10 melhores sites gratuitos para transferência de arquivos grandes


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Não precisa mais sofrer para mandar um anexo grande por email ou mensageiro, que costumam limitar o tamanho do ficheiro. Existem sites transferência que permitem enviar, até mesmo, arquivos gigantes em poucos cliques. E o melhor, gratuitamente e sem a necessidade de cadastro.

O AppGeek reuniu os melhores serviços de transferência online, que permitem enviar de 2GB a conteúdos de tamanho ilimitado. Confira e descubra qual deles atende melhor a sua necessidade!

1. Transfernow

Transfernow sites de transferência gratuitos

O Transfernow garante o envio de até 4GB gratuitamente através de e-mail ou pela criação de um link. O serviço suporta até 250 arquivos por transferência, que podem ser compartilhados com 20 pessoas simultaneamente. Não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro.

O usuário pode fazer até 5 transferências por dia e programar tanto o dia de envio quanto de expiração (no máximo 7 dias). Enquanto o link for válido, os destinatários podem fazer o download quantas vezes quiserem.

Há também a possibilidade de proteger o conteúdo com senha, ser notificado quando as pessoas receberem a transferência e desativar a pré-visualização do arquivo. No caso da geração de links, há ainda a chance de personalizá-los.

O Transfernow oferece também pacote pago, que permite incluir até 500 arquivos por transferência, em um total de 20 GB. Também não há limite de envios por dia e pode contar com até 50 destinatários.

2. Smash

Smash transferência de arquivos

O Smash é um serviço gratuito que ficou famoso por não estabelecer um tamanho limite. Ou seja, é ideal para enviar arquivos gigantes. Os conteúdos permanecem disponíveis por até 14 dias e não há a necessidade de realizar qualquer tipo de cadastro.

São três as opções de transferência: através do email, geração de link ou do app de bate-papo Slack. Antes de concluir, o site permite alterar o período de expiração do arquivo e protegê-lo com senha. Isso significa que somente mediante a digitação da palavra-passe, é possível fazer o download.

O Smash promete ainda alertar, via email, quando alguém clicar no link e descarregar o material. Já os destinatários conseguem pré-visualizar o conteúdo antes de baixá-lo.

A plataforma também oferece plano premium, que permite personalizar as imagens das transferências e amplia o prazo de expiração a 365 dias.

3. WeTransfer

WeTransfer

Um dos serviços do gênero mais conhecidos, o WeTransfer permite a transferência de arquivos de até 2GB, quantas vezes o usuário quiser. Também não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro para usar a plataforma.

Estão disponíveis duas formas de compartilhamento: através do email ou da criação de um link. Em ambos os casos, é possível incluir uma mensagem, com uma breve explicação do que se trata, para quem for receber o conteúdo.

A principal diferença é que o link deve ser compartilhado pelo usuário, enquanto no email, o próprio serviço se encarrega de enviar o material para os destinatários. O conteúdo fica disponível por sete dias.

O WeTransfer também conta com planos pagos, que comportam arquivos de até 20GB e mais 100GB de armazenamento na nuvem. Nesse caso, também é possível criar senha de proteção e alterar a data de expiração.

4. Firefox Send

Firefox Send

O Firefox Send é ideal para quem busca por discrição e segurança. Apesar de oferecer uma quantidade menor de armazenamento, somente 1GB, garante criptografia de ponta a ponta.

O usuário conta com mais alternativas sobre a expiração de link. É possível determinar o fim da validade após determinado número de downloads (que varia de 1 a 100) ou depois de 5 minutos, 1 hora, 1 dia ou 7 dias.

O conteúdo ainda pode ser protegido com senha gratuitamente, de modo que o receptor só consiga fazer a transferência após inserir esse código.

Caso queira ampliar a capacidade para até 2,5GB, é preciso criar uma conta Firefox. Nesse caso, o serviço continua gratuito, a única diferença é a necessidade de realizar um cadastro.

5. TransferXL

TransferXL

O TransferXL une segurança à necessidade de compartilhamento de arquivos realmente grandes. Totalmente gratuito, permite a transferência de até 5GB de uma só vez, em quantos arquivos desejar, através de um sistema de criptografia de ponta a ponta.

