Veja como converter documentos do Word em JPG sem baixar nada


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Converter um documento do Word em JPG (JPEG) ainda não é um recurso nativo oferecido pelo editor de texto da Microsoft. Por isso, quando é necessário salvar um arquivo no programa como imagem, é preciso recorrer a apps terceiros.

A boa notícia é que é possível realizar a conversão sem baixar nada. Há uma série de sites que oferecem o serviço online e gratuitamente. Entre eles estão:

Todos os sites acima, com exceção do Zamzar, disponibilizam os documentos convertidos somente em formato ZIP. Como cada página é transformada em uma foto distinta, o recurso torna mais rápido o download de arquivos com muitas folhas.

Por isso, para abrir as imagens no computador, é necessário ter instalado um programa descompactador de arquivos, como o Winzip, WinRar e o 7-Zip.

Como converter documento do Word em JPEG online

Em nosso tutorial, usaremos o serviço do Zamzar, por ser o único site que oferece a opção de baixar as fotos diretamente em JPEG. Nos demais, é necessário, obrigatoriamente, descompactar o arquivo baixado para visualizar as imagens.

1. Acesse o site Zamzar;

2. Na aba Convert Files, na caixinha Step 1, clique sobre Choose Files;

3. Pesquise pelo arquivo em formato .doc ou .docx que deseja converter;

4. Na caixinha Step 2, escolha a extensão na qual deseja transformar o documento. No caso, .jpg;

Transformar Word em JPEG

5. Então, clique no botão Convert;

6. Você será direcionado para outra página, enquanto aguarda o processo de conversão ser concluído. Ao terminar, vá no botão Download, que surgirá ao lado do nome do arquivo;

7. Serão exibidas duas opções: para baixar o arquivo compactado (.zip) ou em JPEG. Caso queira fazer o download como JPEG, clique no botão Download ao lado do arquivo que termina com .jpg;

Salvar documento do Word em JPEG

8. Em seguida, nomeie e salve o arquivo na pasta que desejar e conclua o processo em Salvar;

9. Se o documento for extenso e preferir baixá-lo todo de uma vez compactado, clique no botão Download do lado do arquivo cujo nome finaliza com .zip;

10. Nomeie e selecione o local onde será salvo o arquivo, confirmando em Salvar;

11. Para visualizar o conteúdo, acesse a pasta onde guardou as imagens. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e vá em Extract here;

Word para JPEG

12. Todas as imagens serão transferidas para a pasta.

Como converter documento do Word em JPEG no celular

No smartphone, como recurso da captura de tela, fica bastante fácil transformar um arquivo do Word em JPEG.

1. Abra o documento do Word que deseja transformar em JPEG;

2. Selecione a opção de página única do Word;

Word para JPEG no celular

3. Se preferir, ajuste o texto para que caiba em apenas uma tela. Em seguida, realize a captura de tela, como indica o fabricante do seu celular;

4. Caso queira, use o editor de imagem para cortar a foto para exibir somente o conteúdo que interessa que seja visualizado.

Como converter documento do Word em PDF

Transformar um arquivo do Word em PDF é um processo bastante simples. O programa oferece essa opção de forma nativa, não sendo necessário recorrer a qualquer ferramenta externa.

A vantagem de salvar o documento nesse formato está no fato de a configuração do arquivo ser mantida em qualquer dispositivo ou sistema operacional. Além disso, assim como no caso da imagem, é possível proteger o conteúdo com senha para que não seja alterado por terceiros.

1. Abra o documento do Word;

2. Clique em Arquivo;

Word em JPEG

3. Em seguida, vá em Salvar como;

4. Selecione a pasta onde deseja salvar;

5. Na janela que abrir, nomeie o arquivo e, na opção Tipo, opte por PDF;

Word para JPEG

6. Conclua o processo em Salvar.

O que é o formato JPG / JPEG?

JPG ou JPEG é a sigla para Joint Photographic Experts Group, formato de imagem digital mais usado no mundo. Tornou-se popular devido à sua alta capacidade de compressão. 

Arquivos nessa extensão podem ter o tamanho reduzido em até dez vezes com pouca perda de qualidade. Pelo menos, para que não seja perceptível pelo olho humano.

O poder de compactar as imagens facilita o compartilhamento de imagens em sites ou através de aplicativos. Do contrário, a transferência ou upload consumiria uma quantidade muito maior de dados e o processo levaria mais tempo.

De acordo com o site Cool Utils, arquivos em JPEG são aqueles salvos com as extensões .JPEG, .JFIF, .JPG, e .JPE.

Caso sua necessidade não seja transformar um arquivo do Word em JPEG, o AppGeek preparou um tutorial explicando como converter imagens em qualquer formato sem instalar nada. E se precisar digitalizar um documento fisico para o celular, confira 10 apps para escanear fotos.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.