10 melhores jogos de estratégia para Android da atualidade


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O sistema Android conta com uma série de jogos de estratégia, gratuitos e pagos, com temáticas para todos os gostos. É possível criar táticas para conquistar territórios na Terra ou no espaço bem como infectar o mundo e destruir a humanidade.

Há ainda opções de montar planos para escapar da prisão ou então entrar em guerra com zumbis, extraterrestres ou humanos de facções rivais.

Para quem gosta desse tipo de diversão, o AppGeek reuniu os 10 melhores jogos de estratégia para Android do momento. Confira!

1. The Escapists 2: Pocket Breakout

The Escapists 2: Pocket Breakout

The Escapists 2: Pocket Breakout é um simulador que permite vivenciar a rotina de um prisioneiro que precisa planejar a sua fuga. Para isso, siga a rotina em uma das 10 cadeias disponíveis enquanto idealiza a escapada.

A fuga pode ser realizada individualmente ou conspirando com até três outros jogadores, através do modo multiplayer. Para atingir seu objetivo, poderá treinar o corpo na academia e o cérebro na biblioteca. Há ainda a opção de realizar trocas ou compras de objetos que possam auxiliar na missão, além de subornar guardas e formar alianças.

Evite, entretanto, chamar a atenção enquanto monta sua estratégia e siga a rotina normalmente. Afinal, há pessoas sempre atentas dispostas a atrapalhar seus planos.

The Escapists 2: Pocket Breakout é pago, mas tem versão gratuita para testes.

2. The Walking Dead No Man's Land

Um misto de jogo de estratégia e RPG, em The Walking Dead No Man's Land, é preciso manter o sangue frio para escapar dos zumbis que dominam o mundo.O título é inspirado no programa de TV homônimo.

Fãs da série não só terão personagens como aliados, como também circularão por locais conhecidos. Para sobreviver, deverá montar a estratégia certa, que poderá envolver aulas de tiro com o destemido Daryl Dixon e mandar que Rich dê um fim em inimigos distantes.

Será necessário treinar seu grupo de sobreviventes para que estejam prontos para encarar diferentes desafios. O importante é resistir ao apocalipse zumbi.

The Walking Dead No Man's Land é gratuito e oferece compras dentro do app.

3. Iron Marines

Iron Marines

Iron Marines é um game em tempo real que se passa no espaço sideral. Aqui, seu desafio será liderar suas tropas por 21 missões, que requerem estratégias diferentes, em dois planetas distintos.

Entre seus desafios estão enfrentar exércitos de robôs, derrubar monstros gigantescos e resistir a ataques e sabotagens. O resultado? Além da vitória (ou derrota), cicatrizes para recordar os combates.

Estão disponíveis 14 personagens para serem treinados e oito armas especiais para detonar os inimigos. Entre elas, lança-chamas, minas inteligentes e lançadores de bombas.

Iron Marines é um game pago.

4. Stick War: Legacy

Stick War: Legacy

Stick War: Legacy leva ao Android o famoso game para web no qual cada guerreiro é um boneco de palitinho. Nesse título, o usuário precisa derrotar os soldados das tropas inimigas.

A história se passa no mundo de Inamorta, na qual você é o líder de uma nação chamada Ordem, que preza pela paz e sabedoria. O local, no entanto, é cercado por comunidades que que cultuam as armas como religião.

Para se defender, é preciso atacar antes que seja atacado. Além de derrubar os palitinhos rivais, poderá roubar suas armas, bem como saquear seu ouro para fortalecer o seu próprio exército. Ao conquistar os territórios e destruir as estátuas inimigas, deverá obter a tecnologia desenvolvida por cada um.

Stick War: Legacy está disponível gratuitamente para Android e oferece compras dentro do app.

5. Clash Royale

Apesar de ter sido lançado em 2016, Clash Royale permanece na lista dos jogos mais baixados do gênero. O título multiplayer permite duelar com jogadores de todo o mundo em tempo real.

Misturando captura de cartas com estratégia, o usuário precisa reunir as cartas mais poderosas que conseguir e montar o melhor baralho possível para destruir os inimigos. Isso significa derrubar reis e princesas adversários de suas torres para conquistar troféus.

Além de guerrear com desconhecidos, o jogador consegue formar seu clã com amigos e convidá-los para duelos privados. E, assim, treinar e se preparar ainda mais para as disputas reais.

Clash Royale está disponível gratuitamente, com compras dentro do app.

6. Star Trek Fleet Command

Star Trek™ Fleet Command

Star Trek Fleet Command é um MMO de estratégia que se passa no universo da série de ficção científica. O game se passa em uma galáxia com uma guerra iminente na qual você atua como comandante em uma base estelar.

