10 melhores sites gratuitos para transferência de arquivos grandes


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Não precisa mais sofrer para mandar um anexo grande por email ou app de bate-papo, que costumam limitar o tamanho do ficheiro. Existem sites de transferência que permitem enviar até mesmo arquivos gigantes em poucos cliques. E o melhor: gratuitamente e sem precisar de cadastro.

O AppGeek reuniu os melhores serviços para transferir arquivos online, que permitem enviar de 2GB a conteúdos de tamanho ilimitado. Confira e escolha aquele que atender melhor a sua necessidade!

1. Transfernow

Transfernow sites de transferência gratuitos

O Transfernow garante o envio de até 4GB gratuitamentepor e-mail ou link personalizado. O serviço suporta até 250 arquivos, que podem ser compartilhados com 20 pessoas simultaneamente. Não é necessário realizar qualquer cadastro.

O usuário pode fazer até 5 transferências por dia e programar tanto o dia de envio quanto de expiração (no máximo 7 dias). Enquanto a URL for válida, os destinatários podem fazer o download quantas vezes quiserem.

Há ainda a possibilidade de proteger o conteúdo com senha e ser notificado quando as pessoas o receberem.

2. Smash

Smash transferência de arquivos

O Smash é um serviço gratuito ideal para enviar arquivos gigantes, porque não estabelece restrição de tamanho. Os conteúdos permanecem disponíveis por até 14 dias e não há a necessidade de realizar qualquer cadastro.

São duas as opções de transferência: através do e-mail ou geração de link. Antes de concluir, o site permite alterar o período de expiração do arquivo e protegê-lo com senha.

O Smash promete ainda alertar o remetente quando alguém baixar o material. Já os destinatários conseguem pré-visualizar o conteúdo antes de fazer o download.

3. WeTransfer

WeTransfer

Um dos serviços do gênero mais conhecidos, o WeTransfer permite a transferência de arquivos de até 2GB, quantas vezes quiser. Não é necessário fazer cadastro para usar a plataforma, que oferece compartilhamento através do e-mail ou da criação de um link.

Em ambos os casos, é possível incluir uma mensagem para quem for receber. A principal diferença é que o link deve ser compartilhado pelo usuário, enquanto no email, o próprio serviço se encarrega de enviar o material para os destinatários.

O conteúdo fica disponível por sete dias.

4. Google Drive

Captura de tela do compartilhamento de arquivos através do Google Drive

Famoso por seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive também pode ser usado para compartilhar arquivos grandes e até mesmo pastas inteiras facilmente. Para usá-lo, é preciso ter uma conta do Google.

Basta carregar o conteúdo em Novo → Upload de arquivo. Quando o processo for concluído, dê um clique sobre o arquivo e, em seguida, sobre o ícone de um elo de corrente (algo como 🔗), no menu superior. Será gerado um link, que poderá ser compartilhado de duas formas.

No modo Restrito, é preciso adicionar o endereço de e-mail de quem irá receber o material, para autorizar o seu acesso. Já em Qualquer pessoa com o link, é só copiar a URL e enviar, sem restrição de acesso.

5. TransferXL

TransferXL

O TransferXL une segurança à necessidade de compartilhamento de arquivos realmente grandes. Gratuito, oferece a transferência de até 5 GB de uma só vez, em quantos arquivos desejar, através de um sistema de criptografia de ponta a ponta.

O limite é de 10 GB diários. O serviço permite enviar o conteúdo via e-mail, Facebook, Twitter ou através da criação de um link. O arquivo fica no ar durante 6 dias, até expirar.

6. Send Anywhere

Send Anywhere

O Send Anywhere também é uma ótima opção para quem precisa compartilhar arquivos gigantes. Afinal, o serviço garante a transferência de até 10 GB de uma só vez, gratuitamente.

Se quiser enviar por e-mail ou link, é necessário realizar o login com sua conta do Google ou Facebook. Caso opte pelo envio direto, é gerado um código de QR mais uma chave de seis dígitos, que devem ser lidos pelo aparelho que receber o conteúdo.

Em qualquer um dos casos, o download fica disponível por 48 horas.

7. Filemail

Filemail

O Filemail permite enviar arquivos e pastas inteiras de até 5 GB gratuitamente. O serviço é uma boa opção para quem preza pela segurança.

Todo o conteúdo é escaneado para buscar vírus e malwares. Além disso, o arquivo é protegido por criptografia de ponta a ponta.

O processo pode ser feito por e-mail ou geração de links. Em ambos os casos, é possível criar uma mensagem personalizada para explicar aos destinatários do que se trata. O conteúdo expira após uma semana.

8. WeSendit

WeSendit

Apesar do visual um pouco antiquado, o WeSentit é bastante funcional. O serviço permite transferir até 2 GB, incluindo múltiplos arquivos. É possível fazer o envio por e-mail ou ao gerar um link.

De acordo com os desenvolvedores, é utilizada conexão criptografada durante os uploads, transferências e downloads. Ou seja, somente quem enviou e quem baixa tem acesso às informações.

9. MyAirBridge.com

Imagem de divulgação do site de transferênciaa de arquivos MyAir Bridge

O MyAirBridge.com é ideal para quem precisar transferir arquivos gigantes, suportando arquivos únicos de até 20 GB. O conteúdo pode ser enviado por e-mail ou ao gerar um link, que expira após 3 dias.

O serviço limita a 100 GB por mês as transferências gratuitas.

10. MailBig File

MailBilg

Mais uma boa opção, o MailBig File permite a transferência de até 2GB, com até 5 arquivos cada. O conteúdo é enviado por email para apenas um destinatário e tem duração de 10 dias.

Se quiser, pode incluir uma mensagem para quem vai receber o conteúdo. O serviço permite que o arquivo seja baixado até 10 vezes.

Tamanho-limite de arquivos nos principais mensageiros e e-mails

Como já dissemos, os principais mensageiros e serviços de e-mail permitem a transferência de arquivos com tamanho limitado. Listamos abaixo o máximo suportado por cada um deles.

  • Telegram: 2 GB
  • WhatsApp: até 16 MB (100 MB, se for documento)
  • Facebook Messenger: até 30 MB
  • Gmail: até 25 MB (arquivos maiores são transformados em link do Google Drive)
  • Outlook: 20 MB

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.