Como atualizar o Android em 4 passos no celular e no tablet


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Atualizar o Android do celular ou tablet para a versão mais recente do sistema operacional é importante para manter o aparelho em segurança. E também, claro, para receber novas funcionalidades e mudanças no visual, quando disponíveis.

De modo geral, o processo é o mesmo em aparelhos de diferentes marcas. O que pode mudar é o visual ou a nomenclatura dada a alguma ação, devido às interfaces personalizadas criada por fabricantes como a Samsung, Asus, LG, entre outras.

O AppGeek mostra como é simples realizar o processo e quais cuidados tomar antes de atualizar o Android. Confira!

Como atualizar o Android

De modo geral, quando o celular ou tablet Android recebe uma atualização, é gerada uma notificação para o usuário. Se receber o alerta, basta abrir a mensagem e tocar sobre a opção de atualização.

Se preferir, o usuário pode pesquisar se o update do sistema já está disponível em seu aparelho. Nos dois casos, é importante ter cerca 30% de bateria disponível e estar conectado a uma rede Wi-Fi para fazer o download da atualização.

1. Acesse o app Configurar e role a tela até o final. Em seguida, toque em Sistema;

atualizar android

2. Em seguida, vá em Avançado para visualizar mais opções das configurações do sistema;

3. Agora, toque em Atualização do sistema;

atualizar android

4. Na tela que abrir, serão exibidos a versão do Android, o nível do patch de segurança e a última verificação de atualizações. Para conferir manualmente se há algum upgrade disponível, vá em Verificar atualizações.

O sistema irá checar se há alguma atualização disponível. Caso haja, basta seguir os passos exibidos na tela.

Por que ainda não recebi a versão mais atual do Android?

As atualizações do Android chegam aos usuários de acordo com a marca e o modelo do celular e do tablet. Cada fabricante conta com seu próprio calendário de lançamento da nova versão e as datas podem ser diferentes, dependendo dos dispositivos.

Além disso, smartphones e tablet muito antigos podem não ganhar uma nova versão. Em geral, os aparelhos recebem duas atualizações grandes de sistema. Depois, deixam de obter com a justificativa de incompatibilidade entre as necessidades do sistema operacional e o hardware oferecido.

Quando isso acontece, o usuário não consegue mais baixar edições mais recentes de aplicativos e acaba se expondo a riscos. Afinal, atualizações trazem melhorias e correções de segurança, como já explicamos anteriormente.

Não consigo atualizar o Android. E agora?

como atualizar o android
Reprodução/Twitter (@Android)

Tem uma nova versão do Android disponível, mas não conseguiu atualizar o sistema? O Google lista algumas possibilidades para que isso tenha ocorrido.

Falta de espaço disponível

Nesse caso, o sistema emite a mensagem Não há espaço suficiente disponível. Para conseguir realizar o download, precisará realizar algumas medidas para obter mais espaço de armazenamento.

Você pode excluir apps que não usa e arquivos duplicados, bem como conferir itens inúteis a pasta Downloads. Outra possibilidade é limpar o cache dos aplicativos e excluir as mídias do WhatsApp.

Download interrompido

Se, por algum motivo, o download da nova versão do Android for interrompido, o sistema tentará realizar o download novamente outras vezes. A cada tentativa, você receberá uma mensagem solicitando autorização para prosseguir com o procedimento. Abra a mensagem e confirme a atualização.

Por que devo atualizar o Android?

Periodicamente, o Google libera pequenas atualizações de segurança, responsáveis por executar pequenos reparos. Elas costumam corrigir vulnerabilidades e erros e adicionar novas funções básicas a apps nativos.

Anualmente, o Android recebe uma atualização mais robusta, à qual é atribuído um novo nome. Já foram lançadas versões chamadas Kit Kat, Oreo, Lollipop, entre outras. A versão atual é chamada Android 13.

Além de oferecer melhorias de segurança e privacidade mais relevantes, podem disponibilizar nova interface e funcionalidades. Como, por exemplo, o aprimoramento da navegação do sistema por gestos, novos recursos de visualização e edição de imagens, entre outros.

AppGeek recomenda

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.