O limite é de 10GB diários. O serviço permite enviar o conteúdo via email, Facebook, Twitter ou através da criação de um link. O arquivo fica no ar durante 6 dias, até expirar.

O TransferXL também conta com serviço pago, que permite o envio de até 100GB por vez e período de expiração de até 6 meses.

6. Send Anywhere

Send Anywhere

O Send Anywhere também é uma ótima opção para quem precisa compartilhar arquivos gigantes. Afinal, o serviço garante a transferência de até 10GB de uma só vez, gratuitamente.

São três as formas possíveis de envio. Através de email ou criação de um link, é necessário realizar o login com sua conta do Google ou Facebook.

No entanto, se quiser, também pode optar o envio direto, no qual é gerado um código de QR mais uma chave de seis dígitos, que devem ser lidos pelo aparelho que receber o conteúdo. Em qualquer um dos casos, o download fica disponível por 48 horas.

Para quem tem arquivos extremamente grandes, a opção pode ser a versão paga do serviço. Ela garante o envio de até 1TB de uma vez, com arquivos de até 50GB, e período de expiração personalizado.

7. Filemail

Filemail

Ok, seu arquivo é realmente muito grande e você não está podendo arcar com um serviço pago? Então o Filemail deve ser a solução. O site permite enviar até 50GB de uma vez, gratuitamente. E não há limite de quantidade de transferências.

O processo pode ser feito através de email ou da geração de um link. Em ambos os casos, é possível criar uma mensagem personalizada para explicar aos destinatários do que se trata aquele conteúdo. A data de expiração do ficheiro pode ser configurada para 1 dia ou 1 semana.

O Filemail também conta com pacote pago, que garante a transferência sem limite de tamanho e sem necessidade de data de expiração.

8. WeSendit

WeSendit

Apesar do visual um pouco antiquado, o WeSentit é bastante funcional. O serviço permite transferências de até 5GB, incluindo 15 arquivos. São duas as possibilidades de envio: através de email ou geração de um link.

De acordo com os desenvolvedores, é utilizada conexão criptografada durante os uploads, transferências e downloads. Ou seja, somente quem enviou e quem baixa tem acesso às informações.

O WeSendit também tem opção paga, que permite a transferência de até 20GB e 50 arquivos por vez. Além disso, é possível programar o envio com até 3 meses de antecedência e proteger o conteúdo com senha.

9. DropSend

DropSend

O DropSend pode ser uma boa pedida para quem precisa enviar arquivos grandes com pouca frequência. O serviço garante a transferência de até 4GB de uma vez, até 5 vezes por mês.

Cada arquivo pode ser baixado por até 10 vezes. É possível incluir apenas um destinatário para receber o conteúdo via e-mail.

Se achar muito limitado, pode optar por um dos pacotes pagos, que garantem transferências de até 8GB e número ilimitado de downloads e destinatários.

10. MailBig File

MailBilg

Mais uma boa opção, o MailBig File permite a transferência de até 2GB, com até 5 arquivos cada. O conteúdo é enviado por email para apenas um destinatário e tem duração de 10 dias.

Se quiser, pode incluir uma mensagem para quem vai receber o conteúdo. O serviço permite que o arquivo seja baixado até 10 vezes.

Se preferir, os planos pagos oferecem o envio de até 20GB, que expiram em até 60 dias. Nesse caso, é possível fazer até 100 downloads por arquivo.

Tamanho-limite de arquivos nos principais mensageiros e emails

Como já dissemos, os principais mensageiros e serviços de email permitem a transferência de arquivos com tamanho limitado. Listamos abaixo o máximo suportado por cada um deles.

  • Telegram: 1,5GB
  • WhatsApp: até 100MB
  • Facebook Messenger: até 25MB
  • Gmail: até 25MB (arquivos maiores são transformados em link do Google Drive)
  • Outlook: 20MB

À procura de mais serviços online? Então confira nossa lista com os 5 melhores editores de texto gratuitos e online em 2019. Veja também 7 serviços para armazenar dados na nuvem e acessá-los de qualquer lugar.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.