Veja como converter imagem em qualquer formato sem programas


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você trabalha com imagem e procura uma plataforma para converter as suas, o AppGeek tem algumas indicações! Dá para fazer conversão de fotos e outros tipos de conteúdos multimídia, como áudio e vídeo.

Há algumas vantagens e desvantagens de converter imagens. Principalmente se tem uma foto de tamanho muito grande no celular e quer guardá-la menor, pois, dependendo da conversão, pode prejudicar a qualidade do registro.

Os aplicativos online são recheados de formatos para que você possa salvar seus arquivos. Estes são simples e completos:

Há ainda uma opção muito interessante chamada Vector Magic. Com ele, você pode converter suas imagens em desenhos vetores, permitindo ampliação e redimensionamento sem perda de qualidade. Editores como o Photoshop também podem converter imagens.

Mas se o seu negócio é uma conversão rápida, sem muitos segredos, fizemos um breve tutorial com o Convertio, uma das plataformas online que disponibiliza os mais variados formatos de arquivo. Confira:

Como converter uma imagem

No Convertio, você tem uma gama enorme de opções. Para além das imagens, a ferramenta permite a conversão de vídeos, áudios e documentos. É uma verdadeira biblioteca de tipos e formatos.

É possível selecionar entre diversas opções de saída. No caso de imagem, dá para salvar os arquivos nos formatos mais comuns, como o PNG, JPEG (JPG) e GIF. E também em formatos complexos: SVG, BMP e WebP são apenas alguns exemplos, uma vez que há dezenas à sua disposição.

Utilizar a plataforma é muito simples, sendo a interface amigável e intuitiva. Dá uma olhada no tutorial para ver como é fácil e rápido!

1. Abra o seu navegador de internet;

2. Acesse o Convertio;

3. Clique sobre o local de origem e selecione a imagem;

4. Escolha o formato para o qual deseja converter o arquivo;

Converter imagem para qualquer formato com o Covertio

5. Clique em Converter e, depois de alguns segundos, escolha Descarregar.

Pronto! Em cinco passos você converte qualquer imagem ou arquivo para outros tipos e formatos. Com o Convertio, o processo não leva mais que alguns segundos.

Formatos de imagem mais comuns

Quando alguém quer converter uma imagem, geralmente está mais preocupado com o tamanho que ela terá e quanto tempo levará para ser carregada na internet. Mas cada formato de imagem possui características distintas e merecem atenção.

PNG

Uma imagem em PNG, por exemplo, pode ser grande, mas mantém a qualidade mesmo que seja reutilizada várias vezes, com redimensionamento e cortes.

A funcionalidade mais conhecida do PNG é o suporte à transparência, facilitando a edição de fundos e cores. Mas não é o formato que mais poupa espaço.

Reprodução de imagem em PNG com o fundo transparente
Reprodução de imagem em PNG com o fundo transparente

JPG / JPEG

O posto de formato mais utilizado ainda é do JPEG (JPG), sendo o mais difundido na internet. É também um tipo que já vem de fábrica em diversas câmeras e celulares. A alta possibilidade de compressão criou sua fama nas redes sociais.

Contudo, quanto mais uma imagem em JPEG for comprimida, mais qualidade irá perder. No fim, ter mais espaço acaba custando na resolução.

Converter imagem em JPEG / JPG
Sutil perda de qualidade perceptível em uma conversão JPEG / JPG

GIF

Apesar de ser mais conhecido na internet pelo seu efeito cômico, por suportar animações que podem ser editadas para criar memes, o GIF também é um formato de imagens fixas.

Por ter um limite de apenas 256 cores, o GIF acaba mais usado para criações simples, não sendo muito atrativo para quem lida com imagens detalhadas.

SVG

Considerado por muitos como “o formato do futuro” quando o assunto é fotos e outras imagens, o SVG é baseado em desenhos vetoriais.

Diferença entre imagens em PNG, JPG, GIF e BMP em comparação com o vetor do SVG
Comparação entre PNG, JPG e GIF e uma imagem em vetor do SVG

Ou seja, em uma imagem SVG pode ser feita a ampliação e redimensionamento sem prejudicar em nada a qualidade. É uma grande aposta, mas ainda não muito usada atualmente.

BMP

Se uma imagem muito detalhada é o que você procura, o formato BMP é o precursor e mais conhecido pela manutenção da qualidade de uma foto.

Por manter sempre a qualidade máxima, o BMP não é muito utilizado na internet, sendo que seu uso caiu muito nos últimos anos. Entretanto, é um formato funcional quando o assunto é imagens grandes e ricas em detalhes.

WebP

Outra grande aposta, desta vez feita pelo Google, criou o WebP. Este formato de imagem procura reunir em um único arquivo o melhor do PNG, JPEG e GIF. Para isso, o gigante das buscas incorporou a transparência, o alto poder de compressão e o suporte a animações em um único formato.

O WebP foi desenvolvido especialmente para a internet. Isto porque o objetivo final do Google é proporcionar alta velocidade no download de fotos e imagens mesmo em uma conexão lenta.

Estes são apenas os formatos de imagem mais comuns, mas a internet está repleta de outros tipos. Saber a diferença entre os formatos é uma maneira de dirigir suas atenções àquele que mais condiz com suas necessidades.

Agora que pode converter fotos para qualquer formato disponível na rede, aprenda como compactar uma imagem. Caso queira montar algo para enviar aos amigos, ensinamos como criar um GIF!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.