Saiba como ocultar aplicativos no celular em apenas 5 passos


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você quer mais privacidade no celular e não ficar receoso ao emprestar o aparelho para alguém, saber como ocultar aplicativos é importante. Assim, você garante que ninguém veja as ferramentas no dispositivo. Abaixo, nós preparamos um tutorial para que você faça isso rapidamente!

A melhor maneira de esconder apps que você não quer sendo visto por outras pessoas é escolher um aplicativo para a tarefa. Nós listamos no fim do artigo as melhores ferramentas para o seu smartphone, que contam com diversas funções. Mas antes, vamos ao tutorial.

Como ocultar aplicativos em 5 passos

Para esse passo a passo, selecionamos o PrivacyHider, que é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Caso tenha apps de namoro ou outros que devem ser mantidos privados, com o aplicativo você consegue escondê-los com rápidos toques na tela! Confira:

1. Faça o download do PrivacyHider no celular;

2. Abra a ferramenta;

3. No canto superior direito, clique no ícone " + ";

  • Na primeira vez que abrir esta opção, já terá um pequeno tutorial de como ocultar aplicativos, que é muito fácil de fazer.

4. Encontre o app que deseja ocultar e toque sobre ele;

  • Como exemplo, escolhemos ocultar o Tinder.

Ocultar aplicativos com o PrivacyHider

5. Após a tela de confirmação aparecer, saia do PrivacyHider e desinstale o aplicativo do seu sistema.

  • Para utilizar os aplicativos escondidos, basta abrir o PrivacyHider e selecioná-lo na tela inicial. Ao clicar no app, ele irá se abrir normalmente e sem perder nenhuma função!

Simples, rápido e fácil, com o passo a passo acima você consegue ocultar aplicativos no Android em poucos segundos, evitando que os ícones de apps privativos que você tiver fiquem expostos no dispositivo.

Para que realmente desapareçam, é importantíssimo que você desinstale a versão comum do aplicativo do sistema, passando a utilizar o app plicativo de ocultação para acessá-los.

As melhores ferramentas para ocultar apps

Se quiser escolher outra ferramenta para a tarefa, o AppGeek traz as melhores indicações para ocultar aplicativos sem complicação! Veja:

1. Zona Privada

Ocultar aplicativos na Zona Privada

A Zona Privada é um dos aplicativos mais completos no que diz respeito a proteger a sua privacidade. O app conta com diversas funções para ocultar o Facebook, WhatsApp, Tinder, Grindr e qualquer serviço que venha a utilizar no smartphone!

Além de poder ocultar conteúdos sensíveis, como fotos e vídeos, você esconde os aplicativos de maneira simples e muito rápida. Há ainda a opção de incluir uma senha em cada um dos seus apps privados, aumentando a segurança no celular.

Outro ponto interessante é a opção de prevenir que terceiros joguem ou comprem coisas em seu nome. Muito interessante para quem tem crianças em casa e de vez em quando emprestam o dispositivo a elas.

A Zona Privada também conta com um navegador privativo para você não se preocupar mais com histórico, assim como uma VPN grátis para que possa ter ainda mais privacidade ao navegar pela internet. Sem falar nas funcionalidades de identificar chamadas e uma tecnologia antirroubo!

Para baixar a Zona Privada, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

2. PrivacyHider

Ocultar aplicativos com o PrivacyHider

Usado no tutorial acima, com o PrivacyHider, além de esconder os ícones dos aplicativos privativos, você pode criar um espaço seguro para informações sensíveis que são geradas pelos apps ocultos. Ótimo para quem quer privacidade também com o conteúdo criado pelos seus apps privados.

Além de ocultar os ícones dos aplicativos privativos, você pode criar um espaço seguro para informações sensíveis. Ótimo para quem quer privacidade também com o conteúdo criado pelos seus apps privados.

Com o PrivacyHider, você ainda apaga evidências de uso dos seus aplicativos, fazendo com que eles não apareçam na lista dos apps utilizados recentemente. Há ainda a opção de desativar as notificações das ferramentas escondidas ou alterá-las para que pareçam relacionadas a um assunto qualquer.

Outro ponto muito interessante do PrivacyHider é a função de ocultar o próprio ícone do aplicativo. Assim, ninguém nem desconfia que você possa estar escondendo algo no celular!

Para baixar o PrivacyHider, clique aqui.

3. Privacy Master

Ocultar aplicativos com o Privacy Master

Essa é uma ferramenta muito leve, mas que conta com diversas funções. Além de poder esconder fotos, vídeos e anotações do celular e até mesmo criptografá-las, ocultar aplicativos é bem fácil.

Caso necessite emprestar o smartphone para alguém, ao ter instalado o Privacy Mater você já garante privacidade total, colocando seus apps privativos e conteúdos sensíveis em um ambiente seguro e livre de invasores.

