7 aplicativos de sorteio para usar em campanhas e promoções


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os apps de sorteio facilitam na escolha de vencedores de promoções, rifas e até mesmo de membros de grupos. Disponíveis para Android e iPhone, exigem apenas que o usuário insira as informações sobre os participantes. Depois, fica a cargo da sorte decidir.

Para ajudar, reunimos os 7 melhores aplicativos para sortear nomes, números e muito mais. Então, é só compartilhar o resultado no Instagram, Facebook, WhatsApp ou onde mais quiser.

Sorteio Fácil

App de sorteio de número e nome Sorteio Fácil

Sorteio Fácil permite realizar diferentes tipos de sorteio. Em Números, pode informar o primeiro e o último número e indicar a quantidade de sorteados. Já em Equipes, basta dizer quem são os jogadores, quantos times e se concorda em montar grupos com tamanhos diferentes.

O item Dados oferece dados com 6, 4, 8, 10, 12 e 20 lados e a possibilidade de escolher até 10 unidades de cada um. Por fim, em Nomes e Coisas, o usuário deve inserir os itens que desejar e, então, deixar o aplicativo decidir.

O resultado pode ser facilmente compartilhado a partir do apertar de um botão.

  • Sorteio Fácil (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Gerador Aleatório

App de sorteio Gerador Aleatório

O Gerador Aleatório oferece quatro modalidades de sorteio. Em Número Aleatório, permite definir o número mínimo e o máximo e escolher quantos podem ser sorteados por vez.

Já em Roleta, o usuário deve inserir os nomes dos participantes e girar a roleta para decidir o vencedor. Na função Dados, é possível utilizar até nove dados por sorteio e lançá-los simultaneamente para obter a soma das faces.

Há ainda a possibilidade de fazer formar equipes aleatoriamente, ao informar a quantidade total de jogadores, de pessoas por time e de grupos. O app funciona também como um gerador automático de senhas, podendo optar por incluir letras, números e símbolos.

  • Gerador Aleatório (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Rafi - Sorteio para Instagram

Rafi é um app para sorteio a partir de comentários do Instagram

O Rafi foi criado para facilitar a vida daqueles que fazem sorteios de comentários no Instagram. Basta que seu perfil de usuário seja público e, então, copiar e colar a URL da publicação.

É possível escolher o número de vencedores, assim como filtrar os comentários por hashtag ou quantidade de perfis marcados. O programa permite ainda pode gravar a tela do momento do sorteio para que, posteriormente, compartilhe o vídeo na rede social.

O aplicativo disponibiliza somente um sorteio grátis. Depois, é necessário pagar para usar.

Sorteio no Saco

Sorteio no Saco é um app de sorteio de números e nomes

O Sorteio no Saco permite sortear números e nomes. Se optar por nomes, basta adicionar os participantes um a um. Já em números, deve definir o primeiro e o último da sequência e pronto.

Em seguida, aparece um GIF de uma mão fazendo sorteio em um saco de papel, com direito a som e tudo. O resultado é liberado segundos depois.

Outro recurso disponível é o de sorteio de números aleatórios para jogos da Loteria, como Lotofácil, Mega-Sena e a Quina. A ideia é dar uma ajudinha àqueles que não sabem em quais algarismos apostar.

  • Sorteio no Saco (grátis): Android

Papelzinho

App de sorteio para Amigo Oculto Papelzinho

O Papelzinho é um app dedicado ao sorteio da brincadeira de Amigo Secreto ou Amigo Oculto. O administrador pode criar diferentes grupos e deve adicionar os participantes e seu endereço de e-mail.

O aplicativo faz o sorteio e envia uma mensagem para cada pessoa, informando quem ela tirou. É possível incluir três opções de presentes, facilitando a missão de acertar na lembrança.

  • Papelzinho (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Gerador de Número

Gerador de Número sorteia números, nomes, sim ou não etc

Apesar do nome, o Gerador de Número realiza sorteios de diferentes itens. Como, por exemplo, de palavras, senhas (com números, letras e símbolos) ou das opções Sim ou Não. Também é possível sortear assuntos para conversas, para o assunto não acabar.

Mas se seu foco for mesmo os números, basta definir o primeiro e o último, a quantidade a ser sorteada. Depois, é só deixar a sorte agir.

  • Gerador de Número (grátis): Android

Roleta das Decisões

App Roleta das Decisões

O Roleta das Decisões é um sorteador especializado em roletas. O app reúne opções predefinidas e permite criar sorteios personalizados com até 50 itens.

É possível nomear cada elemento adicionado, escolher a cor ou foto correspondente e o som, caso ele seja o escolhido. A imagem do resultado pode ser facilmente compartilhada com outros programas.

Dentre as roletas já prontas no programa estão de Sim ou Não, O que jantar?, Verdade ou Desafio ou Números. Há ainda de Ganhar ou Perder, Dias da Semana, Meses do Ano, para brincar de Twist, entre outras.

  • Roleta das Decisões (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

Dicas para sorteios nas redes sociais

Três garotas deitadas sobre a grama olhando para p smartphone

Se sua intenção é fazer um sorteio para ganhar seguidores e aumentar o engajamento nas redes sociais, deve ficar ligado a algumas regras. Assim, pode assegurar o sucesso do concurso sem riscos de ser denunciado ou banido.

1. Confirme as diretrizes sobre sorteios

Cada rede social tem suas próprias regras sobre a realização de sorteios. No Instagram, por exemplo, é necessário levar em conta as diretrizes da plataforma para não ser punido.

2. Defina bem as regras

Ter regras bem definidas e divulgadas de forma clara e coerente dá credibilidade à ação. Portanto, lembre-se sempre de compartilhar os seguintes dados nas regras do sorteio.

  • Data de início e fim da ação;
  • Data e hora do sorteio;
  • Deixar claro quem está apto a participar, informando se há alguma limitação regional ou algo semelhante;
  • Número de vencedores;
  • Regras claras sobre os passos para participar;
  • Premiação;
  • Como será feita a entrega do prêmio (você ou usuário arcará com a entrega?).

3. Divulgação é a alma do sorteio

  • Faça várias publicações sobre a ação (mas sem exagerar. Caso contrário, pode acabar irritando seus seguidores);
  • Use os post, stories, IGTV para lembrar a seus seguidores do sorteio e suas regras;
  • Divulgue o sorteio em outras redes sociais, para chegar a diferentes públicos;
  • Se tiver orçamento, invista em anúncios pagos para ampliar o alcance.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.