Veja como arquivar e desarquivar fotos e vídeos no Instagram


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Instagram permite arquivar e desarquivar publicações do feed e dos stories. Com o recurso, as fotos e vídeos deixam de ser exibidas na rede social, sem que precisem ser excluídos permanentemente. A função pode ser útil para ocultar imagens de ex-namorados ou de momentos que não deseja relembrar, por exemplo.

Para quem utiliza a plataforma comercialmente, a funcionalidade pode ser usada para tirar do ar fotografias de produtos em falta no estoque ou que saíram de linha.

Confira a seguir como é simples esconder seus posts e voltar a exibi-los quando quiser!

Como arquivar posts no Instagram

Ao arquivar uma publicação no Instagram, seus seguidores não conseguem mais vê-la no feed. A rede social guarda não só a foto ou vídeo, mas o post completo, com legenda, hashtag e comentários.

1. Abra o Instagram como de costume. Toque sobre o ícone de um boneco ou sua foto (dependendo do sistema usado) para acessar o seu perfil;

2. Abra a foto ou vídeo que deseja arquivar e vá no ícone de três pontinhos acima da publicação. Na janela que abrir, vá em Arquivar;

arquivar e desarquivar posts instagram

Pronto! Imediatamente, a publicação é removida do seu feed.

Como desarquivar posts no Instagram

Ao desarquivar uma publicação no Instagram, ela voltará a ser exibida no mesmo local onde estava. Ou seja, não aparecerá no topo do feed, como ocorre em um post novo.

1. Abra o Instagram como de costume. Toque sobre o ícone de um boneco ou sua foto (dependendo do sistema usado) para acessar o seu perfil;

2. Vá ao ícone formado por três linhas, situado no canto superior direito da tela;

arquivar e desarquivar posts instagram

3. Em seguida, vá na opção Arquivar;

4. No topo da tela, toque sobre a seta e selecione o item Arquivo de publicações;

5. Então, abra o post que deseja desarquivar. Toque sobre o ícone de três pontinhos, acima da foto ou vídeo. No menu que surgir, vá em Mostrar no perfil.

arquivar e desarquivar posts instagram

Pronto, a publicação estará de volta ao seu feed de notícias.

Como arquivar stories do Instagram

A forma de arquivar os stories do Instagram é um pouco diferente de como é feito com os posts. O usuário deve optar por salvar todos os stories publicados na conta. Assim, passa a ter acesso a eles mesmo depois das 24 horas em que fica no ar.

Confira como no passo a passo a seguir:

1. Abra o Instagram como de costume. Toque sobre o ícone de um boneco ou sua foto (dependendo do sistema usado) para acessar o seu perfil;

2. Vá ao ícone formado por três linhas, situado no canto superior direito da tela;

desarquivar posts instagram

3. Em seguida, opte por Arquivar;

4. No topo da tela, toque sobre a seta e selecione o item Arquivo de stories;

5. Então, acesse o ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela;

6. No menu que abrir, vá em Configurações;

desarquivar posts instagram

7. É só ativar a chave relacionada à opção Salvar em Itens arquivados. Quando ativa, ela mudará de cinza para azul.

Como visualizar e republicar Stories arquivados

Apesar de, atualmente, haver a função destaques, os stories do Instagram foram criados para ser efêmeros e ficarem no ar por somente 24 horas. Por isso, não faria sentido haver o recurso de desarquivá-los.

No entanto, o Instagram permite republicar os arquivos nos stories ou compartilhar como publicação. Também é possível salvar no celular ou incluir como destaque.

Para isso, basta abrir o app e seguir o caminho: foto de perfil ou imagem do bonequinho → ícone de três linhas no canto superior da tela → ArquivarArquivo de stories. Toque sobre a publicação para abri-la.

Confira que são exibidas algumas opções. Em Compartilhar, o post é direcionado para ser republicado como Stories. O formato é o mesmo existente para qualquer outro story compartilhado, realizando as edições que quiser.

Arquivar posts instagram

Se for em Destaque, poderá criar um novo com aquela foto ou vídeo. Os destaques são as publicações exibidas no topo do feed e permitem exibir os stories por tempo indeterminado (e não só por um dia).

Em Mais, é aberto um menu com o item Excluir, que deleta o post do arquivo do Instagram, e Salvar foto/vídeo, para guardar na galeria do celular.

Já em Compartilhar como publicação, como o nome sugere, permite postar o conteúdo no feed.

Como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram

O recurso de arquivar e desarquivar as publicações e não permite recuperar as imagens já excluídas na rede social. No entanto, a plataforma permite fazer isso de forma nativa, ao solicitar o download dos seus dados da conta.

Para isso, é necessário abrir o Instagram e seguir o caminho: foto de perfil ou imagem do bonequinho → ícone de três linhas no canto superior da tela → Configurações SegurançaBaixar dados. O app informa que enviou um email para o endereço cadastrado.

A empresa dá o prazo de até 48 horas para coletar e enviar os dados. Nos testes realizados pelo AppGeek, no entanto, levou apenas alguns minutos para a mensagem chegar à nossa caixa de entrada.

Instagram

Recebido o email, abra-o e clique em Baixar dados. O link fica disponível por apenas 4 dias. Você será direcionado para o site do Instagram, por isso, terá que confirmar seus dados de login. Depois de conectar à sua conta, vá em Baixar dados e aguarde finalizar o download do arquivo.

O arquivo estará em formato .zip. Portanto, é necessário ter um programa descompactador de arquivos instalado, como o Winzip, WinRar e o 7-Zip. O conteúdo reúne todas as fotos, vídeos, stories e directs vinculados à sua conta da rede social.

Agora, confira também como buscar efeitos para usar no Instagram Stories. Aprenda ainda como salvar fotos do Instagram pelo celular ou PC!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.