5 ferramentas e aplicativos para ganhar seguidores no Twitter


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

O Twitter continua a ser uma das redes sociais mais populares da atualidade. Por isso, ganhar seguidores é um dos objetivos que muitas pessoas e empresas buscam constantemente.

No entanto, ferramentas que prometem soluções mágicas para aumentar o número de seguidores prejudicam a credibilidade da sua conta perante o Twitter e também dos eventuais seguidores que vier a obter.

A melhor maneira de conseguir ganhar seguidores no Twitter ainda é o engajamento com os usuários, além de determinadas ações que ajudam na hora de ser visto por potenciais seguidores. Algumas das dicas são:

  • Ser ativo na rede social;
  • Compartilhar conteúdo interessante e de qualidade;
  • Se envolver em tuítes de outras pessoas, retuitando, curtindo e respondendo;
  • Fazer bom uso das hashtags;
  • Ter paciência.

Mas se já soa trabalhoso ter que gerenciar todas essas atividades para conseguir ganhar seguidores no Twitter, o AppGeek selecionou 6 ferramentas que auxiliam na gestão e podem ajudá-lo na busca por novos followers. Confira!

1. Crowdfire

Crowdfire

Crowdfire é um dos aplicativos mais completos no que toca ao gerenciamento do Twitter. Com ferramentas diversas, que vão desde a gestão do conteúdo até estatísticas sobre determinada palavra-chave, o aplicativo tem a premissa de ser um gerenciador de redes sociais simplificado, onde é possível fazer de tudo para manter seu perfil atrativo.

Com o Crowdfire, dá para seguir pessoas que você encontra facilmente por palavra-chave, identificar quem não o segue de volta e contas inativas, monitorar seguidores da concorrência e encontrar possibilidades de engajamento.

Além disso, é possível definir uma mensagem privada (DM) personalizada para ser enviada aos seus novos seguidores, perfeito para dar uma turbinada no Twitter!

Para fazer o download, clique no seu sistema operacional: Android ou iOS.

2. Sprout Social

Sprout Social

O Sprout Social é uma ferramenta muito interessante pare gerenciar o seu perfil no Twitter. Bastante simples de usar, o site traz muitas opções para que seu conteúdo chegue às pessoas certas. É possível agendar tuítes para os horários que preferir, há ambiente de organização para prioridades e acesso ao histórico de conversas na rede social, entre outras.

Mas uma das principais ações permitidas pelo Sprout Social é monitorar palavras-chave e hashtags relevantes em todo o Twitter, enviando diretamente para o seu Inbox Inteligente oportunidades de engajamento para que você ganhe mais seguidores.

Em relatórios completos, temos acesso ao tipo de conteúdo que está sendo compartilhado, fluxo de postagens, tendências e perfis envolvidos, para que você estabeleça mais facilmente engajamento com potenciais seguidores.

Apesar de ser uma ferramenta paga, dá para fazer um teste gratuito por 30 dias.

Para fazer o download, clique no seu sistema operacional: Android ou iOS.

3. Refollow

Refollow

Encontrar a sua audiência é trabalhoso e toma muito tempo. Por isso, o Refollow foi criado para simplificar esse processo, assim você pode começar a crescer seu perfil, ganhando novos seguidores e aumentando sua presença na rede social. Mas com um bônus: encontre somente a pessoa certa!

Para isso, o site criou filtros inteligentes que buscam exatamente o tipo de perfil que você procura. Mas além de uma ferramenta para encontrar seguidores, com o Refollow é possível gerenciar toda a sua conta, checar os engajamentos construídos na rede, maximizando o envolvimento e valorizando cada seguidor.

Com informações estatísticas, disponilizadas pelo Refollow em relatórios detalhados, você pode avaliar sua performance no Twitter, assim como identificar em que aspecto ela pode ser melhorada.

É uma ferramenta paga, com planos que variam de valores por semana ou por mês. Mas antes de ter que gastar dinheiro, dá para fazer um teste de uma semana para decidir!

4. Hootsuite

Hootsuite

Muito simples e baseado na nuvem, o Hootsuite tem uma interface atraente, que oferece diversas opções de gerenciamento para o seu perfil. O painel de controle permite gerir diversas contas ao mesmo tempo, não somente o Twitter, mas também outras redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

No Hootsuite, dá para fazer o agendamento de postagens facilmente, assegurando maior presença na rede social. Para deixar a organização da sua estratégia para ganhar mais seguidores ainda mais simples, é possível fazer buscas personalizadas e checar as estatísticas de determinado tuíte, permitindo saber se o seu conteúdo está tendo a atenção desejada.

A ferramenta ainda possibilita estudos das suas métricas na rede social, rastreando tendências e medindo o crescimento do seu alcance no Twitter. Com relatórios completos, fique sabendo como os seus seguidores interagem com o seu conteúdo e descubra como criar mais engajamento com eles.

5. Audiense

Audiense

Plataforma totalmente voltada para marketing em redes sociais, o Audiense traz muitas vantagens. Perfeito para engajar audiências com base no que elas publicam na internet, a ferramenta permite entender o público, identificar oportunidades de marketing e engajar seguidores e potenciais seguidores de maneira inteligente.

Com opções simples de aprender a usar, o Audiense conta com um gerenciador de público, que o ajuda a encontrar grandes audiências ou até mesmo públicos muito específicos relevantes para você.

Nos relatórios, é possível entender o que os internautas estão falando sobre determinado assunto e quais são suas afinidades, entre outras funções, facilitando insights para o seu contato com novos possíveis seguidores.

Para levar em consideração

Twitter e Instagram

Apesar de ferramentas poderosas, não há como fazer internautas seguirem seu perfil sem esforço, pois não existe fórmula mágica para isso. Com as opções acima, dá para começar a entender o seu público, saber que horas estão online, sobre o que falam na rede, agendar tuítes para manter um perfil ativo e atraente.

Vale lembrar que nada adianta conseguir seguidores se a sua conta não for atualizada regularmente. Não esqueça que ter credibilidade na rede social é um grande diferencial para que seu conteúdo também apareça para potenciais seguidores. 

E se tem dúvidas sobre qual ferramenta escolher, faça um estudo detalhado de cada uma, tentando entender se oferece algum recurso que será crucial para o que tem em mente. Vale também avaliar o custo-benefício, uma vez que a maioria é paga, e conhecer depoimentos de quem já utilizou.

Outro ponto importante é ter paciência. Se o número de seguidores saltar de repente em um único dia, as ferramentas de segurança informática do Twitter podem considerar uma ação suspeita, podendo bani-lo por acreditarem ser um perfil de spam.

Agora, se também quer se dar bem em outra rede social do momento, confira 6 ferramentas e apps para ganhar seguidores no Instagram que o AppGeek separou para você!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre outros assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.