Como apagar todos os tweets de uma vez em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Twitter não permite apagar todos os tweets (também chamados de tuítes) de uma vez. No entanto, há algumas ferramentas online que oferecem a opção de deletar os posts em massa e zerar as publicações na rede social.

Em nosso passo a passo utilizaremos o site TweetDelete. O processo pode ser feito tanto no PC quando no celular, através do navegador de sua preferência.

Antes de apagar todos os tweets

Antes de apagar os seus tweets de uma vez, recomendamos que salve o seu histórico de publicações. Assim, caso se arrependa, poderá rever tudo aquilo que já postou na plataforma. É possível solicitar o arquivo pelo app para smartphones e pelo site.

  • No PC siga o caminho: ícone ícone tres pontinhos → Configurações e Privacidade → Sua conta → Faça download de um arquivo com seus dados. Na seção Dados do Twitter, clique no botão Solicitar arquivo.

Passo a passo para pedir histórico do Twitter

  • No celular, o caminho é semelhante. Toque em sua imagem de perfil → Configurações e privacidade → Conta → Seus dados do Twitter. Pode ser solicitado que insira sua senha de acesso. Em Dados do Twitter, vá em Solicitar arquivo.

O serviço enviará uma mensagem quando seu arquivo estiver pronto. Só é possível baixá-lo pelo app ou por e-mail, caso tenha um endereço eletrônico verificado associado à sua conta.

Só depois de receber e baixar o arquivo com seus dados que recomendamos que delete todos os tweets. Mas, se acredita que não tem nada a perder e não quer esperar, siga para a próxima etapa.

Agora, sim: adeus, tweets!

Agora que já baixou seu histórico (ou não!), pode se despedir das suas publicações antigas. O TweetDelete permite excluir até 3200 publicações de uma vez, a partir dos mais recentes. Ou seja, se o período de tempo definido tiver mais do que 3200 posts, os mais novos são deletados e os mais antigos serão mantidos.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o site do TweetDelete;

2. Vá no botão Sing in with Twitter;

Conectando-se ao Twitter com o app TweetDelete

3. Insira seus dados de acesso na rede social. Antes de clicar em Autorizar aplicativo, sugerimos que leia as permissões que dará se concordar, listadas logo abaixo do botão;

4. Na tela seguinte, já pode definir os posts que irá excluir. Em Age of tweets to delete (Tempo dos tweets para deletar, em livre tradução), escolha o tempo há que foram postados os tweets que quer excluir. As opções e suas respectivas traduções são as seguintes:

  • All my Tweets (Todos os meus Tweets);
  • Tweets older than one week (Tweets com mais de uma semana);
  • Tweets older than two weeks (Tweets com mais de duas semanas);
  • Tweets older than one month (Tweets com mais de um mês);
  • Tweets older than two months (Tweets com mais de dois meses);
  • Tweets older than three months (Tweets com mais de três meses);
  • Tweets older than six months (Tweets com mais de seis meses);
  • Tweets older than one year (Tweets com mais de um ano).

Como excluir tweets em massa com o site TweetDelete

5. Em Only tweets containing this word/phrase, é possível criar um filtro se quiser apagar somente os tweets que contenham certas palavras ou frases. Isso, claro, dentro do intervalo de tempo determinado no campo anterior. Se quiser apagar todos os tweets, basta deixar esse campo em branco;

6. Clique na caixa ao lado de I have read and agree to the TweetDelete terms, para concordar com os termos de uso do site. Ao marcar esse item, afirma também entender que os tweets deletados não poderão ser recuperados;

7. Conclua o processo em Delete my Tweets!.

O serviço fará uma varredura e, ao final, informará quantos tweets havia e quantos foram deletados.

É arriscado usar apps terceiros para apagar meus tweets?

imagem com vários ícones do Twitter

Ao associar a sua conta de uma rede social a aplicativos e serviços terceiros, o usuário está dando acesso a dados e permissões aos desenvolvedores. Apesar de não ser uma tarefa divertida, é sempre recomendável checar quais autorizações está dando a um app. Principalmente se for vinculá-lo a alguma conta de e-mail ou rede social.

Sendo assim, se o programa pede acesso a recursos que nada têm a ver com a sua função, é bom ficar em alerta. Por exemplo, por que um editor de imagens precisaria acessar seus contatos? O TweetDelete deixa bem claro, antes que dê a permissão, quais poderes está concedendo ao serviço.

Isso não significa que os desenvolvedores irão fazer tudo aquilo a que têm permissão. Principalmente quando se trata de empresas sérias e idôneas. Uma boa alternativa é deixar o TweetDelete fazer seu trabalho e depois revogar as permissões dadas.

Basta acessar a página Aplicações e seções do Twitter, ir em Aplicativos conectados e encontrar o TweetDelete. Então, clique em Revogar acesso.

Como revogar autorização de acesso de apps terceiros ao Twitter

Ainda assim, o modo mais seguro de apagar seus Tweets acaba por ser o nativo. Nesse caso, é bom ter tempo e paciência para excluir um por um.

Como apagar os tweets de forma nativa

Se, por acaso, preferir evitar expor seus dados e apagar os tweets da forma permitida pelo Twitter, não deverá enfrentar dificuldades.

1. Acesse o seu perfil. No computador, clique sobre o ícone de um bonequinho (ícone). No smartphone, toque sobre sua imagem de perfil e, depois, em Perfil;

Como excluir tweets de forma nativa

2. No tweet que desejar excluir, vá no ícone de uma seta para baixo (seta para baixo);

3. Opte por Excluir ou Excluir Tweet;

4. Confirme em Excluir e pronto.

É necessário repetir o processo em todos os outros os posts que quiser excluir. Apesar de repetitivo, leva poucos segundos apagar cada tweet.

O que acontece com os Tweets excluídos

O Twitter explica que os Tweets excluídos são removidos da sua conta, da timeline das pessoas que o seguem e dos resultados de busca da rede social. Também são apagados os RTs dos tweets deletados.

No entanto, caso um usuário tenha copiado e colado sua publicação para retuitar como um novo post, a plataforma não consegue fazer nada.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.