Como fazer etiquetas no Word para imprimir: veja o passo a passo


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível fazer etiquetas no Word personalizadas, seja para rotular cartas e encomendas ou identificar o material escolar. O programa permite criar lotes com o mesmo conteúdo ou personalizar cada adesivo individualmente. Confira a seguir como é simples montar e imprimir etiquetas no editor de texto da Microsoft.

Este guia foi criado utilizando o Word 2013, mas o processo é bastante semelhante em outras versões do programa.

1. Abra o Word e, em seguida, clique em Documento em branco;

2. Na aba Correspondências, clique na opção Etiquetas;

Criando etiquetas personalizadas no Word

3. Na janela Envelopes e Etiquetas, vá em Opções;

4. A janela Opções de etiqueta traz algumas ferramentas interessantes. Em Fornecedores de etiquetas, é possível pesquisar pela marca da folha de etiquetas que utiliza, como 3M ou APLI. Depois, poderá selecionar o modelo de etiquetas;

Como personalizar uma etiqueta no Word

5. Caso não encontre a marca ou modelo desejado, é possível optar por um padrão em Número do produto. Se optar por ½ carta ou ¼ de carta será impressa uma única etiqueta com essas dimensões. Também é possível escolher 30 etiquetas por página, configuração comum para folhas de tamanho A5;

6. Se a sua etiqueta não estiver listada no Word, confira as dimensões na embalagem do produto. Caso não encontre o que precisa, acesse o site da fabricante para obter essas informações. Com os dados em mãos, ainda na janela Opções de Etiqueta, clique em Nova etiqueta;

7. Em seguida, insira as dimensões das etiquetas nos locais correspondentes. Por exemplo, o modelo A4356, da Pimaco, tem 33 etiquetas por folha e as seguintes dimensões, de acordo com dados obtidos no site da fabricante:

  • Margem superior: 0,88 cm
  • Margem lateral: 0,72 cm
  • Densidade vertical: 2,54 cm
  • Densidade horizontal: 6,61 cm
  • Altura da etiqueta: 2,54 cm
  • Largura da etiqueta: 6,35 cm
  • Etiqueta por linha: 3
  • Etiqueta por página: 11

Comece inserindo os dados sobre a etiqueta, na coluna à direita. Muitas vezes, o Word só permite o preenchimento dos outros campos depois que essas informações são incluídas. O resultado do preenchimento, no caso desse modelo, fica como o exemplo abaixo. Ao finalizar, clique em OK.

Personalizando as dimensões da etiqueta no Word

8. De volta à janela Envelopes e etiquetas, no campo Endereço, digite a informação que deseja inserir em sua etiqueta;

  • É possível alterar as configurações do texto ao selecionar um trecho e clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Vá em Fonte para acessar as opções.

9. Se quiser ver como ficou o resultado, inserir algum elemento ou não puder imprimir na hora, clique em Novo documento. Depois, salve-o com faz com outros documentos do Word, através do caminho Arquivo → Salvar como. Escolha a pasta onde deseja salvar, nomeie o arquivo e clique em Salvar.

10. Se desejar imprimir direto, basta clicar no botão Imprimir da janela Envelopes e etiquetas. Ou, então, caso prefira salvar ou ver o resultado antes, é só abrir o documento salvo no passo 9 e ir em Arquivo → Imprimir → Imprimir.

O resultado de nossa etiqueta foi este abaixo:

Etiquetas feitas no Word

Como fazer etiquetas diferentes umas das outras

Se quiser personalizar as suas etiquetas, o ideal é criar um modelo em branco e preenchê-lo da maneira como preferir no Word. Para isso, basta seguir o passo a passo anterior, deixando o campo etiqueta em branco.

Página de etiquetas em branco do Word

Então, na janela Envelopes e etiquetas opte por Novo Documento, para poder fazer as edições. O recurso é ideal para criar conteúdos personalizados ou quando não tiver material suficiente para imprimir uma página inteira de folha adesiva.

Como fazer etiquetas com imagem

Primeiramente, deve criar sua etiqueta como explicado na primeira parte deste artigo e salvá-la como Novo documento. Com a página de etiquetas aberta, clique sobre uma etiqueta e acesse a aba Inserir.

É possível escolher uma das seguintes opções:

  • Imagens: para usar uma imagem do computador;

Etiqueta com imagem no Word

  • Imagens online: para pesquisar por imagens na internet;
  • Formas: como o nome indica, permite inserir formas gráficas como estrelas, setas, cubos, balões de pensamento, etc.

Escolhida a imagem, deve ajustá-la na etiqueta, da mesma forma como faria em outro documento do Word. É possível centralizar, alterar o espaçamento entre linhas e até mesmo a direção do texto.

Depois, deverá copiar a etiqueta pronta e colar nas demais, uma a uma. Se tiver um pouco mais de prática no programa, poderá acelerar o processo ao selecionar várias etiquetas ao mesmo tempo, enquanto mantém a tecla Ctrl pressionada.

Etiquetas com imagens no Word

Assim, quando todas estiverem selecionadas, basta apertar as teclas Ctrl + V para colar o conteúdo em todas de uma só vez.

Como fazer etiquetas com templates prontos

Se quiser fazer uma etiqueta com um pouco mais de personalidade, mas não tiver conhecimento de edição de imagens, o Word ajuda. O programa disponibiliza algumas opções de templates de etiquetas criativos.

1. Abra o Word e clique em Mais modelos;

2. Na caixa de pesquisas, digite Etiqueta e aperte o ícone da lupa;

Como fazer etiquetas com templates pontos do Word

3. Aguarde um instante até que sejam exibidos todos os templates de etiqueta. Confira as opções disponíveis e clique sobre a que desejar usar;

4. Na janela que abrir, vá em Criar;

5. Insira as informações que deseja em uma das etiquetas. Ao clicar em qualquer outra, todo o conteúdo será replicado nas demais;

Etiquetas com templates prontos no Word

6. Para salvar, vá em Arquivo → Salvar como. Depois, escolha a pasta onde deseja salvar, nomeie o arquivo e clique em Salvar;

7. Se desejar imprimir, o caminho é: Arquivo → Imprimir → Imprimir. Nesse caso, é necessário comprar um modelo de folha de etiquetas compatível com aquele utilizado no template do Word. Ao escolher o layout, o próprio Word indica as dimensões e com quais modelos são compatíveis.

Informações sobre as etiquetas

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.