Saiba como tirar foto 3x4 para documentos com o celular


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Atualmente, a maioria dos órgãos públicos, como o departamento de trânsito para a CNH e a Polícia Federal para emissão de passaportes, já tiram as fotos que estarão nos documentos no momento do pedido. Mas, ainda, nos deparamos com certos serviços que exigem uma foto 3x4. Felizmente, hoje em dia, dá para ter uma com o celular!

Para não deixar de fazer o registro em algum serviço por não querer ter que, como antigamente, ir a uma casa de fotografia para tirar a foto no tamanho exigido, o AppGeek preparou esse tutorial para explicar como fazer tudo pelo celular.

Dá para começar com uma selfie! Confira:

Como tirar uma foto 3x4 com o celular

Primeiramente, você terá que baixar e instalar o aplicativo Foto para Documentos. É uma ferramenta extremamente leve e de fácil utilização, uma vez que a interface é intuitiva, apesar de muito simples. No entanto, além do formato 3x4, o app traz outras opções de tamanho para os mais diversos tipos de documento.

1. Abra o Foto para Documentos;

2. Escolha se quer tirar uma foto na hora ou selecionar uma da galeria;

Tirar foto 3x4 com o celular

3. Depois de abrir a imagem escolhida, especifique as medidas da foto de identificação e clique em Aplique este tamanho;

  • Para uma foto 3x4, selecione a opção H 40 x W 30 mm. Se estiver à procura de outras opções, selecione o tamanho de sua preferência ou personalize os valores.

4. Faça os ajustes necessários para que a foto caiba dentro do quadro e então toque em Conclua o ajuste;

Tirar foto 3x4 com o celular

5. Faça ajustes de brilho e contraste, se necessário, e então confirme o tamanho clicando em Sim;

6. Na próxima tela, você poderá escolher o número de cópias da imagem que deseja criar, assim como aplicar efeito de imagem preta e branca ou colorida. Selecione os parâmetros que desejar e então clique sobre o ícone de download;

Tirar foto 3x4 com o celular

7. Verifique a resolução da foto e finalize com um toque em Salvar.

Pronto! O passo a passo pode ser finalizado em questão de segundos e as fotos ficarão disponíveis na sua galeria para serem enviadas aos serviços online que precisar ou até mesmo serem impressas para várias finalidades.

Lembre-se que uma foto para um documento oficial precisa conter um fundo branco. Se não for possível fazer o registro de uma imagem nestas condições, pondere o uso de um apagador de fundos. O AppGeek também explica como!

Como apagar o fundo de uma imagem

Antes de tudo, baixe e instale o Apagador de Fundos. É um aplicativo muito leve e bastante intuitivo, permitindo que exclua os fundos de fotos em poucos passos e sem muitos segredos.

1. Abra o Apagador de Fundos e clique em " + ";

2. Selecione a imagem;

3. Apague o fundo;

  • Aqui você conta com várias opções para auxiliá-lo. Pode apagar o fundo automaticamente e depois fazer ajustes manuais. Basta manter o dedo pressionado na tela para conseguir eliminar o que deseja.

Apagador de fundos

4. No canto superior direito, toque no tique ( ✔ ) para concluir;

  • Na próxima tela, escolha uma opção para que o objeto isolado da imagem original fique nítido e com o fundo totalmente transparente.

5. Toque no ícone do disco rígido para salvar a imagem na galeria.

Fim! Em apenas cinco passos já é possível ter a imagem com o fundo transparente e não fazer feio naquela foto para um documento importante ou para incluir no currículo.

Com os tutoriais acima, ter ótimas fotos para seus documentos ou cadastros em serviços que vier a considerar fica fácil. No entanto, se ficou interessado na utilidade da câmera do celular, veja 10 apps para escanear documentos.

Indicamos ainda 10 apps para escrever em fotos cheios de estilos e 6 ferramentas para fazer colagens. Se preferir, ensinamos a tirar fotos incríveis com o celular!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.