Como transferir contatos do iPhone para o Android em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Passar os contatos do iPhone para um celular Android pode não muito intuitivo por se tratar de sistemas operacionais diferentes. No entanto, é possível transferir os dados entre os dois aparelhos facilmente. Seja através de softwares como o iCloud, por conta do Google, e-mail, entre outras opções.

O AppGeek mostra várias formas diferentes de transferir os contatos do iOS para o Android. Escolha a sua preferida!

1. Usar a mesma conta do Google nos dois aparelhos

Este, sem dúvidas, é um dos métodos mais simples para recuperar contatos do iPhone para Android. É necessário, para tanto, ter uma conta do Google e adicioná-la nos dois smartphones.

No Android, o processo de inclusão pode ser feito assim que o aparelho é ligado pela primeira vez. Já no iPhone, pode ser menos intuitivo, mas não significa que seja complicado. Basta seguir o caminho:

1. Toque em Ajustes e, na tela seguinte, vá em Senhas e contas;

transferir contatos do iPhone para Android conta do Google

2. Agora, opte por Adicionar contas;

3. Escolha Google entre as opções disponíveis;

4. Em seguida, insira o endereço de e-mail e a senha e toque em Seguinte. Aguarde para que sua conta seja verificada;

5. Ative a chave relacionada à opção Contatos para sincronizar com sua conta do Google. Finalize o processo em Salvar.

Sincronizar seus contatos com a conta do Google significa que terá acesso a esses dados de qualquer outro aparelho em que estiver conectado à mesma conta. Inclusive a qualquer smartphone Android.

Caso não apareçam automaticamente, basta fazer manualmente a sincronização da conta no Android. Para isso, siga o caminho: app Configurar → Contas → Toque sobre a conta do Google usada no iPhone. Depois, vá em: Sincronização da conta → ícone de três pontinhos no topo da tela → Sincronizar agora.

2. Transferir contatos combinando iCloud e Google Contacts

icloud

O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem da Apple. Através dele, é possível realizar o backup de dados, incluindo dos contatos de seu iPhone. No procedimento a seguir, os contatos são salvos no sistema em formato vCard e importados para o serviço Contatos, do Google.

Portanto, para realizá-lo, é necessário tem uma conta no iCloud e outra no Google, vinculada ao seu smartphone Android. Também é preciso ter os navegadores Safari ou Firefox instalados em seu computador.

O processo é realizado em 3 simples etapas. Confira!

Fazer backup dos contatos no iCloud

Para que seus contatos do iPhone sejam salvos no iCloud, é necessário ativar a opção no aparelho. Para isso, siga o caminho: Ajustes → seu nome → iCloud.

Então, verifique sua Apple ID e, em seguida, ative a opção Contatos. Na caixa que abrir, opte por Combinar e aguarde que o processo de armazenamento na nuvem seja concluído.

Exportar contatos do iCloud para os Contatos do Google

1. Abra o Safari ou o Firefox e acesse a página iCloud.com. Caso não esteja conectado à sua conta, faça o login em sua Apple ID;

2. Agora, clique em Contatos;

Transferir contatos iphone para Android icloud

Veja como passar fotos do iPhone para o PC pelo iCloud ou cabo USB

3. Na tela Todos os Contatos, toque sobre o ícone de engrenagem, no canto inferior à esquerda da tela. Clique em Selecionar tudo;

Transferir arquivos iPhone para Android

4. Quando o processo de seleção for finalizado, vá novamente no ícone de engrenagem. Desta vez, clique em Exportar vCard;

5. Salve o arquivo em formato .vcf, que estará em sua pasta padrão de downloads de arquivos;

6. Agora, abra uma nova aba no navegador e acesse a página de Contatos do Google;

7. Clique em Importar e, na caixa que abrir, em Selecionar arquivo;

transferir contatos do iPhone para Android

8. Escolha o arquivo vCard que acabou de salvar e clique em Importar.

Abrir os contatos no Android

Agora que os contatos de seu iPhone já estão disponíveis em sua conta do Google, basta acessá-los pelo celular Android. Recomendamos que realize o processo utilizando uma rede Wi-Fi, para evitar o consumo excessivo de dados móveis.

1. Abra o app Configurar e, no menu seguinte, vá na opção Contas:

2. Toque sobre a conta do Google para a qual importou os dados do iPhone;

3. Em seguida, opte por Sincronização da conta;

Transferir contatos iPhone para Android

4. Toque sobre o ícone de três pontinhos no topo da tela à direita e vá em Sincronizar agora.

Pronto, agora já pode acessar seus contatos do iPhone em seu celular Android.

3. Enviar por e-mail, SMS ou Bluetooth

Caso queira copiar apenas alguns poucos contatos de um smartphone para outro, pode recorrer a métodos mais tradicionais como o envio por e-mail, SMS ou Bluetooth. Para isso, basta tocar sobre o nome do contato que deseja transferir. Depois, vá em Compartilhar contato.

Então, escolha o método de compartilhamento que preferir. O SMS é indicado apenas se os aparelhos usarem números de telefone diferente.

Se escolher enviar por e-mail, basta baixar e abrir o arquivo de formato .vcf que chegar à sua caixa de entrada através do dispositivo Android. Se optar por Bluetooth, será necessário que a conexão Bluetooth esteja ativada nos dois smartphones e eles estejam pareados.

4. Uso de apps terceiros

iDrive Lite

Uma alternativa para transferir os contatos de um sistema para outro é utilizar aplicativos de backup, que facilitam o processo. Há opções que salvam os dados na nuvem e permitem baixá-los através de um site do serviço. Já outros, contam com a opção de enviar os contatos para o seu e-mail.

Há ainda opções que podem ser baixadas nos dois aparelhos, facilitando a integração. Confira os principais aplicativos do mercado:

  • MCBackup (transferência via e-mail): iOS
  • iDrive Lite (armazenamento na nuvem e transferência a partir do apps nos dois aparelhos): iOS | Android
  • NQ Contacts Sync (armazenamento na nuvem. Download a partir de site do serviço): iOS
  • Contacts Sync for Google Gmail (armazenamento na nuvem e sincronização com Gmail): iOS

E através do chip (cartão SIM)?

Tanto aparelhos Android quanto iOS utilizam cartões SIM. No entanto, o iPhone não permite o armazenamento de contatos no chip. Portanto, se deseja copiar os contatos de um aparelho para o outro, é realmente preciso recorrer a alguma das opções acima.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.