Os 7 melhores aplicativos grátis para fazer convites no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer convites de aniversários com o design bonito e moderno está cada vez mais fácil. Há uma série de aplicativos para Android e iOS que permitem criar modelos personalizados e de graça. Em muitos deles, sequer é necessário ter conhecimento de edição de imagem, apenas criatividade.

Se você tem um evento marcado e quer convidar seus amigos de forma divertida e sem pagar nada, está no lugar certo. O AppGeek reúne os melhores apps gratuitos para fazer convites de aniversário, casamento, festas e qualquer outro tipo de ocasião.

1. Canva

Canva

O Canva é um dos editores de imagem mais populares do momento, devido à grande oferta de recursos e à facilidade de uso. Inclusive, conta com uma função própria para a criação de convites, que reúne dezenas de templates.

Para usar o app, é necessário criar uma conta, seja associada a seu perfil no Facebook ou do Google, ou utilizando um email. Já na tela inicial, em Explore o Canva, estão disponíveis as diversas opções de Design. Opte, então, por Convite.

A seção oferece uma série de opções de temas, como aniversário, casamento, festa, chá de bebê, formatura, festa de 15 anos e muito mais. Você irá se deparar com layouts grátis e pagos, todos editáveis. Aqueles gratuitos têm uma tag Grátis, no canto inferior direito da tela.

De modo geral, todos os itens são personalizáveis, desde o conteúdo, cor de fundo, fonte, etc. As alterações costumam ser salvas automaticamente em sua conta. Também é possível guardar no celular ou compartilhar no Facebook, Instagram, WhatsApp, Drive, entre outros serviços online.

O app Canva está disponível para Android e iOS.

2. Adobe Spark Post

Adobe Spark Post

Desenvolvido pela Adobe, a empresa responsável pelo Photoshop, o Spark Post é um aplicativo de criação de layouts útil mesmo para quem não tem conhecimentos de design. No topo da página inicial, estão as abas com os temas dos modelos.

Entre eles estão colagens, negócios, escola, viagem, comida, entre outros. Ao escolher o que interessar, é possível editá-lo ao incluir fotos (da galeria ou do próprio app), textos com uma infinidade de fontes, logotipos etc.

Em relação ao design, o usuário é capaz de alterar o padrão de cores, aspectos do layout e também redimensionar para formatos predefinidos. Há tamanhos próprios para posts ou stories no Instagram, miniatura do YouTube ou determinados padrões para impressão.

Um diferencial do programa está na possibilidade de criar convites com animação de texto e salvá-los como vídeo. Já a desvantagem está no fato de as imagens virem com marca d’água do programa. Para removê-la, é necessário realizar a assinatura mensal ou anual do app.

O Adobe Spark Post está disponível para Android e iOS.

3. Invitation Card Maker App

Invitation Card Maker App

O Invitation Card Maker App é bastante intuitivo e fácil de usar. Já na tela inicial, o usuário se depara com uma série de temas, nos quais estão divididos os layouts dos convites. São dezenas deles, como aniversário, casamento, chá de bebê, churrasco e muito mais.

Em relação a outros aplicativos do gênero, os modelos são menos personalizáveis, mas, ainda assim, podem receber seu toque pessoal. Em alguns deles, só é possível editar o tipo, cor, tamanho e alinhamento da fonte, assim como o conteúdo do texto.

Já em outros, incluir foto do Facebook ou da galeria e adesivos também aparecem como opção. Concluída a edição, é possível salvar, compartilhar ou imprimir a imagem produzida.

Invitation Card Maker App está disponível gratuitamente para Android e iOS.

4. Invitation Maker

Invitation Maker

7 apps de montagem de fotos que você precisa conhecer!

O Invitation Maker é ideal para quem prefere começar o desenho de um convite do zero. Com ele, o usuário deve escolher o plano de fundo e o recorte do formato que desejar. Depois, pode selecionar filtros e sobreposições, bem como incluir efeitos de edição, como contraste, saturação, vinheta, entre outros.