Para que não seja flagrado escondendo algo no celular, você ainda tem ferramentas para organizar as notificações que sejam dos seus aplicativos ocultos, garantindo eficácia na proteção de seus dados. A limpeza de histórico também é interessante para que ninguém veja conteúdos privados na lista de apps abertos recentemente.

O Privacy Mater ainda traz um navegador de internet privado, que bloqueia partes de páginas que possam rastrear suas atividades na web. E, claro, o aplicativo já exclui automaticamente o registro dos sites que você visitar!

Para baixar o Privacy Master, clique aqui.

4. Hidder App

Ocultar aplicativos com o Hidder App

O Hidder App é uma ferramenta bastante atrativa para quem quer assegurar privacidade no celular. Com uma interface simples, agradável e intuitiva, você pode ocultar todos os aplicativos que quiser ao importá-los para dentro dele. Para isso, basta alguns toques na tela!

Otimizado para ocultar aplicativos de redes sociais, como o Instagram, Facebook e WhatsApp, também é possível esconder o Tinder, Grindr, etc. Outro ponto alto é a possibilidade de ocultar o próprio Hidder App, garantindo que ninguém desconfie que há conteúdos escondidos no smartphone.

Caso queira, ainda dá para ocultar fotos, vídeos e outros conteúdos sensíveis. O aplicativo ainda traz um visualizador, para que você possa ver e assistir a tudo sem precisar sair dele. Para acessar os dados, basta inserir a senha na “calculadora”, que é funcional como qualquer outra!

Para baixar o HidderApp, clique aqui.

5. PrivacySafe

Ocultar aplicativos com o PrivacySafe

Um aplicativo para ocultar seus aplicativos ainda mais completo, o PrivacySafe é uma opção fantástica! Com ele, você não oculta apenas apps privativos, mas fotos, vídeos e outros conteúdos, criptografando-os para a proteção das informações.

Com o PrivacySafe, você também pode criar senhas para cada um dos aplicativos escondidos, além de poder “congelar” apps pré-instalados no aparelho. Uma mão na roda para quem quer mais autonomia de bateria ao desativar ferramentas que não são utilizadas!

Há ainda um navegador de internet privado, que não salva nenhuma informação que o levem até você. E dá para ocultar o ícone do próprio PrivacySafe. Ótimo para quem quer que os conteúdos no celular passem totalmente despercebidos. Para ainda mais segurança, tudo fica protegido pela sua impressão digital!

Para baixar o PrivacySafe, clique aqui.

6. Hide Apps

Ocultar aplicativos com o Hide Apps

Provavelmente uma das ferramentas mais simples para ocultar aplicativos, com o Hide Apps você pode esconder redes sociais, jogos e outros conteúdos de forma rápida e simples. Para acessar a ferrament, é preciso inserir um padrão de desenho.

Além dos aplicativos, o Hide Apps também permite ocultar fotos e vídeos da galeria, mantendo conteúdos sensíveis em um ambiente seguro e livre de invasores. Assim, você fica descansado se precisar emprestar o celular para alguém!

Para baixar o Hide Apps, clique aqui,

7. Calculator Vault

Ocultar aplicativos com o Calculator Vault

Com o Calculator Vault, você tem diversas opções para ocultar aplicativos e conteúdos sensíveis no smartphone. Além de ocultar ícones, você pode criar senhas para cada app, que ficarão disponibilizados dentro de uma simples calculadora, fazendo com que não se levantem suspeitas sobre o que tem no celular.

Para maior privacidade, é possível esconder as notificações dos aplicativos escondidos ou selecionar três maneiras de recebê-las: todas as notificações, apenas números ou não mostrar nada. Perfeito para quem não quer ser "pego no flagra" ao emprestar o smartphone para alguém.

Claro, o Calculator Vault não deixará que o celular mostre os apps ocultos na lista de utilizados recentemente. Para mais, dá para esconder imagens e vídeos e evitar que outras pessoas os encontrem na galeria. Há ainda a opção de tirar fotos privadas com uma “câmera escondida”!

Para baixar o Calculator Vault, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Pronto! Com as indicações acima, você já poderá esconder seus aplicativos de forma eficaz e ficar com a consciência tranquila ao ter outra pessoa bisbilhotando seu celular. Ocultar apps é uma ótima maneira de garantir mais privacidade e proteger seus conteúdos sensíveis caso o dispositivo seja roubado ou perdido.

Já que tocamos no assunto, conheça 8 aplicativos para esconder fotos e garantir ainda mais privacidade no celular! E se segurança é importante para você, veja quais são os navegadores de internet mais seguros e os melhores antivírus gratuitos para proteger o smartphone.

Caso esteja à procura de ainda mais privacidade, explicamos como colocar senha em aplicativos e os melhores gerenciadores de senha da atualidade. Dá uma olhada!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.