Saiba como conectar o celular à TV de três formas


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Com a evolução dos smartphones, que hoje já são pequenos computadores, saber como conectar o celular na TV para ter acesso a apps de entretenimento, vídeos, etc., ficou ainda mais fácil.

Para quando você quer ver aquele filme em tela grande ou precisa de uma melhor visualização de determinado arquivo ou foto, confira abaixo, três maneiras de ligar o celular a uma televisão!

1. Espelhamento

conectar tv celular
A função de espelhamento de tela em diferentes televisores

Uma das formas mais fáceis de ligar o smartphone à TV, o espelhamento não exige cabos extras ou a compra de nenhum outro equipamento. A funcionalidade da opção, contudo, depende da TV e do smartphone oferecerem esse recurso.

Se os dispostivos contam com a opção, é tudo bem simples. No menu de fontes - o mesmo no qual você deve encontrar as opções de HDMI e USB - procure por uma opção como "Espelhar tela" ou, em inglês", "Screen Mirroring".

Com ela aberta, vá às configurações do smartphone. O caminho para ligar o emparelhamento do smartphone com a TV vai depender do modelo do celular. Como hoje já são vários os diferentes modelos de smartphones, o comando pode variar um pouco. Mas procure por funções como: Play to, Screen Mirroring, etc. Em geral, pode ficar no "Mais", no menu de Configurações.

conectar tv celular

Aqui, o espelhamento se dá via Wi-Fi. Em geral, quando TV e celular são de uma mesma marca, o recurso pode funcionar ainda melhor. Mas o bom funcionamento também não depende disso. Outra peculiaridade é que o espelhamento para o iPhone pode funcionar apenas por meio da AppleTV.

2. Protocolos de transferência sem fio ou Media Boxes

conectar tv celular

O nome pareceu estranho, mas você já deve ter ouvido falar nessa tecnologia, apenas com outro nome. Exemplo de protocolos de transferência sem fio são: o Chromecast, o Miracast e o AirPlay (AppleTV).

A ferramenta se trata de um pequeno equipamento (como um pendrive, mas com entrada HDMI). Após ligado à TV, permite que o usuário transfira conteúdo multimídia de computadores ou celulares direto para a televisão ao dar capacidades Wi-Fi para os televisores.

Ou seja, são equipamentos que dão ao usuário a opção de espelhar as telas ainda que a TV não venha com essa função.

3. Cabos

conectar tv celular

E se ainda prefere optar por cabos, a maior parte das TVs atuais têm duas entradas específicas: a USB (aquela dos pendrives) e a HDMI (de formato diferente, mais fino).

Contudo, no caso de usar o HDMI, será necessário obter um cabo conversor para conectá-lo ao celular. Para as TVs que suportam a ligação direta por USB, basta que o usuário ligue o smartphone à televisão com o uso do cabo convencional de recarga. Depois é só procurar no celular o conteúdo que deseja ver na TV.

Lembrando que a TV não vai adaptar o conteúdo ao seu formato, mostrando bordas pretas quando o telefone estiver em posição vertical. Logo, para melhor qualidade da imagem ao filmar ou fotografar algo para ser exibido na televisão, é indicado usar o aparelho na horizontal.

Para mostrar vídeos do celular na TV, que tal saber como baixar qualquer vídeo no smartphone em apenas 6 passos? Veja ainda como baixar vídeos do Instagram (e Stories) sem complicações!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.