Também cabe ao usuário adicionar o texto no local em que julgar melhor, escolher a fonte ideal, cor e opacidade. Se quiser, pode incluir adesivos temáticos e fotos feitas na hora ou da galeria do celular.

As imagens feitas através do programa ganham uma marca d’água e para removê-la é necessário desembolsar certo valor. Pagando um pouco mais, também é possível desbloquear todos os planos de fundo e adesivos pagos.

O Invitation Maker está disponível para aparelhos Android e iOS.

5. Evite

Mais do que um criador de convites, o Evite funciona como uma espécie de gerenciador de eventos. O app permite criar e compartilhar o link do evento através de SMS com os seus contatos.

O convite virtual fica disponível dentro de uma página do serviço, o que pode conferir um ar mais profissional à festa. Também é possível enviar o link através do WhatsApp, Messenger, post no Facebook, Direct no Instagram, entre outras opções.

Já a ferramenta de gerenciamento permite administrar as presenças confirmadas, enviar mensagens a todos os convidados e incluir atividades.

Outro diferencial do programa está na possibilidade de criar convites animados. Assim, pode escolher um modelo com um unicórnio voando, lasers sendo disparados, heróis com capas ao vento, entre outros. Vale destacar que nem todos os templates são animados e alguns deles são pagos.

Em Opções adicionais, se pode informar se os convidados podem levar pessoas ao evento bem como autorizar o compartilhamento do convite com terceiros. Outro recurso interessante é permitir que os convidados compartilhem fotos da festa através da página do evento.

Um ponto negativo diz respeito às possibilidades de edição, que são bastante restritas. O usuário consegue apenas alterar o conteúdo textual. Isso significa que pode inserir somente o título do evento, data, horário, endereço, telefone e incluir uma mensagem aos convidados.

Para usar o serviço, é preciso criar uma conta no app através de seus dados de login do Facebook ou Google ou associando a uma conta de email.

O Evite está disponível para dispositivos Android e iOS.

6. Desygner

Desygner

O Desygner é mais uma opção de criador de templates com diversas opções ideal para quem não tem conhecimento de edição de imagens ou design. É uma das melhores escolhas para quem deseja imprimir o convite.

Isso porque o programa permite salvar o convite em JPG ou PDF, que garantem uma boa qualidade de impressão. Se a ideia for publicá-lo em um site, também é possível guardar o conteúdo em PNG, que mantém o fundo da imagem transparente.

Para encontrar os modelos de convites, é necessário arrastar as abas na parte de cima da tela inicial até visualizar a opção. Antes de selecionar o modelo, defina o formato de impressão: quadrado, A5 ou 5x7 polegadas.

Depois que decidir pelo layout, poderá alterá-lo, mudando estilo, tamanho e cor da fonte, bem como a cor e imagem do plano de fundo. Praticamente todos os elementos podem ser editados à maneira do usuário. Até mesmo as cores dos elementos gráficos que compõem o convite, como de ícones e desenhos, podem ser alterados.

Quando todas as alterações forem concluídas, o convite poderá ser compartilhado via email, WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outras opções. Ou salvo em PDF, JPEG ou PNG no celular.

O Desygner está disponível para Android e iOS.

7. Convite de Aniversário do Unicórnio

Convite de aniversário de Unicórnio

O Convite de Aniversário do Unicórnio é um criador de convites mais simples que os demais. Mas é perfeito para quem procura layouts caprichados com esse ser mágico que está na moda.

Por ser mais trivial, acaba sendo também mais fácil de usar. Para visualizar os templates, basta tocar nas setas para a direita ou esquerda. Quando gostar de algum, basta tocar sobre para editar o texto. Dentre os recursos estão os tipos de fonte, cor da letra e do contorno, espessura e posicionamento.

Trabalho concluído, basta ir em Share para salvar a imagem no celular ou compartilhar o convite via WhatsApp, Messenger, Facebook, SMS, entre outras opções,

O Convite de Aniversário do Unicórnio está disponível apenas para Android.

Gostou da lista? Confira também 8 apps para escrever em fotos cheios de estilo. E se mudar de ideia e quiser fazer um convite em forma de vídeo? Confira os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para celular!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.