10 aplicativos de aluguel de casas para encontrar o imóvel ideal


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os aplicativos de aluguel de casas disponibilizam na palma da mão um vasto catálogo de opções de imóveis para hospedagem, seja a longo prazo ou para temporada. É possível filtrar e encontrar a moradia do jeito e valor que quiser.

Está na empreitada de procurar por um novo lar ou quer apenas um local para curtir as férias? Então confira nossa lista com os melhores app de aluguel de casas do mercado.

1. Airbnb

Imagem de divulgação do airbnb

Não é exagero dizer que o Airbnb revolucionou o serviço de hospedagens ao redor do mundo. A plataforma permite que pessoas comuns coloquem suas casas ou quartos à disposição para que outras passem uma temporada ou estadias prolongadas (mínimo de 4 semanas).

São mais de 190 países e milhões de possibilidades. Informe a cidade de destino, a data de check in e de check out e o número de hóspedes. Para encontrar o local do jeito que realmente quer, poderá filtrar por preferências, como piscina, academia, berço, escritório etc.

Antes de decidir se quer mesmo a propriedade, confira as avaliações dos outros hóspedes. O pagamento e a comunicação com o anfitrião são feitos através do serviço.

2. Zap Imóveis

Imagem de divulgação do app de venda e aluguel de casas Zap Imóveis

O Zap se define como o especialista em imóveis. O serviço permite buscar por residenciais e comerciais, seja para comprar ou alugar. O usuário pode refinar as características para encontrar a casa, apartamento ou loja dos seus sonhos.

Informe se deseja um tipo específico de construção, como por exemplo, um estúdio ou uma cobertura. Ou filtro por faixa de preço, número de quartos e banheiros, garagem, metragem, entre outros.

Se preferir, é possível ver no mapa os locais que se encaixam na sua lista de desejo, movendo a localização ao arrastar o dedo pela tela. Há ainda a opção de receber alertas sobre novos imóveis que aparecerem em sua região.

3. VivaReal

Imagens de divulgação do app de compra e aluguel de imóveis VivaReal

O VivaReal se define como o maior portal de imóveis do Brasil, com uma oferta de mais de 5 milhões de opções residenciais e comerciais. Defina se quer comprar ou alugar e, depois, informe o tipo de imóvel (casa, apartamento, sala de atendimento etc.).

Indique a quantidade de cômodos, como banheiro, quartos e vaga na garagem que deseja. Insira também o valor máximo que está disposto a pagar e o bairro ou cidade onde quer viver.

O app listará os locais que se enquadram em suas definições. A visita pode ser facilmente agendada pelo próprio app. Ou, se preferir, envie uma mensagem ao anunciante também através do aplicativo.

4. OLX

Imagem de divulgação do app de anúncios OLX

A OLX é uma plataforma de compra e venda de itens online, que vão de eletrônicos a apartamentos. Depois de baixar o app, vá em Categoria e selecione a opção Imóveis. Em seguida, informe se quer ver moradias à venda, para aluguel, apenas para temporada etc.

Afine o resultado informando a faixa de preço que está disposto a pagar, assim como número mínimo de cômodos. O tamanho desejado para a casa ou apartamento também pode ser definido.

A OLX ressalta que apenas oferece a ferramenta de hospedagem e negócio.Por isso, destaca que “toda transação e comunicação é de exclusiva responsabilidade das partes”.

5. Booking.com

Imagem de divulgação do app de hospedagem Booking,com

Apesar de ser conhecido como um buscador de hotéis, o Booking.com fornece informações sobre diferentes tipos de hospedagem. Inclusive de casas e apartamentos ou quartos de residências para alugar por temporada.

Basta informar local, período da viagem, números de pessoas e quarto desejado. Depois, filtre pelo tipo de propriedade. É possível ainda incluir em seus filtros opção por cancelamento gratuito, faixa de preço de seu orçamento, comodidades, etc.

A busca pode ser exibida em lista ou visualizada no mapa do local. Todo o processo de reserva é feito através do aplicativo ou site do serviço. Já o pagamento pode ser feito localmente, dependendo do anúncio.

6. WebQuarto

Imagens de divulgação do app de aluguel de quartos WebQuarto

O WebQuarto pode ser uma boa solução para quem está com a grana curta ou deseja economizar com o aluguel. O app tem como objetivo unir quem tem quarto disponível a quem precisa de um.

Para evitar incompatibilidade de perfis entre moradores, o serviço solicita que os usuários preencham um perfil de roomate. Depois, é só buscar por um quarto para chamar de seu. A negociação com o proprietário é feita pela ferramenta.

O recurso Mudança Segura merece destaque. A função permite que o primeiro aluguel é pago através do serviço. O anunciante só recebe o valor depois que a mudança é realizada com sucesso. Ainda assim, quem aluga tem até 24 horas para comunicar caso algo não esteja de acordo com o esperado.

