Como fazer sumário no Google Docs automaticamente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Google Docs permite fazer o sumário de seus documentos de forma automática. O processo é simples e tem a opção com número das páginas ou com links. Em geral, o índice é item obrigatório em trabalhos acadêmicos, principalmente nos de conclusão de curso.

A funcionalidade, entretanto, não está disponível através do app para Android e iOS, apenas na versão web. O ideal é criar o sumário quando já tiver concluído o trabalho ou em etapa de finalização.

1. Abra o documento no qual deseja inserir o sumário. O primeiro passo é identificar quais são os títulos e subtítulos que farão parte do índice. Selecione o primeiro tópico que incluirá em seu sumário. Em seguida, clique em Texto normal → Título 1 → Usar essa formatação em "Título 1". Desse modo, todos os tópicos incluídos terão a mesma formatação;

Como inserir um sumário no Google Docs

2. Nos tópicos seguintes, basta ir em Texto normal → Título 1;

  • Se precisar incluir subtítulos, no primeiro tópico inserido siga o caminho Texto normal → Título 2 → Usar essa formatação em "Título 2" . Já nos seguintes, vá em Texto normal → Título 2.

3. Selecionados todos os itens que deseja inserir no sumário, vá para a página em branco que deixou separada para a sua criação. Caso não tenha, deve criar uma. Para isso, clique no topo da página virá depois do sumário. Depois, vá em Inserir Quebra Quebra de página;

Inserir quebra de página no Google Docs

4. Clique no topo da página em branco e vá em Inserir → Sumário. Escolha uma das duas opções de sumário:

  • Com números de página: lista o conteúdo e as páginas nas quais se encontram. Deve ser a escolha para trabalhos impressos ou acadêmicos que precisam seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

Sumário com números do Google nDocs

  • Com links azuis: ideal para quem usará ou compartilhará o documento apenas online. Cada título vira um link que, ao ser clicado, o usuário é redirecionado automaticamente ao ponto do texto.

Seminário com links azuis do Google Docs

Pronto! Seu sumário será criado com os itens listados nos passos 1 e 2 como Título 1, Título 2 e assim por diante.

Como atualizar um sumário no Google Docs

Caso queira inserir um novo item no sumário, basta marcá-lo como Título 1 (ou 2, 3, etc.), como explicado acima. Depois, clique sobre o sumário e, em seguida, sobre o ícone de atualização. Logo, o conteúdo será incluído ou excluído do índice.

Como atualizar sumário no Gogle Docs

Como formatar um sumário de acordo com as normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas e padrões tanto para a produção de documentos quanto para a fabricação de produtos. A NBR 6027 é a norma técnica referente aos sumários.

De acordo com o site especializado Toda Matéria, é necessário apresentar os seguintes aspectos no que diz respeito à formatação do texto.

  • Sumário: a palavra Sumário deve ser centralizada e ter a me aspectos abasma fonte usada nos títulos e subtítulos. Também precisa estar em negrito e em letras maiúsculas.
  • Títulos: letras maiúsculas, em negrito, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Subtítulos: primeira letra maiúscula, em negrito, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Elementos pré-textuais (folha de rosto, dedicatórias, resumos e listas): não devem ser listados no sumário.
  • Elementos pós-textuais (referências bibliográficas, apêndices e anexos): são listados no sumário, mas não devem ser numerados.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.

O resultado deverá ficar semelhante ao índice demonstrado na imagem abaixo.

Sumário no Google Docs seguindo as normas da ABNT

Formatando os títulos

Apesar de o sumário automático do Google Docs não ser gerado exatamente como solicitam as normas, é possível adequá-lo. O primeiro passo é predefinir os títulos e subtítulos de acordo com a formatação necessária.

Basta, por exemplo, que os títulos já estejam em negrito, em letras maiúsculas, no tipo de fonte e tamanho corretos. Depois, selecione e vá em Texto normal → Título 1 → Usar essa formatação em "Título 1".

Nos títulos seguintes, opte por Texto normal → Título 1. Todos terão a mesma formatação e, assim, serão inseridas no sumário.

Se precisar inserir subtítulos, repita o processo nos tópicos correspondentes, seguindo a hierarquia como Título 2, Título 3, etc.

Inserindo o espaçamento

Para inserir o espaçamento de 1,5 em seu sumário, selecione todo o texto e clique sobre o ícone formado por três linhas com uma seta para cima e para baixo ao lado. No menu que surgir, opte por 1,5.

Inserir espaçamento no sumário do Google Docs

Preenchendo as lacunas

Também é possível inserir os pontos na lacuna entre o título e subtítulo e o número da página. Clique ao lado do número e aperte a tecla do ponto final até ocupar todo o espaço em branco.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.