7 serviços para armazenar dados em nuvem e não perder mais nada!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Salvar arquivos, fotos e vídeos online é uma forma de nunca perder seus conteúdos mais queridos ou importantes. É uma segurança a mais se o telefone ou computador for perdido ou roubado. Pensando nisso, o AppGeek indica os melhores serviços de armazenamento em nuvem da atualidade.

Hoje em dia, no caso dos celulares, a maioria já vem de fábrica com algumas funções para guardar conteúdos em nuvem. No Android, um exemplo disso é o Google Fotos, que já vem preparado para salvar na sua conta tudo o que clicar com a câmera do smartphone. Mas se quer guardar mais que imagens, confira onde pode armazenar arquivos de texto, planilhas, apresentações e muito mais!

1. Google Drive

Armazenar dados em nuvem com o Google Drive

Provavelmente o mais conhecido dos serviços de armazenamento em nuvem, o Google Drive oferece 15GB de espaço gratuito para você começar a guardar arquivos. Caso precise de mais gigabytes, é possível fazer um pedido, sendo necessário o pagamento de uma pequena taxa.

Por ser um serviço do Google, a sincronização com diversos dispositivos fica facilitada. Dá para acessar fotos, textos e qualquer conteúdo diretamente no celular ou tablet. Claro, ao fazer login na sua conta pelo computador, todos os projetos estarão organizados na tela principal!

Caso pretenda envolver outras pessoas em algum trabalho guardado no Google Drive, dá para compartilhar tudo em poucos passos, bastando incluir o e-mail de quem deseja incluir no projeto e enviar o convite! Assim, a pessoa terá o mesmo acesso que você tem, mas apenas para aquele conteúdo específico. As alterações são sincronizadas em tempo real.

Para baixar o Google Drive no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. OneDrive

Armazenar dados em nuvem com o Microsoft OneDrive

Também muito popular, o OneDrive é uma ótima opção para quem prefere os serviços da Microsoft. No plano gratuito, você tem 5GB de espaço para guardar tudo o que for importante.

Como na maioria dos serviços de armazenamento, é possível acessar seus arquivos no celular, tablet ou computador, de qualquer lugar. Dá para fazer todas as atualizações necessárias também nos dispositivos móveis. Perfeito para quem não quer ligar o computador para fazer pequenas alterações.

Outro ponto muito atrativo do OneDrive é a possibilidade de utilizá-lo offline. Isso permite que você tenha acesso aos seus arquivos de qualquer lugar, mesmo que não tenha internet. Ótimo para quem trabalha durante viagens ou quer um tempo fora da rede para evitar distrações enquanto está focado em algum projeto.

E claro: é possível compartilhar os arquivos com quem quiser através do envio de um convite. Isto facilita o compartilhamento de arquivos que podem ser muito grandes para serem enviados por e-mail!

Para baixar o OneDrive no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Dropbox

Armazenar dados em nuvem com o Dropbox

Apesar de o espaço disponibilizado para contas gratuitas não ser muito atrativo, sendo apenas 2GB para armazenamento grátis, o Dropbox é um dos serviços para guardar arquivos em nuvem mais utilizados no mundo. Caso seja mesmo pouco espaço para as suas necessidades, ele conta com planos pagos que chegam a ter capacidade de espaço ilimitada!

Para deixar tudo fácil de encontrar, o Dropbox reúne todo o conteúdo em um único local centralizado. Assim, você consegue acessar os arquivos que mais quer sem enrolação, já que será bem rápido para visualizá-los na tela.

Como o Dropbox tem a premissa de colaboração criativa, você pode compartilhar os mais diversos tipos de arquivos, desde apresentações em PowerPoint a projetos iniciados no Photoshop! Basta enviar um convite para quem estará envolvido no projeto para que todos tenham acesso sincronizado ao arquivo.

Para baixar o Dropbox no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. MEGA

Armazenar dados em nuvem com o MEGA

O MEGA é um dos serviços com mais espaço de armazenamento atualmente. São 50GB disponíveis para a sua conta gratuita! É permitido o acesso global e seguro, uma vez que todos os dados enviados para a plataforma são criptografados de ponta a ponta. De acordo com o site da plataforma, nem mesmo o MEGA pode acessar os dados.

Como nos outros serviços, você pode compartilhar arquivos com quem quiser, dando acesso aos projetos que for envolver outras pessoas. As alterações feitas nos documentos são mostradas para todos em tempo real, permitindo que o acompanhamento de um trabalho seja feito com qualidade e segurança.

Para que não perca tempo enviando os arquivos que deseja salvar na nuvem, o MEGA oferece o Megasync, um serviço de sincronização entre o computador e a plataforma. Perfeito para quem esquece de guardar os arquivos online ou não quer lidar com essa parte do trabalho, querendo apenas o acesso à nuvem rapidamente.

Para baixar o MEGA no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. Box

Armazenar dados em nuvem com o Box

O Box é um serviço que oferece diversas modalidades de armazenamento. No plano gratuito, você tem 10GB de espaço disponível, além de contar com as mais variadas ferramentas para dar um gás nos seus projetos!

