5 apps de colorir para quem quer abusar da criatividade


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Livros de pintura deixaram de ser coisa de criança e viraram mania entre os adultos. A tendência chegou ao mundo virtual e, atualmente, há apps de colorir que prometem experiências que misturam criatividade e relaxamento.

Apesar de terem o mesmo propósito, os aplicativos se diferenciam entre si nas questões de estilos de desenho e ferramentas disponíveis. Dependendo do programa, também é possível mesclar foto com desenho ou transformar uma imagem da galeria ou feita na hora em uma peça de arte.

Confira a seguir a lista com os melhores apps de colorir disponíveis para aparelhos Android e iOS.

1. Colorfy

O Colorfy oferece opções de desenhos divididos em diferentes categorias, como básicos, florais, animais, mandalas, jardins e padrões geométricos. Os usuários podem ainda optar por pinturas famosas, como de Monet e Dalí, ou pintar lugares conhecidos, como o Cristo Redentor, Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Pirâmides do Egito, entre outros.

Colorfy

O app também permite criar sua própria mandala ou tirar uma foto de um desenho e colorir dentro do programa. Quem quiser usufruir de todas as opções de imagem e de recursos, como variedades de estilos de pincéis e aplicação de gradientes de cor, precisa pagar.

O serviço oferece opção de plano mensal e anual e permite realizar um teste gratuito de uso de todas as funcionalidades pelo período de sete dias.

Colorfy está disponível para aparelhos Android e iOS.

2. Unicorn - Color by Number

O Unicorn - Color by Number tem entre seus diferenciais o estilo dos desenhos. Todos eles são do tipo pixel art e remetem às figuras feitas por computador no início da década de 1990. As imagens estão divididas em categorias como animais, moda, comida, jogos, mandalas, transportes, zodíaco e muitos outros.

Unicorn

O app oferece um estilo de pintura menos livre, uma vez que os quadradinhos são numerados e cada número corresponde a uma cor. No entanto, caso não queira, não é necessário seguir exatamente o tom sugerido.

O usuário também pode tirar uma selfie através do app e a foto é convertida no formato pixelado para ser posteriormente pintada. É possível escolher entre os níveis fácil e difícil. Quanto maior o nível de dificuldade, mas quadradinhos para colorir serão dispostos.

Assim como o Colorfy, o Unicorn é um programa freemium, ou seja, oferece algumas figuras gratuitamente, mas a maioria delas só está disponível para o pacote pago. Os desenvolvedores permitem testar os recursos gratuitamente durante três dias.

O programa está disponível para smartphones Android e iOS.

3. Livro de Colorir para Mim

Apesar de freemium, Livro de Colorir para Mim é um dos apps que oferece mais opções de desenhos gratuitamente em nossa lista. No entanto, para isso, é necessário lidar com anúncios e sugestões de assinatura constantes na tela.

Livro de colorir pra mim

O número de categorias disponível é impressionante. Mandalas, pessoas, animes, animais, quadrinhos, flores, moda e lugares famosos são apenas alguns dos temas. Os usuários podem ainda pintar figuras do sapinho Om Nom e de imagens que fundem desenho com fotografias.

Dentre os recursos oferecidos está a possibilidade de preencher um desenho com uma foto da galeria ou feita na hora. Também é possível aplicar texturas às imagens, como tijolo, papel amassado e ruído.

O usuário pode ainda criar sua própria mandala e transformar suas fotos em pinturas. Todas as suas criações podem ser compartilhadas para inspirar outros usuários do app.

Livro de Colorir para Mim está disponível para dispositivos Android e iOS.

4. Chamy - Pintar por números

Chamy é mais uma opção de app para colorir por números. Todos os dias do mês, oferece aos usuários um novo desenho gratuitamente. Apesar de não dividir as imagens em categorias, há uma grande variedade de temas, como pessoas, animais, natureza, cartazes, mandalas, entre outros.

Chamy - Pintar por números

Ao abrir a figura que deseja pintar, é exibida a paleta de cores com os números correspondentes. Ao tocar sobre uma delas, se torna cinza a área que deve ser colorida. Diferentemente do Unicorn, não é possível colorir uma zona com uma cor diferente da predeterminada pelo app.

Não há qualquer opção de edição da imagem além da pintura. Mas a quantidade de desenhos disponíveis gratuitamente é superior a maior parte dos apps do gênero e isso deve agradar bastante.

Chamy - Pintar por números está disponível para Android e iOS.

5. Mandala para colorir

Apesar do nome, o app oferece mais do que opções de mandalas para pintar. Há também figuras de pessoas, animais e flores. Apesar de a quantidade de desenhos disponíveis não ser muito grande, a variedade de ferramentas é atraente.

mandala para colorir

A começar pelo número de cores e suas sutis variações. Há, por exemplo, doze tons de azul à disposição dos usuários. Além disso, é possível optar por preenchimento automático dos espaços ou oito modelos de pincel. Há ainda a chance de personalizar mais a ilustração, incluindo adesivos e textos.

Os outros recursos oferecidos são a criação de sua própria mandala, a opção de usar uma página em branco para criar seus próprios desenhos e a ferramenta “Mágico”, que revela uma ilustração enquanto a folha é colorida livremente.

Uma das principais vantagens do Mandala para colorir em relação aos outros app é que todo o conteúdo e recursos são disponíveis gratuitamente. Para isso, é necessário suportar a exibição de conteúdo publicitário. Se não quiser, os desenvolvedores oferecem uma versão paga livre de propagandas.

O aplicativo está disponível somente para celulares Android.

Se deseja uma experiência criativa diferente, confira nossa lista de apps que transformam suas fotos em desenho. Já aqueles que preferem soltar a imaginação nas próprias fotos, vão se surpreender com esses apps para escrever em imagens!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.