Veja como saber se um email do Gmail foi lido pelo destinatário


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível saber se o seu email enviado pelo Gmail foi lido pelo destinatário de duas maneiras.

Uma delas é através do download de extensões que avisam se a mensagem chegou à caixa de entrada e quando foi aberta pela pessoa. A outra é pelo envio de uma solicitação de leitura, recurso nativo apenas para contas de empresa ou escola do serviço.

As extensões podem ser obtidas através das lojas oficiais de aplicativos dos navegadores. A seguir, listamos os principais apps do gênero disponíveis na Chrome Web Store.

Confira a seguir como saber se seu email foi lido ao ativar a confirmação de leitura do Gmail e ao baixar uma das extensões acima.

Como saber se o email do Gmail foi lido

Para o tutorial abaixo, optamos por usar o app Email Tracking for Gmail - Mailtrack. O programa, inclusive, aparece em nossa lista das melhores extensões para o Chrome de 2019.

1. Faça o download do Email Tracking for Gmail - Mailtrack na Chrome Web Store. Para isso, clique no botão Usar no Chrome;

Saber se email foi lido

2. Na janela que abrir, opte por Adicionar extensão;

3. Após alguns segundos, o ícone do app será exibido no canto superior direito do navegador. Ao mesmo tempo, uma nova aba será aberta;

4. Nessa nova aba, será necessário integrar o programa a sua conta do Gmail. Para isso, vá em Connect with Google;

Saber se email foi lido

5. Faça o login para acessar seu email;

6. Em seguida, clique em Permitir para O app Mailtrack quer acessar sua Conta do Google;

7. Ao ver a mensagem Installation Complete!, clique no botão Go to Gmail;

8. Imediatamente, você será direcionado para a página da sua conta no serviço. Repare se um ícone do app aparecerá dentro da interface do email. Caso não apareça, feche o navegador e abra novamente;

9. Agora, crie e envie seu email como faz habitualmente;

10. Na pasta de enviados, ao lado do nome do destinatário, estarão disponíveis dois ícones de check (✓). Quando a mensagem é recebida, um deles fica verde. Depois que é lida, os dois sinais ficam verdes.

Saber se email foi lido

Como saber se o email do Gmail foi lido ao ativar a confirmação de leitura

Para realizar o passo a passo abaixo, é necessário estar conectado à sua conta do Gmail corporativo ou escolar.

1. Acesse sua conta no Gmail;

2. Clique em Escrever para criar uma nova mensagem de email;

3. Ao finalizar o conteúdo, insira o título e os destinatários como o habitual. Em seguida,clique no ícone de três pontinhos, situado no canto inferior direito da janela para acessar Mais opções;

Saber se email foi lido

4. Então, vá em Solicitar confirmação de leitura;

5. Depois, é só enviar a mensagem como faz normalmente.

De acordo com o Google, a confirmação de leitura será enviada assim que a pessoa abrir o email. A não ser que ela precise aprovar a confirmação para que você receba a notificação.

Recursos pouco conhecidos do Gmail

O Gmail pode não oferecer a opção de confirmação de leitura de forma nativa, como há em mensageiros como WhatsApp e Facebook Messenger. Mas o serviço de email conta com uma série de recursos pouco conhecidos que também prometem facilitar a vida dos usuários. Confira!

Cancelamento de envio

É possível cancelar um email após alguns segundos ter sido enviado. Verifique se a função está ativada ao clicar sobre o ícone de uma engrenagem (⚙️), situado na canto superior direito da caixa de mensagens. Depois, vá em Configurações.

Na aba Geral, procure pela opção Cancelar envio e defina o período para o cancelamento entre 5 e 30 segundos. Verifique que, após enviar um email, serão exibidas, no canto inferior esquerdo, as opções Desfazer e Exibir Mensagem.

Saber se e-mail foi lido

Vá em Desfazer e o email não chegará à caixa de mensagens do destinatário. Mas, não se esqueça, tudo isso deve ser feito dentro do curto período de tempo preestabelecido nas suas configurações.

Escrita Inteligente

Outro recurso que existe no Gmail é o autopreenchimento das mensagens, chamado de Escrita Inteligente. O sistema aprende de acordo com a maneira como o usuário costuma escrever e passa a recomendar conclusões para frases.

Caso queira usar a sugestão, aperte a tecla tab do teclado. Se não quiser, continue digitando normalmente.

A função pode ser considerada inconveniente para alguns, portanto, para desativá-la basta acessar o ícone de engrenagem (⚙️) e, depois, clicar em Configurações. Na aba Geral, opte por Desativar personalização no item Personalização da Escrita Inteligente.

Programar envio de email

Precisa mandar um relatório ou trabalho somente no dia seguinte, mas tem medo de esquecer? O Gmail permite agendar esse envio de forma nativa. O recurso localiza-se na seta ao lado do botão enviar, na janela de mensagem.

Clique em Programar envio e, então, em Escolher data e hora. Defina o momento ideal e conclua o processo em Programar envio.

Saber se e-mail foi lido

Modo confidencial

Precisa enviar um email com um conteúdo sigiloso e gostaria que ele se autodestruísse depois de algum tempo? Pois o Gmail permite fazer isso. No menu inferior da janela de mensagem, há o ícone de um relógio.

Clique sobre ele e, então, selecione o período para que o email expire, entre 1 dia e 5 anos. De acordo com o Google, nesse modo, as opções de “encaminhar, copiar, imprimir e fazer download do conteúdo” são desativadas para todos os destinatários.

Se a outra pessoa não utilizar o Gmail, precisará utilizar uma senha para abri-lo. O código é enviado por email ou SMS.

Se usar vários serviços com sua conta, vai gostar de saber como acessar tudo o que o Google sabe sobre você. Confira também como a ativar o modo escuro no Google Chrome para relaxar a vista.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.