PC não reconhece o celular? Veja 6 formas de resolver


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Seu PC não reconhece o celular Android, mesmo com o cabo USB funcionando para a recarga do aparelho? Diversos motivos podem estar impedindo de abrir ou transferir arquivos do smartphone para o computador.

É possível que haja desde um mau funcionamento do hardware até dificuldades de comunicação entre os dispositivos devido a aplicativos desatualizados. Listamos a seguir 6 soluções simples para resolver o problema, independente da fabricante ou modelo do seu dispositivo Android utilizado. Confira!

1. Tente outro cabo e/ou outra entrada USB

cabo USB branco

Por que não tentar começar a resolver o problema pela possível solução mais simples? Primeiramente, reinicie tanto o celular quanto o computador. A ação limpa o cache e exclui itens temporários que podem estar dificultando o processo.

Se, ao ligar, o PC continuar não reconhecendo smartphone, tente conectar o cabo a outras portas USB da máquina, caso haja. O recomendado é conectá-lo diretamente nas portas e não através de acessórios como hubs.

Se não resultar, é hora de tentar um cabo USB diferente. Principalmente se estiver utilizando um que veio com o celular ou não seja da mesma fabricante. Alguns modelos de cabo USB são feitos apenas para a alimentação de energia e não para a transferência de dados.

Além disso, a má conservação pode quebrar facilmente os fios internos do cabo. Isso resulta em mau contato e, consequentemente, em dificuldades para conectá-lo ao PC e mesmo à fonte de energia elétrica.

2. Confira se o celular está configurado corretamente

Ao ligar o celular Android ao computador, ficam disponíveis algumas opções de conexão. Para que o seu desktop ou notebook reconheça o dispositivo móvel, é necessário que o item transferir arquivos esteja selecionado. Veja abaixo como descobrir se o tipo conexão ativado está correto ou não.

1. Conecte o celular ao computador usando um cabo USB;

2. Em seguida, arraste o dedo de cima para baixo da tela do celular, para acessar o menu de acesso rápido do Android. Confira se o smartphone indica que o cabo está conectado e toque sobre a opção;

Captura de tela com a configurações das preferências de USB

3. Caso não esteja marcada, selecione a opção Transferência de arquivo. Pode ser que o item apareça como MTP, sigla para Media Transfer Protocol (protocolo de transferência de mídia, em livre tradução).

Se tudo der certo, imediatamente, verá uma notificação na tela do PC indicando que o celular está conectado.

3. Ative a depuração USB

A depuração USB é uma opção voltada para usuários avançados e desenvolvedores de aplicativos. Originalmente, tem como objetivo permitir controlar o celular pelo computador. No entanto, diversos sites internacionais relatam que ativá-la pode solucionar o problema de comunicação entre smartphone e PC.

1. Caso o celular esteja conectado ao computador, desconecte-o. Então, acesse o app Configurar do Android;

2. Selecione a opção Sistema;

3. Em seguida, toque sobre Opções do desenvolvedor. Se não a encontrar, é possível que esteja em Avançado ou Mais;

Captura de tela para ativar a depuração USB no Android

4. Confira se a chave no topo da tela está ligada. Caso não esteja, ative-a;

5. Role a tela e ative a chave ao lado da opção Depuração USB;

6. Confirme em OK na caixa Permitir Depuração USB?.

Agora, conecte novamente o smartphone ao PC.

Como ativar as Opções do Desenvolvedor

Se não encontrar o item Opções do desenvolvedor ou semelhante, é possível que ele não esteja ativado em seu aparelho. Para ativá-lo, é necessário tocar sete vezes sobre a opção Número da versão.

O recurso pode ser encontrado no caminho abrir app Configurações → Sobre o dispositivo → Número da versão (toque sete vezes seguidas).

Caminho para desbloquear as opções do desenvolvedor do android

4. Atualize o driver de Dispositivo USB MTP

Atualizar os drivers de MTP (Media Transfer Protocol) pode ser a solução para quando o PC “enxerga” o celular, mas não o reconhece. O smartphone aparece no Painel de Controle ou no Meu Computador com um nome genérico ou como Não especificado.

O passo a passo a seguir deve ser realizado no computador. O caminho abaixo corresponde ao Windows 10 e é basicamente o mesmo em outras versões do sistema operacional.

1. Na caixa de pesquisa na barra de ferramentas, digite a palavra gerenciador. Clique sobre a opção Gerenciador de Dispositivos,que será exibida nos resultados;

2. Vá em Dispositivos portáteis ou Outros dispositivos e busque por um item nomeado como MTP, dispositivo desconhecido ou mesmo nome do seu celular com um ponto de exclamação amarelo. Clique com o botão direito sobre sobre ele. No menu que abrir, selecione a opção Atualizar driver;

  • Se não encontrá-lo em nenhuma das opções, procure por um item que tenha ADB no nome.

Menu do Gerenciador de dispositivos do Windows

3. Na janela que abrir, opte por Procurar drivers no meu computador;

4. Agora, vá em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador;

5. Clique em Dispositivo USB MTP e vá em Avançar.

atualização do driver mtp

  • Caso não veja essa tela de imediato, é possível que, antes, tenha que selecionar a opção Dispositivo Android.

Pronto, o driver será atualizado e é provável que, agora, seu celular Android seja lido devidamente pelo computador.

5. Instale o Media Feature Pack (versões N e KN do Windows 10)

Imagem de parede de tijolos com o logo do Windows 10 pintado

Como ver as configurações do PC e saber as especificações completas

Computadores equipados com versões N e KN do Windows 10 tem praticamente todos os recursos do Windows 10, com exceção do Windows Media Player e tecnologias relacionadas. Isso inclui o protocolo MTP, o mesmo usado para transferir dados do Android para o PC.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. O download e instalação do Media Feature Pack pode resolver o problema e permitir a comunicação entre os dois dispositivos.

6. Opte pela transferência sem fio

Se o problema for com o cabo ou a entrada USB, você pode optar por outros métodos de transferência de arquivos. É possível, por exemplo, fazer a conexão via Bluetooth.

O primeiro passo é ativar o Bluetooth no smartphone. Para isso, vá no app Configurar → Dispositivos conectados → Preferências de conexão → Bluetooth. Em seguida, ative a chave no topo da tela para ligar esse modo de transferência.

Então, é hora de ativar o Bluetooth no computador. Clique no ícone do Windows e, no menu que abrir, vá no ícone de engrenagem(⚙) para acessar as configurações do sistema. Então vá em Dispositivos → Bluetooth e outros dispositivos → ative a chave ao lado do item Bluetooth.

Ativando o Bluetooth no Windows 10

Agora é o momento de parear os dispositivos. Ainda no PC, clique em Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo e, na janela que abrir, clique novamente em Bluetooth. Na lista exibida, toque clique sobre o nome de seu celular e, depois, em Conectar.

Uma mensagem será recebida no seu smartphone, que precisará estar desbloqueado durante o processo de pareamento. Confira se o código exibido na tela é o mesmo do computador e marque a caixa ao lado de Permitir o acesso aos seus contatos (...). Finalize o processo em Parear.

Pareamento entre Android e Windows 10

Para transferir algo do PC para o celular, clique com o botão do mouse sobre o arquivo ou pasta e opte por Enviar para → Dispositivo Bluetooth. Já no celular, basta acessar a opção de compartilhamento e escolher a opção Bluetooth.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.