Como mexer no celular pelo PC através do Windows 10


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista
Atualizado em

Mexer no celular pelo PC pode ser mais prático e confortável, por permitir acessar seus apps, fotos e vídeos em uma tela maior. O programa Conectar, nativo do Windows 10, possibilita espelhar e controlar o smartphone pelo computador.

Isso significa abrir links e arquivos com o mouse e digitar mensagens no WhatsApp e Instagram através do teclado do PC. Para usar o recurso, o PC deve ser equipado com tecnologia Miracast e o telefone, com o sistema Android.

1. Para começar, confirme se o celular e o computador estão conectados à mesma rede Wi-Fi;

2. Na barra de pesquisa do Windows, digite Conectar. Em seguida, clique sobre o nome do aplicativo quando aparecer nos resultados da pesquisa. Após o programa ser iniciado, mantenha a janela aberta;

Busca pelo app Conectar no Windows 10

3. Agora, pegue o celular e acesse o app Configurações;

4. Vá em Dispositivos Conectados e, em seguida, em Preferências de conexão;

Configuração do Android para espelhar a tela do celular no PC com o app Conectar do Windows

5. Então, escolha a opção Transmitir;

6. Na lista de dispositivos que abrir, toque sobre o nome do seu computador.

Aguarde alguns segundos e verá a imagem do seu celular na tela do PC. Note que conseguirá não apenas abrir, como controlar os programas diretamente do computador.

Se, por acaso, o passo a passo acima não funcionar, é provável que seu PC não disponha da tecnologia Miracast.

Nesse caso, o programa Conectar deverá exibir a mensagem O dispositivo não dá suporte à Miracast; não é possível projetar nele rede sem fio.

Mensagem do app conectar de quando o PC não tem tecnologia Miracast

Se for a sua situação, pode optar pelo programa Seu Telefone, como explicamos logo abaixo. O app garante integração com dispositivos Android e dá acesso a uma série de recursos do celular pelo PC, mesmo sem espelhar a tela.

Não encontro o app Conectar

Se não encontrar o programa Conectar, é possível que o tenha que instalar em seu computador. O processo é simples. Na barra de pesquisa do Windows, busque por Aplicativos e clique na opção Aplicativos e recursos, que aparecer no resultado.

Na tela que abrir, vá em Recursos opcionais → Adicionar recursos → Vídeo sem fio → Instalar. Depois de instalado, faça novamente a busca pelo app Conectar.

Opção recursos opcionais de Aplicativos no Windows 10

Com o app Seu Telefone

O programa Seu telefone permite ver as fotos, mensagens de SMS e notificações recebidas no celular pelo computador. Também é possível realizar chamadas pelo PC, ver o nível de bateria e até mesmo a imagem de fundo de tela do aparelho.

Os usuários do Windows 10 precisam baixar apenas um app no Android. A vantagem do recurso é a integração automática, não sendo necessário parear os dois aparelhos toda vez que for usá-los.

Para seguir o passo a passo abaixo, deverá estar com o computador e o smartphone em mãos, ligados e conectados à mesma rede Wi-Fi.

1. Faça o download do app Complemento para Seu Telefone em seu celular Android;

2. Clique sobre o ícone do Windows para abrir o menu Iniciar. Em seguida, vá ao ícone de engrenagem (⚙) para acessar as Configurações;

3. Na tela de configurações, clique em Telefone e, depois, em Adicionar um telefone;

Como vincular um celular Android ao PC com o app Seu Telefone

4. Na janela que abrir, clique em Introdução;

5. Agora, marque a caixa ao lado da opção Tenho o complemento O seu Telefone - Ligação para a aplicação com Windows pronta. Em seguida, vá em Emparelhar com código QR;

6. Pegue o celular e abra o app Seu Telefone. Toque sobre Vincular seu telefone e o computador;

7. Confira se o código QR já está disponível no programa no computador. Em caso afirmativo, vá em Continuar, no app do celular;

App Complemento para Seu Telefone no Android

8. Agora, aponte a câmera do smartphone para a tela do PC, para fazer a leitura do código QR, e aguarde;

9. Ainda no celular, vá em Continuar e dê as permissões solicitadas;

10. Mais uma vez, toque em Continuar;

11. Na janela seguinte, autorize a execução do programa em segundo plano em Permitir;

12. Agora, de volta ao computador, no programa Seu telefone, clique em Vamos começar!;

Tela de Vamos Começar do programa Seu telefone do Windows 10

13. Em seguida, clique em Introdução. Se quiser, confira as instruções de uso do programa ou pule em Ignorar;

14. No menu lateral, poderá acessar os recursos disponíveis. É possível conferir as notificações, mensagens de SMS, fotografias da galeria, além de fazer e receber chamadas.

  • Em alguns celulares da marca Samsung, é possível acessar também os aplicativos instalados no aparelho.

Como ativar os recursos

As funcionalidades Mensagens e Fotografias são ativadas assim que a integração é feita. No entanto, os recursos Notificações e Chamadas precisam ser configurados, como mostramos abaixo.

Notificações

Clique em Notificações e vá em Abrir as configurações no telefone. Pegue o smartphone e verá uma mensagem do app informando que precisa de sua permissão para sincronizar as notificações. Toque em Abrir.

Ative a chave relativa ao app Complemento para Seu telefone e confirme em Permitir. Ao voltar ao programa no PC, clique em Notificações, já conseguirá visualizar as mensagens.

Permitir acesso às configurações do android

Chamadas

Primeiramente, ative o Bluetooth do celular. Depois, no PC, vá em Chamadas → Começar. Aguarde um momento e, quando aparecer a opção Configurar.

Você receberá uma mensagem no smartphone. Toque em Permitir e mantenha a tela do celular ligada e desbloqueada. Quando os aparelhos forem pareados, surgirá um código nos dois dispositivos, que precisa ser o mesmo em ambos.

No celular, vá em Parear e, no computador, em Sim. Ao voltar para o app Seu telefone no PC, verá que a opção Chamadas agora terá um teclado virtual para efetuar ligações diretamente do aparelho.

Como usar a função Chamadas do app Seu Telefone do Windows 10

Como desvincular o celular do Windows

Não quer mais ter o seu aparelho pareado ao Windows? Não tem problema. Para desvincular o smartphone, siga ps passos abaixo.

1. Abra o app Seu telefone no computador e vá em Definições → Os meus dispositivos. Depois, clique sobre um ícone formado por três pontinhos situado ao lado da imagem do seu celular. Vá à opção Remover, que surgirá na tela;

Como remover o celular do app Seu Telefone

2. Na janela que abrir, confirme sua escolha em Sim, remover;

3. Clique sobre a opção Desassociar da Conta Microsoft, que surgirá logo abaixo;

Como desvincular o celular da conta da Microsoft

4. Faça o login em sua conta Microsoft, caso não esteja conectado. Em Dispositivos vinculados à sua conta Microsoft, vá em Desvincular, ao lado do nome do smartphone;

5. Confirme em Desvincular.

Pronto! Seu aparelho não estará mais integrado ao computador nem à sua conta Microsoft.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.