Teclado desconfigurado: como arrumar e corrigir o problema


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Se não consegue sequer digitar teclado desconfigurado, mas apenas tec3ad6 desc6nf5g4rad6 para fazer uma pesquisa, está no lugar certo. Às vezes, detalhes nas configurações do sistema fazem com que as letras apareçam no lugar errado ou invertidas com números.

Também é comum que não se consiga inserir acentos e pontuações corretamente. Para ajudar, reunimos 4 soluções resolver problemas e erros de teclado do PC e do notebook.

1. Veja se a tecla Num Lock está ativada

Teclado numérico preto de computador

A tecla NumLock serve para mudar o modo de atuação do teclado, trocando a função das teclas de letras para números e símbolos. Caso esteja ativada, é provável que só consiga digitar tec3ad6 desc6nf5g4rad6 em vez de teclado desconfigurado.

O problema pode ser resolvido facilmente pressionando a tecla Num Lock novamente. Ou, dependendo do modelo do computador, as teclas Fn e Num Lock ao mesmo tempo.

Se, por acaso, não encontrou a tecla Num Lock no teclado físico, pode desativá-la no teclado virtual.

1. Digite Teclado virtual no campo de buscas do Windows e clique sobre a opção teclado virtual que aparecerá no resultado da busca;

2. Em seguida, clique na tecla Opções;

Opções do teclado virtual do Windows

3. Na caixa que abrir, desmarque a caixa ao lado de Ativar teclado numérico e confiem em OK;

4. A tecla Num Lock aparecerá no teclado virtual. Se ele estiver ativado, serão exibidos números logo acima dele. Clique sobre a tecla para desativá-la.

Tecla Num Lock no teclado virtual do Windows

É provável que seu problema de troca de letras por números tenha sido resolvido.

2. Confira o idioma

Opções de idioma do teclado no Windows

Quando o teclado está configurado em outro idioma, o usuário não deverá conseguir incluir acentos e, algumas vezes, nem mesmo a pontuação correta. Corrigir esse “problema” é bastante simples.

É possível recorrer a alguns atalhos, no qual o símbolo de + indica que as teclas devem ser pressionadas ao mesmo tempo. São eles:

  • tecla do Windows + tecla de espaço
  • Ctrl + Shift
  • Alt + Shift

Se o contratempo não for corrigido, é possível o português não tenha sido definido com um dos idiomas padrão do teclado. A situação pode ser resolvida através dos passos a seguir.

1. Digite idioma na barra de pesquisa do Windows e clique sobre a opção Configurações de idioma, que surgirá no resultado;

2. Clique sobre a opção Teclado;

Acessando o item teclado das Configurações de idioma do Windows

3. Na janela Configurações, escolha a opção Português (Brasil) - Português (ABNT) ou Português (Brasil) - Português (ABNT2) e pronto.

Não encontrei o Português. E agora?

Se tiver comprado seu PC em outro país, é possível que não tenha a opção Português. "Por padrão, o idioma do teclado corresponde ao idioma do sistema operacional para a região em que o computador foi adquirido”, explica o site da HP.

Nessas situações, é necessário baixar o idioma desejado e, depois, alterar o idioma como indicamos acima.

1. Digite idioma na barra de pesquisa do Windows e clique sobre a opção Configurações de idioma, que surgirá no resultado;

2. Role a tela até Idiomas preferidos e clique no ícone de +, ao lado de Adicionar um idioma;

3. Na caixa que abrir, pesquise por Português e clique em Português (Brasil);

Configuração de idioma do teclado do Windows

4. Abaixo, clique em Avançar para iniciar o download do idioma;

5. Confirme em Instalar.

O layout do teclado pode mudar de país para país. Assim, a localização de uma letra ou de acentos pode ser diferente daqueles fabricados no Brasil. Portanto, se configurar o teclado com um idioma diferente do original, é possível que a tecla digitada seja diferente da exibida no teclado.

Para entender melhor, abaixo há fotos de dois teclados. O primeiro é Português (Brasil) - Português (ABNT2) e o segundo Francês.

Diferença do teclado em português do Brasil e francês
Reprodução/ Mercado Livre

3. Atualize os drivers

Os drivers são softwares que garantem a comunicação entre um hardware específico, como o teclado, e o sistema operacional. O simples fato de mantê-los atualizados pode corrigir possíveis erros e vulnerabilidades. Além de garantir o funcionamento correto da máquina.

1. Na caixa de pesquisa na barra de ferramentas, digite a palavra gerenciador. Clique sobre a opção Gerenciador de Dispositivos, que será exibida nos resultados;

2. Vá em Teclados e clique com o botão direito do mouse sobre o driver;

Atualizar driver do teclado o Windows

3. No menu que abrir, vá em Atualizar driver;

4. Na janela que abrir, opte por Procurar drivers no meu computador;

5. Agora, vá em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador;

6. Clique sobre o nome do driver e vá em Avançar.

Atualizar driver do teclado o Windows

Pronto, o driver será atualizado. Talvez, seja solicitado para que reinicie o computador para que o processo seja concluído.

4. Recorra à solução de problemas do Windows

O solucionador de problemas do Windows é um recurso que permite baixar atualizações que possam resolver alguns contratempos. A ferramenta busca por soluções para itens específicos, entre eles, o teclado.

1. Na barra de pesquisa do Windows, digite problemas. No resultado da pesquisa, clique em Solucionar problemas de configuração;

2. Na janela que abrir, clique em Soluções de problemas adicionais;

Recurso de solução de problemas do Windows

3. Na janela seguinte, na seção Encontrar e corrigir outros problemas, role a tela até encontrar a opção Teclado. Clique sobre ela;

4. Agora, clique sobre o botão Executar a solução de problemas.

Executar soluções de problemas para teclado no Windows

O sistema fará uma varredura. Caso algum problema seja detectado, indicará a solução mais apropriada.

Outros possíveis problemas

Notebook com um sanduíche mordido ao lado

Além das sugestões listadas acima, o teclado pode parecer bugado caso o PC tenha algum malware. Um exemplo são os keylogers, usados para registrar as atividades realizadas no teclado, a fim de descobrir senhas e dados.

Esses programas maliciosos podem alterar as configurações do teclado, causando erros de digitação. A solução para esse caso é usar um bom antivírus e realizar uma varredura em seu computador para procurar por um invasor e excluí-lo, caso o encontre.

Além disso, se tem o hábito de comer em cima do teclado, saiba que a sujeira também pode ser a responsável pelo problema. Farelos e outros detritos podem travar teclas, como a própria Num Lock e Fn, que mudam as configurações do teclado.

Portanto, confira se não há nenhuma tecla presa e aproveite para fazer uma limpeza. É possível limpar o componente com um pano com álcool isopropílico para a superfície e, pincel e uma lata de ar comprimido para os espaços entre as teclas.

Como digitar a senha de acesso com o teclado desconfigurado?

Seu teclado desconfigurado está trocando letras por números, não aceita acentos e as pontuações estão todas trocadas. Então, como conseguir digitar a senha para acessar o sistema operacional do seu PC?

teclado virtual

Basta usar o recurso de teclado virtual, disponível na tela de inicialização. Clique no ícone de um círculo pontilhado cortado por duas setas. No menu que abrir, opte por teclado virtual. Aí é só digitar a senha e realizar os procedimentos indicados acima.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.