Como configurar um roteador de Wi-Fi pelo celular ou PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao configurar o roteador, o usuário consegue mudar aspectos como senha e nome da rede, o canal que está em uso, entre várias outras opções. O AppGeek explica o passo a passo de como acessar o painel de controle dos roteadores da TP-Link, Intelbras, Multilaser e D-Link. Confira!

1. Conecte-se à rede local

Para configurar o seu roteador, é necessário acessar o seu painel de controle através do navegador de internet. Para isso, precisará conectar o seu computador a rede local (LAN). O procedimento pode ser feito usando um cabo Ethernet ou sem fio.

Com cabo Ethernet

Onde conectar o cabo ethernet para configurar o roteador
Reprodução/ Multilaser

A opção a seguir é indicada a quem não está conseguindo acessar a internet ou fará seu primeiro acesso às configurações.

Primeiramente, desligue o roteador e o modem, caso seu aparelho não seja um modem-roteador. Depois, conecte uma extremidade do cabo à entrada correspondente do seu PC e, a outra, a uma saída LAN do roteador.

Se estiver usando um modelo de roteador que não seja integrado com modem, terá que conectá-los. Também com um cabo Ethernet, ligue os aparelhos através das entradas WAN.

Em seguida, ligue os dispositivos à fonte de energia.

Sem fio

Se você já tiver acesso à rede Wi-Fi e quer apenas alterar algum aspecto da configuração, poderá seguir utilizando a rede sem fio. Também é a opção para quem for usar o celular. Caso os dados de acesso não tenham sido alterados, eles costumam estar disponíveis na parte de baixo do roteador.

2. Acesse o painel de configuração

Acessando o painel de configurações do roteador
Reprodução/ D-Link

Para acessar a central de controle do roteador, abra o navegador de internet de sua preferência, seja no celular ou no PC. Digite o caminho certo na barra de endereços e pressione a tecla Enter. Indicamos a seguir aqueles utilizados pelas principais marcas:

  • TP-Link: http://tplinkwifi.net ou http://192.168.0.1
  • Intelbras: 10.0.0.1
  • Multilaser: http://192.168.1.1
  • D-Link: http://192.168.0.1/ ou http://dlinkrouter.local

Esses domínios, juntamente com 10.0.1.1, são os mais usados pelas fabricantes. Se, por acaso, não funcionarem para você, sugerimos que olhe na parte de baixo do seu roteador, onde é possível que haja essa informação. Ou procure no manual online do seu aparelho, que costuma estar disponível no site da fabricante.

3. Faça o login

Insira senha e login de acesso do painel de controle do roteador
Reprodução/ TP-Link

Você será encaminhado para uma tela de autenticação. A interface varia de um modelo para outro, mesmo que sejam da mesma fabricante. O nome de usuário e a senha não são as mesmas para se conectar ao Wi-Fi, mas específicos para a página de gerenciamento na web.

Por padrão, essas são as combinações de senha e login usadas pelas principais marcas:

Login Senha
TP-Link admin admin
Intelbras admin admin
Multilaser admin admin
D-Link Admin (deixe em branco)

Se não funcionar, procure pela informação na parte de baixo do seu roteador ou no manual. Caso não encontre, pode tentar as seguintes combinações:

Login Senha
admin password
administrator password
administrator (deixe em branco)
user password
user (deixe em branco)

4. Configure o que precisar

Após fazer o login corretamente, você terá acesso ao painel de controle do roteador. Nele, é possível alterar praticamente todas a configurações. Sugerimos, no entanto, que não modifique nenhum recurso do qual não tenha conhecimento ou domínio. Caso contrário, pode acabar na desativação acidental da rede.

A seguir, mostramos como configurar a senha, nome do rede e mudar o canal do roteador.

Senha

Como configurar a senha do roteador

Reprodução/ D-Link

O caminho varia de um modelo para outro, inclusive, aqueles da mesma fabricante. De modo geral, é possível encontrar a opção de mudança de senha no menu lateral ou superior. Costumam estar em itens como Setup, Administration, Maintenance ou algo do gênero.

Depois, deverá inserir a senha antiga, depois a nova. Então, deve confirmar a nova e salvar a escolha.

Nosso guia Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular e pelo PC mostra o procedimento em detalhes em aparelhos da TPLink, D-Link, Intelbras, Vivo e Oi.

Nome da rede

Como mudar o nome da rede Wi-Fi
Reprodução/ Multilaser

Em geral, no mesmo local onde está a opção para mudar a senha do roteador, o usuário encontra onde mudar o nome da rede. Basta alterar o campo ao lado da opção SSID e salvar.

Abaixo, indicamos como fazer em modelos das principais marcas de roteador.

  • TP-Link: Wireless → Wireless settings → Altere o nome no campo SSID ou SSID1 Save;
  • Intelbras: Wireless → Altere o nome no campo SSID Salvar;
  • Multilaser: Configurações Avançadas → aba Configurações Básicas Sem Fio → altere o nome no campo SSID OK ou Aplicar.
  • D-Link: aba Wireless → Fundamentos do Wireless → altere o nome no campo Nome (SSID) → Aplicar

Canal

Como mudar o canal do roteador
Legenda

A mudança de canal pode ajudar a tornar a sua rede mais veloz, caso o canal em uso esteja sofrendo algum tipo de interferência. O recurso também deve ser encontrado dentro das configurações Wireless.

  • TP-Link: Wireless → Wireless settings → Channel → Save;
  • Intelbras: Wireless → Canal → Salvar;
  • Multilaser: Configurações Avançadas → aba Configurações Básicas Sem Fio→ Canal de extensão → OK ou Aplicar;
  • D-Link: aba Wireless → Fundamentos do Wireless → Canal → Aplicar.

Atenção: sugerimos que não mude de canal sem análise prévia, uma vez que pode escolher um que não funcione adequadamente.

Como resetar o roteador e redefinir as configurações de fábrica

Botao reset do roteador
Reprodução/ D-Link

Se, por acaso, quiser remover todas as alterações feitas nas configurações do roteador, é possível zerar tudo facilmente. A maioria dos roteadores conta com um buraco, que conta com um botão dentro, na parte de trás do aparelho.

Quando pressionado por alguns segundos, restaura as configurações de fábrica. Na imagem acima, está indicado como Reset.

Ao fazer isso, terá que usar o nome de usuário e senha informados na parte de baixo do aparelho. Mas, basta acessar novamente o painel de controle para alterá-los da forma como preferir.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.