7. Temporada Livre

Imagens de divuglação do app de aluguel de imóveis Temporada Livre

Como o próprio nome sugere, o Temporada Livre é um app voltado para quem busca aluguel de imóveis para temporada. De acordo com os criadores, a plataforma reúne milhares de casas e apartamentos em seu catálogo.

Basta tocar ou digitar a cidade de destino, selecionar o bairro ou a praia e, então, definir os filtros de pesquisa. Depois, poderá filtrar os resultados pelo número de quartos, disponibilidade garagem e, curiosamente, pela distância do mar.

O usuário pode negociar com o comerciante dentro do app ou por telefone, disponibilizado em seus dados.

8. PlaceMobi

Imagem de divulgação do app de aluguel de quartos e quitinetes PlaceMobi

O PlaceMobi é um serviço especializado no aluguel de quartos, quitinetes e estúdios. Informe onde quer morar e, pronto, já são listados os resultados. Depois, poderá inserir filtros para aperfeiçoar a busca. Diga o tipo de imóvel, limite de preço, instalações que procura, entre outros requisitos.

É possível conferir as opções disponíveis em lista ou checando no mapa. Se gostar de algum, pode ver imagens não apenas do imóvel como também da rua. O contato com o proprietário pode ser feito por mensagem dentro do próprio app ou diretamente por telefone.

9. Mitula Imóveis

Mitula Imoveis

O Mitula é um buscador que reúne em um só lugar pesquisa por carros, empregos, itens de vestuário e imóveis. O app Mitula Imóveis, no entanto, é específico para quem busca comprar ou alugar uma casa ou apartamento.

Como o serviço funciona em diversos países, é possível procurar por moradia em diversos locais do mundo. Basta informar o local, o que procura e se é para comprar ou alugar. A pesquisa avançada permite filtrar por preço, tamanho e número de quartos e banheiros.

Também é possível inserir palavras-chaves que deseja encontrar no anúncio ideal. O resultado pode ser exibido em lista e no mapa. É possível agendar visita e fazer proposta sem sair do app.

10. Sua nova casa - Trovit Imóveis

Imagem de divulgação do app Sua nova casa - Trovit

O Sua nova casa - Trovit Imóveis é mais uma opção para encontrar um novo local para alugar ou comprar. Com o serviço presente em dezenas de países, é possível estender a busca para diferentes lugares do planeta. Ou simplesmente pesquisar por habitações nos arredores de onde se encontra.

O app redireciona o usuário para diferentes sites, levando-o a uma grande variedade de anúncios. A pesquisa pode ser refinada informando a faixa de preço, quantidade de quartos e banheiros, tamanho etc.

Se preferir, pode salvar os anúncios como favoritos e acessá-los posteriormente. Como o aplicativo redireciona para portais de imóveis, cada um deles funciona de acordo com suas próprias regras e políticas.

Sua nova casa - Trovit Imóveis (grátis): Android | iOS

Cuidados antes de alugar um imóvel online

Os apps e sites de anúncio de imóveis, sem dúvida, facilitam a busca por um novo lar. No entanto, como em todo negócio online, há riscos de cair em golpes ou em furadas. Portanto, é importante ficar atento a alguns aspectos antes de fechar com um proprietário.

Reunimos a seguir algumas dicas obtidas nos próprios serviços de aluguel. Confira:

1. De olho nas avaliações

No caso de anúncios de aluguel para temporada, é improvável que possa visitar o local. Portanto, antes de fechar negócio, confira com atenção as avaliações de antigos hóspedes e cheque os itens oferecidos pelo proprietário.

2. Visite o local

Chaves penduradas em uma porta branca com maçaneta e detalhes em azul

Em aluguéis a longo prazo, a recomendação é que nunca deposite qualquer quantia sem visitar o local. Desconfie se o proprietário afirmar que está viajando ou morando em outro local e não poderá mostrar o local, mas, ainda assim, pedir que deposite uma quantia para garantir o imóvel.

Esse é um golpe comum na praça e, em geral, os valores do aluguel costumam ser bem abaixo daqueles que encontra no mercado.

3. Quando a esmola é demais…

Desconfie se o preço pedido for muito abaixo do que seria condizente para determinado imóvel. É claro que você pode dar sorte de encontrar uma boa oferta, mas, muitas vezes, isso pode indicar golpe.

Normalmente, essa ação é acompanhada pela solicitação de envio de quantias antes de mesmo de conhecer a casa, quarto ou apartamento. E, como indicamos acima, isso não é recomendado.

4. Peça documentos do imóvel e do proprietário

A dica é ideal para fazer uma checagem e ter certeza de que as informações são verdadeiras.

5. Contrato

Pessoa assina papel em uma mesa de madeira

Peça ou faça um contrato para formalizar a locação. Assim, garantirá a sua segurança e também a do proprietário, evitando despejos ou solicitações de pagamentos indevidos.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.