Como virar e desvirar a tela do PC e do Mac facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Virar e desvirar a imagem da tela do PC e do Mac não requer qualquer conhecimento aprofundado de informática. É necessário apenas simples comandos através do mouse ou atalhos do teclado para girar a tela em 90,180 ou 270 graus.

O recurso é ideal para quem tem um segundo monitor ou deseja variar a posição da tela, tirando-a do habitual horizontal. Confira a seguir como inverter o display do computador ou notebook com Windows 7, 8 ou 10 ou com Mac OS X.

Como virar a tela no Windows (7, 8 e 10)

É possível virar a tela de computadores e notebooks com Windows tanto através de atalhos de teclado como pela configurações de exibição. As dicas a seguir funcionam para o Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Em alguns casos, há apenas sutis diferenças em cada versão do sistema.

Atalhos de teclado

A disponibilidade do atalho de teclado para rotacionar a tela varia de acordo com cada PC. De acordo com o site Tech Advisor, a disponibilidade do recurso depende do hardware e do software presente em seu aparelho. Em geral, drivers de placas de vídeo da NVidia e da AMD permitem criar esses atalhos.

virar tela no PC

  • Ctrl + Alt + ⬆︎: posiciona a imagem no padrão, ou seja, na horizontal, de "cabeça para cima".
  • Ctrl + Alt + ⬇: Roda a tela a 180º. A imagem fica de "cabeça para baixo", na horizontal.
  • Ctrl + Alt + ➡: Rotaciona a imagem em 90º, para a direita.
  • Ctrl + Alt + ⬅: rotaciona a imagem a 270º, para a esquerda.

Pelas configurações de exibição

Outra forma bastante simples e útil, principalmente para quem não conseguiu utilizar os atalhos acima, é girar a tela através das Configurações de exibição no Windows. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre uma seção vazia da Área de Trabalho.

No Windows 10, clique em Configurações de exibição. Já no Windows 7 ou 8, a opção é Resolução da tela. Role a tela seguinte até a seção Orientação da tela ou Orientação e clique para ver as opções disponíveis.

  • Paisagem: orientação padrão, horizontal de “cabeça para cima”.
  • Retrato: tela na vertical, para a direita (90º).
  • Paisagem (virado): horizontal, mas de ponta-cabeça (rotação de 180º).
  • Retrato (virado): tela na vertical, para a esquerda (rotação de 270º)

Girar a tela do Windows

Por padrão, ao clicar sobre qualquer opção, o Windows 10 pergunta se deseja manter a nova configuração de tela ou se pretende reverter para a antiga. Se nenhuma opção for selecionada, o sistema retoma a orientação anterior automaticamente após 15 segundos.

Como virar a tela do Mac

Para quem tem um Mac, a rotação de tela em 90º pode ser feita através das configurações do sistema. A Apple recomenda que, antes de girar a imagem para usar o monitor na vertical, seja consultada a documentação que acompanha o aparelho.

A sugestão é feita para que o usuário se assegure se é possível usar o display em outra posição em segurança. Depois de confirmar que sim, basta clicar sobre o ícone da maçã (ícone apple) para acessar o menu e ir em Preferências do Sistema.

como virar a tela do computador

Então, clique em Monitores e vá em Monitor. Em Girar ou Rotação, escolha Padrão, 90º, 180º ou 270º. Caso queira voltar à configuração anterior, basta clicar em Reverter.

Se, por acaso, o recurso não for exibido para você, é porque seu computador não conta com a opção de rotação de tela.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.