Como fazer sumário no Word automaticamente e editar nas normas da ABNT


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Word permite inserir um sumário em documentos em poucos minutos graças à opção para criá-los automaticamente. O índice serve para indicar em qual página está cada tópico do texto, facilitando a vida do leitor. Em geral, costuma ser solicitado em trabalhos acadêmicos e documentos corporativos.

Se não faz ideia de como começar, não precisa se preocupar. O processo é relativamente simples, principalmente para quem está acostumado a usar o editor de texto. Sugerimos que o sumário automático seja criado quando o documento já estiver concluído ou em vias de finalização.

1. Abra o documento no qual deseja incluir o índice;

2. Caso ainda não tenha uma página em branco para criar o seu sumário, insira no documento. Para isso, clique no topo da página virá depois do sumário. Então, na aba Inserir e clique em Páginas. No menu que abrir, opte por Quebra de página;

fazer sumário no word

3. Agora, com o cursor do mouse, selecione um dos títulos que deseja incluir no índice. Em seguida, na aba Página Inicial, clique em Título 1, localizado na seção Estilo. Repita o processo com todos os títulos que quiser que estejam em seu índice;

  • Se precisar incluir subtítulos, selecione o tópico e, também na aba Página inicial, clique sobre a seta ao lado de Título 1. Serão exibidas outras opções de estilo. Clique em Título 2 para definir o trecho selecionado como subtítulo.

Fazer sumário no Word

4. Volte para a página em branco que criou no Passo 2. Clique no topo dessa página e, depois, na aba Referências;

5. Vá à opção Sumário e escolha o modelo de sumário automático de sua preferência. Todos os itens marcados como Título 1 no Passo 3 (assim como os incluídos como Título 2, 3, etc.) serão incluídos nesse índice.

Fazer sumário no word

Note que mesmo que as páginas não estejam numeradas, seus números são exibidos ao lado de cada tópico. O nosso tutorial Como numerar páginas do Word rapidamente no PC e no celular explica como incluir a paginação em apenas 4 passos.

Como atualizar um sumário no Word

É possível que, ao revisar a versão final do trabalho, descubra que ainda há modificações a serem feitas. Essas mudanças podem afetar títulos que compõem o índice. Caso isso ocorra, não se preocupe. Fazer a alteração no sumário é bastante simples.

Para inserir um novo item, não se esqueça de marcá-lo como Título 1, como explicamos no Passo 3 do passo a passo acima.

Depois, clique na aba Referências e, na seção Sumário, vá em Atualizar Sumário. Nas opções que surgirem, opte por Atualizar o índice inteiro. Confirme em OK.

Inserir sumário no word

Caso exclua algum título do documento, basta atualizar o índice inteiro também para removê-lo do sumário.

Como formatar um sumário de acordo com as normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas e padrões tanto para a produção de documentos quanto para a fabricação de produtos. A NBR 6027 é a norma técnica referente aos sumários.

De acordo com o site especializado em educação Toda Matéria, é fundamental que o sumário tenha os seguintes aspectos no que diz respeito à formatação do texto.

  • Sumário: a palavra Sumário deve ser centralizada e ter a mesma fonte usada nos títulos e subtítulos. Também precisa estar em negrito e em letras maiúsculas.
  • Títulos: letras maiúsculas, em negrito, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Subtítulos: primeira letra maiúscula, em negrito, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Elementos pré-textuais (folha de rosto, dedicatórias, resumos e listas): não devem ser listados no sumário.
  • Elementos pós-textuais (referências bibliográficas, apêndices e anexos): são listados no sumário, mas não devem ser numerados.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.

Antes de criar o sumário, poderá padronizar os títulos e subtítulos de acordo com as regras acima. Para isso, acesse a aba Página Inicial e, na seção Estilo, clique com o botão direito do mouse sobre a opção Título 1. No menu que abrir, opte por Modificar.

fazer sumário no word

Será aberta a janela de modificação de estilo. Na seção formatação, selecione Times New Roman ou Arial como fonte e escolha 12 como o tamanho. Certifique-se de que o item N, de negrito, está marcado e que a cor preta foi selecionada.

O espaçamento entre linhas precisa ser de 1,5. Para definir como padrão, clique em Formatar, no canto inferior esquerdo da janela. No menu que abrir, opte por Parágrafo. Na aba Recuos e espaçamento, defina o Espaçamento entre linhas como 1,5 linhas e confirme em OK.

Como editar o espaçamento entre linhas no Título1 do Word

Você será redirecionado para a caixa Modificar estilo. Conclua todas as alterações feitas em OK.

Repita o processo exatamente da mesma forma para o Título 2. Depois, basta seguir o processo explicado acima para criar um sumário automaticamente. O resultado deverá ser semelhante a este exemplo ,retirado do site Toda Matéria.

Exemplo de sumário
Reprodução/ Toda Matéria

É possível fazer um sumário pelo celular?

Infelizmente, o app do Word para Android e iPhone não conta com recurso de criação de sumário. A versão web do programa, disponível no site Microsoft 365, oferece a funcionalidade apenas para assinantes do pacote Premium.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.