Como saber se um jogo roda no meu PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Como saber se um jogo roda no meu PC? É possível descobrir facilmente com a ajuda de ferramentas especializadas, como o site Can I Run It?. Se não quiser ter seu computador explorado, pode recorrer ao método tradicional, de comparar as especificações manualmente.

Confira abaixo como ver se seu PC é fraco ou se terá um bom desempenho para executar o game.

Com a ajuda de um site especializado

Há alguns sites especializados em comparar as especificações de seu computador com os requisitos mínimos exigidos pelos principais jogos do mercado. O Can I Run It? é um dos mais populares, sendo capaz de checar as configurações da sua máquina automaticamente.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o site Can I Run It?;

2. Na página principal, verá uma caixa de pesquisa na qual deverá digitar o nome do game, como, por exemplo, The Sims 4. Se o jogo estiver disponível no catálogo da página, ele listado. Clique sobre o nome que surgir para evitar erro na busca;

Pesquisando se jogo roda no PC no site Can I Run It

3. Depois, clique no botão Can you run it para fazer a pesquisa;

4. Na página seguinte, serão exibidos os requisitos mínimos e os ideais para rodar o jogo. Para ter o seu PC analisado, é necessário baixar um arquivo que permite que o site verifique as especificações técnicas de sua máquina. Para isso, clique no botão Can you run it para baixar o app do site;

5. Abra o arquivo executável e mantenha a página do site aberta. Automaticamente, o programa iniciará a análise de sua máquina;

  • Dependendo do navegador, o programa será exibido na parte de baixo da tela ao finalizar o download. Também estará disponível na lista de downloads do browser e, claro, na pasta de destino.

Análise do programa do Cna I Run it do hardware do PC

6. O tempo do diagnóstico pode variar de alguns segundos a minutos e o resultado será exibido na página do site que manteve aberta. Ele informa se a sua máquina tem os requisitos mínimos necessários e também os recomendados para que o jogo rode sem problemas.

Diagnóstico se jogo roda ou não no PC

Outros sites para saber se o jogo roda no PC

PCGameBenchmark

Captura de tela do site PCGameBenchmark

O PCGameBenchmark permite inserir manualmente as configurações de seu PC ou baixar um software que analisa as especificações da máquina automaticamente. Depois, é só pesquisar pelo nome do jogo.

Game Debate

Captura de tela do site Game Debate

Apesar de ser especializado em títulos da EA, o Game Debate conta com opções de outras desenvolvedoras. Assim como a ferramenta acima, permite inserir manualmente os dados ou baixar um app que levanta as informações sobre o PC imediatamente. Então, basta buscar pelo game desejado.

Manualmente

Outra forma de saber se um jogo vai funcionar ou não em seu PC é comparando manualmente as especificações técnicas do PC com os requisitos mínimos exigidos pelo game. A solução pode levar um pouco mais de tempo do que através dos sites, mas também é bastante simples de fazer.

Como descobrir as especificações do PC

É possível descobrir as especificações técnicas de seu computador de algumas maneiras. A mais simples delas é ao digitar o termo Msinfo32.exe na caixa de pesquisa do Windows. Dependendo da versão do sistema, a ferramenta de busca está disponível na barra de ferramentas ou no menu Iniciar (ao clicar no ícone do Windows).

No resultado da busca, clique sobre Msinfo32.exe para abrir. Se não conseguir, pode ser que tenha que Executar como administrador. Para visualizar a opção, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o resultado.

Na janela Informações do sistema, na barra na lateral esquerda, clique em Resumo do sistema. É possível ver as informações sobre o sistema operacional (1), processador (2) e memória (3).

Como encontrar as Informaçoes do sistema no  Windows

Como achar as informações do sistema no PC

Para conferir o armazenamento, clique em Armazenamento e, depois, em Unidades.

Como descobrir o armazzenamento disponível no PC
Enfim, para descobrir o modelo da placa de vídeo, clique em Componentes e, em seguida, em Exibição. Se o seu computador tiver uma placa dedicada e outra integrada, serão exibidos os dados sobre os dois tipos.

Como descobrir informações sobre a placa de vídeo no PC

O nosso guia Como ver as configurações do PC explica como verificar as especificações detalhadamente em diferentes versões do Windows. Confira se quiser saber mais informações sobre o assunto.

Se quiser tornar o processo mais rápido, pode recorrer ao programa Speccy, do CCleaner. A versão gratuita consegue checar o hardware e dar as informações necessárias para ver se um game é compatível com a sua máquina.

Basta fazer o download, instalar e clicar no botão Run Speecy. Em questão de segundos, são exibidas os dados sobre o dispositivo, como exibido abaixo. De quebra, ainda se informa sobre a temperatura da CPU e da placa de vídeo.

Especificações do PC com o Speecy

Comparando com os requisitos mínimos do jogo

Depois de já ter em mãos as especificações técnicas do seu computador, basta conferir os requisitos mínimos necessários para que o jogo rode na máquina. Essas informações costumam estar disponíveis nos sites dos desenvolvedores e nas plataformas que os hospedam.

No Steam, por exemplo, a informação pode ser encontrada abaixo da seção Sobre Este Jogo. Em Requisitos do Sistema, estão as exigências mínimas e as recomendadas para usar o jogo no PC.

No caso do Fifa 21, é exibido o seguinte resultado:

Requisitos do sistema necessários para jogar FIFA

Uma alternativa é recorrer a sites que reúnem os requisitos mínimos dos principais games em um só lugar. Basta pesquisar pelo nome para encontrar o que deseja.

Os próprios Can I Run It, PCGameBenchmark e Game Debate oferecem esses dados. Além deles, há também a página Game System Requirements.

Requisitos mínimos x Requisitos recomendados

Os requisitos mínimos indicam o hardware capaz de rodar um jogo. No entanto, ele terá um desempenho melhor, como mais fluidez e gráficos com mais qualidade, se o PC tiver as especificações recomendadas.

O sistema operacional e o espaço de disco necessário não variam entre os requisitos mínimos e os recomendados. Já a memória RAM, processador e placa gráfica são os componentes que podem variar bastante entre um e outro.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.