Como fazer sumário no Word e no Google Docs automaticamente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Inserir sumário em um documento no Word é necessário em muitos trabalhos acadêmicos ou corporativos. O editor de texto da Microsoft oferece a opção de criar o índice de forma automática.

A relação ajuda o leitor a encontrar os principais tópicos do artigo, ao listar o título do assunto e a página onde está. O AppGeek explica mostra como é simples realizar o processo no Word e também no Google Docs.

Como fazer sumário no Word automaticamente

O momento ideal para fazer o sumário é quando o documento está concluído ou perto de ser terminado. Se por acaso já está nessa etapa, siga os passos abaixo.

1. Abra o documento. Caso ainda não tenha uma página em branco para inserir seu sumário, a insira no documento. Para isso, clique no topo da página que seguirá o sumário e, na aba Inserir, vá em Página e, depois, em Quebra de página;

fazer sumário no word

2. Agora, selecione com o cursor um título que deseja incluir no índice. Com o texto selecionado, vá na aba Página Inicial e opte por Título 1;

Fazer sumário no Word

  • Repita o processo com todos os títulos que quer que estejam em seu índice.

3. Volte para a página em branco que criou no passo 1. Clique no topo e vá na aba Referências. Então, clique na opção Sumário e escolha o modelo de sumário automático de sua preferência. Todos os itens marcados como Título 1 serão incluídos nesse índice.

Fazer sumário no word

Note que mesmo que as páginas não estejam numeradas, os números são exibidos ao lado de cada seção. Portanto, para que fique visualmente mais fácil de acessar os conteúdos ou para que siga os padrões na ABNT, você pode numerar as páginas do documento.

Como inserir novos títulos ao sumário

É muito comum que, ao revisar a versão final do trabalho, descubra que ela não é tão final assim e queira fazer alterações. Por isso, é possível que o autor exclua ou inclua um novo item. Mas não tem problema. Fazer a alteração no sumário é bastante simples.

Para inserir um novo item, marque-o como Título 1, como explicamos acima. Depois, vá à página onde se encontra o Sumário.

Inserir sumário no word

Então, clique sobre Sumário e, nas opções que surgirem, opte por Atualizar o índice inteiro. Caso exclua algum item, basta atualizar o índice inteiro também.

Como formatar padrão de acordo com as normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas e padrões tanto para a produção de documentos quanto para a fabricação de produtos. A NBR 6027 é a norma técnica referente aos sumários.

De acordo com o site especializado Toda Matéria, é fundamental que o sumário tenha os seguintes aspectos no que diz respeito à formatação do texto.

  • Títulos: em negrito, com letras maiúsculas em Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Subtítulos: primeira letra maiúscula, em negrito, em Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

Para tornar essa formação padrão nos estilos de parágrafo, clique com o botão direito sobre a opção Título 1, na aba Página Inicial. Então, selecione a opção Modificar.

fazer sumário no word

Em Fonte, selecione Times New Roman ou Arial e escolha 12 como tamanho. Certifique-se de que o item N, de negrito, está marcado e que a cor preta foi selecionada. Confirme em OK.

Por padrão, o Título 1 é todo em letras maiúsculas, não havendo necessidade de alterar esse aspecto. Repita o processo exatamente da mesma forma para o Título 2.

Como fazer sumário no Google Docs

Quem usa o Google Docs, também conta com o recurso de criação de sumário automaticamente no editor de texto online. A funcionalidade, entretanto, não está disponível através do app para Android e iOS, mas apenas na versão web.

O processo de criação é bastante semelhante àquele feito no Word. Primeiramente, marque os itens que deseja inserir no índice como Título 1. Para isso, selecione o texto e siga o caminho: Formatar → Estilo de parágrafo → Título 1.

Repita o processo com todos os títulos que quiser colocar no sumário. Feito isso, clique sobre o local onde deseja inserir o índice e vá em: Inserir → Sumário → escolha um dos dois modelos.

O sumário comum apenas lista o conteúdo e as páginas onde se encontram. O sumário com links azuis é ideal para quem usará ou compartilhará o documento apenas online. Ao clicar sobre o link, o usuário é redirecionado automaticamente ao ponto do texto.

Fazer sumário no Google Docs

Caso queira inserir um novo item no sumário, basta marcá-lo como Título 1, como explicado acima. Depois, clique sobre o sumário e, em seguida, sobre o ícone de atualização.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.