Dá para compartilhar os arquivos com as pessoas envolvidas e trabalhar neles de qualquer dispositivo, sejam celulares, tablets ou computadores. Para isso, o Box permite o armazenamento de qualquer tipo de arquivo: fotos, vídeos, apresentações, textos, entre as mais diversas opções.

Para garantir a segurança do conteúdo, o Box conta com vários parâmetros avançados de segurança. É possível, inclusive, proteger cada documento com uma senha, além de controlar o acesso dos arquivos, mesmo para aqueles que decidiu compartilhar. E caso envie algo para a pessoa errada, é só puxar o arquivo de volta, eliminando contratempos!

Para baixar o Box no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

6. MediaFire

Armazenar dados em nuvem com o MediaFire

Com 10GB de espaço disponível, é muito simples começar a armazenar arquivos em nuvem com o MediaFire. Um diferencial é poder enviar conteúdos com até 4GB, que é bem mais do que alguns dos outros serviços gratuitos. 

Para compartilhar, você faz isso imediatamente após o upload, podendo enviar um link para download por e-mail, postar no seu site, redes sociais, enviar pelo WhatsApp, etc. Basicamente, dá para compartilhar arquivos com quem você quiser, em qualquer canal de comunicação na internet. E acessá-los de onde quiser!

Para ter controle total sobre os arquivos que compartilhar, é possível criar um link de download único para cada um deles, a serem utilizados apenas uma vez. Assim, você garante que apenas uma pessoa baixe o conteúdo diretamente da sua conta. Ótimo para quem quer privacidade e evitar que documentos importantes caiam em mãos mal-intencionadas!

Para baixar o MediaFire no celular, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

7. iCloud

Armazenar dados em nuvem com o iCloud

Apesar de contar com uma versão para o Windows, o iCloud é um serviço voltado para os clientes da Apple. Gratuitamente, há 5GB disponíveis para armazenamento, mas caso queira, dá para aumentar a capacidade para até 2TB de espaço. Claro, por uma pequena mensalidade.

Para os seus projetos colaborativos no plano gratuito, o iCloud permite o compartilhamento de arquivos com até 5 pessoas, sendo muito simples enviar o que desejar para quem estiver envolvido nos trabalhos. A sincronização é automática, facilitando o controle sobre o conteúdo editado em tempo real.

Para garantir a segurança dos seus dados, o serviço conta com um sistema de criptografia. Assim, teoricamente, nem mesmo a Apple tem acesso aos arquivos, permitindo que você seja o único a controlar tudo o que for enviado para a sua conta. Para quem tem iPhone e MacOS, é uma mão na roda!

Para acessar o iCloud, clique aqui.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Os benefícios de usar a tecnologia de armazenamento em nuvem são muitos, não apenas para o uso pessoal e caseiro, mas para a sua vida profissional.

Isto porque você pode guardar arquivos de trabalho que podem ser compartilhados com os colegas da empresa, além de salvar trabalhos acadêmicos e projetos inteiros que podem ser de grande importância.

Entre as vantagens de guardar arquivos em nuvem está a mobilidade, já que você tem acesso a tudo de onde estiver e de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso proporciona maior dinamismo, principalmente se precisa lidar com projetos colaborativos. Estes podem ser feitos com menos custo e mais agilidade.

Há ainda outro ponto positivo: não precisa instalar programas. A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem oferecem editores de texto, de imagens e multimídias, agendas, planilhas, entre outras funções que poderiam requerer a instalação de um software no seu dispositivo.

Com todos esses benefícios, além de deixar computadores e celulares mais leves, criar mais dinamismo entre os envolvidos nos seus projetos e reduzir custos, é possível descansar tranquilo. Os arquivos e projetos estarão em local seguro, não havendo riscos de perdê-los. Algo passível de acontecer se estivessem salvos apenas no disco rígido!

Armazenamento em nuvem

Cuidados ao guardar dados na nuvem

Como todo serviço na internet, o armazenamento em nuvem pode trazer alguns riscos que devem ser levados em consideração pelos usuários. Um dos perigos é a invasão da conta por hackers, que podem acabar tendo acesso a informações e arquivos pessoais.

Para evitar que isso aconteça, crie senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais. Isto irá dificultar a ação de hackers. Outra recomendação é não acessar a nuvem de computadores públicos, pois podem estar infectados por vírus que podem roubar dados pessoais e repassá-los a internautas mal-intencionados.

Outro ponto crucial a ter em mente é a credibilidade do armazenamento em nuvem que escolher. Isto porque algumas plataformas podem, simplesmente, deixar de oferecer o serviço e desaparecer da internet, levando todos os seus arquivos e fotos para o lixo. Por isso, tenha cautela.

Agora que vai salvar tudo na nuvem, que tal conhecer 6 aplicativos de limpeza para organizar o celular? E se está à procura de mais segurança, veja quais são os melhores antivírus gratuitos para proteger o smartphone!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.