Para disputar os combates, pode recrutar personagens, naves e tecnologias clássicos do Star Trek. Poderá forjar alianças, explorar planetas, ajudar habitantes, bem como montar e comandar naves.

Para isso é necessário levar sempre em conta sua melhor estratégia, sem deixar de lado a capacidade de liderança e democracia.

Deseja combater com os oficiais James T. Kirk, Spock e Nero e pilotar a Enterprise? Então faça o download gratuito do game em seu Android. Vale ressaltar que há opções de compras dentro do jogo.

7. Rome: Total War

Tenha em suas mãos a maior civilização que o ocidente já viu. Em Rome: Total War, conquiste territórios através de batalhas táticas em tempo real ou de campanha estratégica baseada em turnos.

.Você terá que enfrentar guerreiros experientes, como arqueiros e lanceiros, bem como carros e elefantes de guerra. Para isso, terá o auxílio de uma das 19 comitivas existentes e de armas que remetem a época do Império Romano.

Mas não é só: é necessário montar suas próprias táticas para coordenar os aspectos econômicos, civis e religiosos para manter seu império de pé.

Rome: Total War é um jogo pago.

8. XCOM: Enemy Within

XCOM: Enemy Within

XCOM: Enemy Within é uma expansão do jogo de estratégia XCOM: Enemy Unknown. No entanto, não é necessário ter jogado o primeiro título para dominar o game, uma vez que é essa é uma criação totalmente autônoma.

Aqui, o jogador assume o papel de um comandante que tem como missão proteger a Terra de uma invasão alienígena. Para combater o inimigo, precisará controlar a sua tropa, posicionando-a em locais estratégicos para a missão.

Para tornar seu grupo mais poderoso, é possível pesquisar sobre novas tecnologias alienígenas e equipá-los com armamentos de última geração.

XCOM: Enemy Within é um game pago.

9. Plague Inc.

Em Plague Inc. seu objetivo será infectar o mundo e acabar com a história da humanidade. O jogo começa no momento em que consegue contaminar sua primeira vítimas com uma das 12 doenças possíveis. Cada uma delas requer uma estratégia diferente de ação.

Sua missão será causar uma epidemia global, exterminando os seres humanos em mais de 50 países. Enquanto isso, o planeta reage tentando resistir à praga. Somente o mais forte sobreviverá.

Plague Inc é um jogo gratuito e oferece compras dentro do app.

10. Age of Z

É um fanático pelo universo zumbi? Então Age of Z tem tudo para se tornar um dos seus jogos preferidos. Nele, você é uma das esperanças para salvar o planeta, com a oportunidade de recriar seu povoado, protegendo outros sobreviventes.

Para derrotar os mortos-vivos, poderá formar alianças com lideranças de outros locais e recrutar reforços para o seu exército. Também é possível explorar locais abandonados para saquear o que for necessário.

Mas fique atento a quem o cerca. Apesar de os zumbis parecerem a maior ameaça, seus principais rivais poderão ser os humanos traidores.

Age of Z é gratuito e oferece compras dentro do app.

Comprei um jogo no Play Store e me arrependi. E agora?

Caso tenha baixado um jogo pago e o game não seja como esperava, saiba que, às vezes, é possível solicitar por reembolso. Se solicitá-lo logo após a compra, receberá o valor de volta automaticamente. Entretanto, caso não o faça, terá um prazo de 48 horas para requisitar, dependendo dos detalhes da compra.

Para isso, basta abrir o Google Play e tocar sobre o ícone formado por três linhas situado na aba de pesquisa. No menu que abrir, vá em Conta e acesse a aba Histórico de compras. Toque o nome do app recém-comprado e opte por Reembolsar. Confirme sua escolha em Sim.

Automaticamente, o aplicativo é desinstalado do aparelho. Caso queira baixá-lo novamente, terá que efetuar outro pagamento e o programa não estará sujeito a reembolso.

Se a desistência ocorrer após 48 horas, é necessário entrar em contato com o fabricante do jogo. Cabe a ele decidir se a restituição será feita ou não.

A quantia será devolvida através do mesmo meio no qual o pagamento foi realizado. A empresa explica que, caso apareça o status Cancelado, o valor nunca foi cobrado e, consequentemente, não há devolução a ser feita. Se for Reembolsado, então receberá o crédito.

O tempo de recebimento varia de acordo com forma de pagamento.

Gostou da lista? Confira também os melhores jogos para Android em 2019 e os 15 melhores games para jogar offline.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.