, claro)

É a primeira orientação dada ao ligar para uma operadora de internet quando a conexão não funciona. No entanto, esse passo só pode ser seguido caso não esteja tentando usar uma rede Wi-Fi púbica.

Primeiramente, veja se todos os cabos estão conectados corretamente. Depois, desligue o modem, aguarde cerca de 10 segundos, e o ligue novamente. Espere todas as luzes estabilizarem e tente conectar o aparelho mais uma vez.

9. Reveja os apps instalados recentemente

Alguns aplicativos baixados podem apresentar erros que causam conflitos com as configurações de Wi-Fi. Portanto, reveja os apps que baixou recentemente, desde que começou a ter dificuldades de conexão.

Se identificar algum programa suspeito, exclua imediatamente e reinicie o celular.

Veja como desinstalar vários apps de uma vez no Android.

10. Restaure o celular às configurações de fábrica

Se, infelizmente, nenhuma das opções acima adiantou para corrigir o erro, a última alternativa será restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Isso significa fazer com que todas as suas preferências, fotos, apps baixados, entre outros, sejam excluídos.

Como o próprio nome sugere, deixa o sistema como se tivesse acabado de ser comprado. Se não quiser perder informações importantes, faça antes o backup desses conteúdos.

Depois, siga os passos do nosso tutorial sobre como restaurar as configurações de fábrica no Android e iPhone.

Conseguiu resolver o problema? Então aproveite e confira 5 apps para descobrir senha de Wi-Fi em qualquer lugar! E ainda: descubra quem está usando o seu Wi-Fi e saiba como bloquear o acesso.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.