Como criar aplicativo sem saber programação? 7 ferramentas incríveis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Criar um aplicativo do zero é possível mesmo sem ter qualquer conhecimento de programação. Há vários programas online, com planos grátis e pagos, que oferecem as ferramentas necessárias para fazer um app do jeito que precisar.

Para facilitar, o AppGeek selecionou 5 serviços para criar apps que você pode experimentar! Confira a seguir as principais plataformas para a criação de aplicativos para Android e iOS.

1. FabApp - Fábrica de Aplicativos

Como criar um aplicativo com o FabApp

  • Editor intuitivo;
  • Edição gratuita limitada (apenas para Android);
  • App para iOS apenas na versão paga.

O FabApp - Fábrica de Aplicativos é um programa de criação de aplicativos online que oferece opções de pacote gratuito e pago. De acordo com os criadores do serviço, é possível criar um app em cinco passos.

A plataforma oferece um editor muito intuitivo, com um layout que pode ser usado por qualquer pessoa mesmo sem conhecimento de design e programação. A versão gratuita tem a propaganda do FabApp, limite de 50 páginas, 1 GB de armazenamento local e 1 GB limite de transferência mensal. Além disso, permite apenas criar um programa para Android.

FabApp editor

Caso também queira fazer uma versão para iPhone, precisará aderir à versão paga. Essa edição garante ainda mais espaço de armazenamento e maior limite de transferências, além de outros recursos mais completos.

2. WebRobot Apps

Como criar um app com o WebRobot Apps

  • Versão gratuita limitada (apenas para Android);
  • Modelos prontos;

O WebRobot Apps é uma ferramenta de criação de apps online que oferece modelos prontos. Qualquer um, mesmo sem saber programar, pode criar seu aplicativo em minutos, de acordo com os criadores.

A versão gratuita, claro, é bem mais limitada que as duas pagas. Mas pode ser uma boa opção para quem está começando a se aventurar nesse universo.

O pacote grátis permite apenas a criação de aplicativo em HTML5 para Android (iOS só está disponível na edição Profissional). Além disso, o app terá publicidade e somente 5 módulos/áreas (contra 100 da versão mais cara). Ainda assim, oferece ferramenta de QR Code e não há limites de atualização.

3. Kodular

Como criar aplicativo Kodular

  • Versão gratuita limitada;
  • É compatível com apps para Android;
  • Modelo de criação modular;
  • App feito de graça não oferece anúncios,

O Kodular é um criador de aplicativos que também não requer o conhecimento de códigos ou programação. O editor permite montar seu app ao arrastar e soltar os módulos e componentes desejados.

O programa fica hospedado no Google Cloud. O que significa que qualquer alteração ou inclusão jamais será perdida, mesmo que o usuário se esqueça de fazer backup. Os apps criados são compatíveis com o sistema Android e utilizam Material Design, uma linguagem visual desenvolvida pelo Google.

Os usuários do Kodular podem optar pelo modelo totalmente gratuito limitado, que diferente da concorrência, não apresenta anúncios dentro do app. No entanto, se o criador quiser incluir publicidade dentro do programa, terá que aderir ao plano monetizado.

4. Easy Easy Apps

  • Pago;
  • Oferece modelos prontos;
  • Plano mais barato permite criar apenas apps para Android.

O Easy Easy Apps é um programa de criação de aplicativos online pago, que também não exige qualquer necessidade de conhecimento em programação. O serviço oferece modelos prontos e o primeiro passo é escolher um deles.

Depois, o usuário precisa escolher o nome e escolher uma categoria para o aplicativo. Em seguida, é a hora de criar o programa, configurando a navegação e as imagens, além de adicionar conteúdo e funcionalidades. Então, é só publicar.

Todos os pacotes do Easy Apps são pagos. O mais barato não é compatível com a criação de apps para iPhone, somente Android. Essa edição também insere a marca da desenvolvedora no aplicativo e não oferece notificação push nem acesso a dados estatísticos.

5. GoodBarber

Como criar um app com o GoodBarber

  • Pago;
  • Oferece recursos para e-commerce;
  • Oferece período gratuito de testes.

O GoodBarber é um serviço também bastante conhecido quando o assunto é a criação de apps. São mais de 500 recursos disponíveis para a criação do seu aplicativo. Entre eles, notificações push, gestor de conteúdos, chat e pagamento em um clique.

Com os itens oferecidos, o seu app pode ser customizado totalmente de acordo com as suas necessidades. Seja para vender produtos ou oferecer fotos e histórias para o seu público, há os planos Standard, Full e Premium, que variam de preço segundo o que você precisa.

E dá para testar o serviço completo de graça por até 30 dias.

6. Andromo

Como criar um aplicativo com o Andromo

  • Pago;
  • Oferece modelos prontos editáveis;
  • Conta com planos de monetização.

De acordo com os criadores, o Andromo permite criar apps com aspecto profissional em apenas três passos. Na prática o desenvolvimento do app leva bem mais tempo e planejamento que isso. Mas a ideia é deixar claro que não é necessário qualquer conhecimento técnico para fazer o aplicativo.

A ferramenta de criação de apps é intuitiva e garante a personalização da sua plataforma em poucos cliques. Se quer ganhar dinheiro, pode aderir a um dos planos de monetização do serviço, através do Google Admob e do Andromo Ads.

Apesar de pago, o Andromo oferece dois pacotes anuais mais acessíveis. O mais barato deles permite criar até 300 projetos, para Android ou iOS, sem opção de monetização.

7. GameSalad

como criar um app de jogo e game no GameSalad

  • Pago;
  • Sistema de clicar e arrastar.

Já pensou em criar o seu próprio jogo? Se é esse o tipo de criador de app que está procurando, o GameSalad tem tudo o que você precisa, mesmo sem saber programação! A interface é intuitiva, sendo necessário arrastar e largar itens que queira incluir no cenário do jogo.

O serviço promete criar o seu primeiro game em 2D em uma hora. Daí é só utilizar a plataforma do GameSalad para deixar a sua criação disponível para o mundo: seja na App Store ou no Google Play,

No entanto, para publicar em diversas plataformas, será necessária a assinatura do plano mais caro do serviço.

Primeiros passos para criar um aplicativo

Antes de começar a criação, sugere-se pensar em um problema que identifica como necessário de ser resolvido. A ideia é colocar a resolução desse problema como o centro da função de seu app. Por exemplo, novas formas de conhecer pessoas, entregas em bairros periféricos, saber notícias sobre esportes menos populares, etc.

Depois, é importante saber se essa ideia funciona e se será aceita. Seja conversando com pessoas, seja pesquisando aplicativos semelhantes que já existem no mercado. Tudo certo, então é hora de colocar a mão na massa.

Isso significa pensar as funcionalidades de seu app e planejar a sua usabilidade, de um jeito que atenda seus usuários. Depois, deve se dedicar à parte visual, como formulação do design, cores, disposição das informações, entre outros.

Ao criar seu aplicativo, vai precisar de imagens que identifiquem o seu projeto.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.