8 apps de controle remoto para comandar a TV (e mais) pelo Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Aplicativos de controle remoto transformam qualquer celular Android em controle para TV, ar-condicionado, computadores, reprodutores de DVD e Blu-Ray, entre outros aparelhos. A maioria deles requer que o smartphone tenha tecnologia de emissão da faixa de luz infravermelha. No entanto, há opções que funcionam via Bluetooth e mesmo Wi-Fi.

O AppGeek reuniu as melhores opções de apps que transformam o seu Android em controle remoto. Confira!

Aplicativos que transformam seu iPhone em um controle remoto

1. Universal TV Remote

Imagem de divulgação do app Universal TV Remote na Play Store

O Universal TV Remote é um app de controle remoto universal compatível com televisores e decodificadores de TV a cabo de diferentes marcas. A comunicação é feita por ondas de luz infravermelha.

Basta selecionar o tipo de aparelho, marca e pronto. É possível adicionar mais de uma opção e todas ficam salvas na lista My remotes. Como esperado, o usuário consegue ligar e desligar, mudar de canal, alterar volume, acessar configurações, entre outros comandos.

Marcas compatíveis: JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Philips, RCA, Samsung, Sanyo, Sharp, Sony e Toshiba.

  • Universal TV Remote (grátis): Android

2. Unified Remote

Imagem de divulgação do app Unified Remote com imagens em diferentes dispositivos

Veja como espelhar a tela do celular no PC em 5 passos

O Unified Remote transforma o seu smartphone em um controle remoto para o computador. Compatível com Windows, Linux e Mac, requer a instalação de um servidor no PC, protegido por senha e criptografia.

O app realiza a comunicação entre os dois aparelhos via Wi-Fi ou Bluetooth e permite controlar tanto programas, como o mouse e o teclado. A versão gratuita inclui o comando de softwares como Spotify, Windows Media Player, apps de slide show, entre outros. A assinatura do plano garante mais de 90 controles remotos.

Sistemas operacionais compatíveis: Windows, macOS e Linux.

3. AnyMote

Imagens de divulgação do app Anymote na Play Store

O AnyMote permite usar o celular como um controle remoto universal. É ideal para quem tem a casa equipada com vários dispositivos inteligente, reune os comandos em um só aplicativo.

De acordo com os desenvolvedores, o app funciona com mais de 900000 eletrônicos, através de luz infravermelha. Sendo assim, é possível comandar televisores, boxes de TV por assinatura, ares-condicionados, reprodutores de DVD e Blu-Ray, câmeras DSLR e muito mais.

O usuário pode salvar combinações de instruções e usar o controle sobreposto a outros programas do smartphone. Vale destacar que app não é compatível com celulares das marcas Huawei, Xiaomi ou Sony e LG (opera apenas com o G3).

Marcas compatíveis: Samsung, Sony, Toshiba, Panasonic, Acer, Philips, Pioneer, Epson, LG, Logitech, JVC etc. Lista completa no aplicativo.

4. Android TV Remote Control

Imagens de divulgação do app Android TV Remote Control na Play Store

Como o próprio nome indica, o Android TV Remote Control é o app oficial de controle para usuários de um aparelho equipado com Android TV. A conexão entre os dispositivos pode ser feita via Bluetooh ou Wi-Fi.

Basta instalar o app e ele buscará pelo dispositivo compatível. É possível optar pelo modo de uso com botões direcionais (D-pad) ou touchpad. Ao ativar o microfone, pode realizar comandos e pesquisas por voz.

Dispositivos compatíveis: todos com Android TV

  • Android TV Remote Control (grátis): Android

5. TV (Apple) Remote Control

Imagens de divulgação do app TV (Apple) Remote Control

O TV (Apple) Remote Control é um app não oficial que transforma o seu Android em um controle remoto para a Apple TV. Para usar, é necessário que o smartphone conte com tecnologia de infravermelho integrada.

Não é preciso desbloquear a Apple TV. Basta apertar os botões para começar a utilizar. De acordo com o fabricante, o aplicativo também é compatível com outros aparelhos da marca com receptores de infravermelho, como alguns modelos de MacBook Pro, iMac e dock de iPod.

Dispositivos compatíveis: Apple TV e alguns modelos de MacBook Pro, iMac e dock de iPod.

  • TV (Apple) Remote Control (grátis): Android

6. ZaZa Remote

imagens de divulgação do app zaza remote na Play Store

O ZaZa Remote é mais uma opção de app de controle remoto universal. Com ele, é possível comandar diferentes equipamentos eletrônicos. Para tal, é necessário que tanto o smartphone quanto o aparelho possua transmissor infravermelho.

De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo é compatível com mais de 6 mil marcas. E permite operar dispositivos como ar-condicionado, TV, projetor, decodificador, lâmpada inteligente, entre outros.

Marcas compatíveis: LG, Mitsubishi, Panasonic, Samsumg, Sanyo, Sharp, Sony, Toshiba, Canon, Nikon, Yamaha etc. Lista completa no app.

  • ZaZa Remote (grátis, com compras no app): Android

7. Mi Remote Controller

Imagens de divulgação do app  Mi Remote Controller na Play Store

O Mi Remote Controller é mais uma opção que entrega um controle remoto universal em seu smartphone. Apesar de desenvolvido pela Xiaomi, pode ser instalado em dispositivos de diferentes marcas.

Com o app, o usuário pode comandar a Mi TV/ Mi Box. Mas também diversas TVs, ares-condicionados, set-top boxes, receptores de tv por assinatura, reprodutores de DVD, câmeras etc. Para isso, usa tecnologias de ondas de infravermelho ou Wi-Fi, dependendo do caso.

Marcas compatíveis: Philco, LG, AOC, CCE, Samsung, Sony, Panasonic, Sharp, Acer, HP, Hitachi, Epson e muito mais. Lista completa no app.

  • Mi Remote Controller (grátis): Android

8. Yatse: Kodi Remoto

Imagens de divulgação do app Yatse na Play Store

Melhores aplicativos para aproveitar o Chromecast ao máximo

O Yatse: Kodi Remoto é um app de controle remoto voltado para centros multimídia e de streaming. Além do Kodi, funciona com o Plex, Jellyfin e Emby, mas esses três apenas na versão paga.

O programa permite transmitir dados para um dispositivo local, UPnP, AirPlay, Chromecast, Kodi, Roku ou smart TV. O usuário é capaz de realizar comandos por voz, acessar biblioteca offline, reproduzir áudio e vídeo e muito mais.

Protocolos compatíveis: UPnP, AirPlay, Chromecast, Kodi, Roku ou smart TV

  • Yatse: Kodi Remoto (grátis, mas diversos recursos requerem o plano pago): Android

Como funciona o aplicativo de controle remoto?

A maioria dos apps de controle remoto funciona utilizando o emissor de infravermelho dos smartphones para se comunicar com outros aparelhos que contem com receptores desse comprimento de onda. Por isso, conseguem comandar não apenas TVs.

A lista de eletrônicos compatíveis com esses aplicativos conta com videogame, box de tv, ar-condicionado, reprodutores de DVD e BluRay, lâmpadas inteligentes e muito mais. Se o seu celular não tem emissor de infravermelho, é provável que o programa não vá funcionar.

Nesses casos, é possível investir em um adaptador infravermelho. O acessório se conecta ao dispositivo móvel através das portas USB tipo C ou Minijack (entrada de fone de ouvido).

Outra possibilidade é checar se a fabricante do eletrônico disponibiliza um aplicativo oficial de controle do aparelho. Esses apps não costumam exigir infravermelho, transmitindo as informações via Bluetooth ou Wi-Fi.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.